Cotidiano

Servidores do governo do Amapá estão sem reajuste desde 2015





Os quase 30 mil servidores do governo do estado do Amapá estão há 7 datas base – desde 2015 – sem reajuste nos vencimentos. O alerta é do deputado federal Camilo Capiberibe (PSB), em discurso na tribuna da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira.

Capiberibe lembra que a data base dos servidores estaduais é em abril. Neste mês também completou 5 anos de parcelamento no salário dos servidores do governo do estado.

A perda acumulada nos vencimentos dos servidores estaduais do Amapá é de 46,7%, usando para o cálculo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – com o índice anual somado no mês de fevereiro (último disponível).

Durante o governo Capiberibe, os servidores tiveram reposição em todas as datas base, somando reajuste linear de 29,8% entre 2011 e 2014. Pelo mesmo índice, a inflação no período foi de 24%.

“No momento de extrema dificuldade, o poder de compra do funcionalismo público importante para gerar a economia, vai para o 7º ano sem reajuste, agravando o desemprego, paralisando a iniciativa privada e diminuindo a arrecadação do poder público”, analisa Capiberibe.

“O governador Waldez envergonha a memória de Leonel Brizola, que jamais toleraria que os servidores estejam com os salários congelados há 7 anos”, afirma Camilo.

Brasília, 06/04/2021

Fonte: Sizan Luis Esberci - Gabinete do deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP)