Cotidiano

Vigilância Sanitária municipal compõe as frentes de fiscalização e enfrentamento à Covid-19 em Macapá





A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) por meio da Vigilância Sanitária do Município, em parceria com Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e a Policia Militar (PM) realizam diariamente ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19 nas noites macapaenses.

As ações tem o objetivo de fiscalizar e orientar os proprietários de estabelecimentos que estiverem funcionando irregularmente durante o período de lockdown da capital, garantindo o cumprimento dos decretos estadual e municipal, que determina medidas restritivas e lei seca.

A Vigilância Sanitária do Município dispõe de uma equipe diária de 10 fiscais, para a realização das ações na capital. Em casos de irregularidades, a população pode denunciar através do número 98902-8906.

Durante as atividades noturnas, as equipes municipais orientam estabelecimentos abertos quanto ao cumprimento dos decretos e ao fechamento imediato do empreendimento.

No sábado (3), quatro estabelecimentos foram autuados pelo descumprimento das medidas, dois na zona sul e dois na zona norte.

A diretora da Vigilância Sanitária municipal, Sarah Mendonça Lamarão, explica que a meta principal é orientar as pessoas sobre medidas sanitárias e de prevenção à Covid-19. Nos casos de reincidência, os estabelecimentos são autuados.

“Na fiscalização noturna estamos atentos a tudo, principalmente para o cumprimento da lei seca.

“É importante que todos tenham consciência que estamos passando por dias difíceis, os casos de Covid-19 aumentam em Macapá. Precisamos do apoio de toda população, denunciem para que possamos realizar um trabalho de excelência”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Macapá - Cristiane Mareco - Secretaria Municipal de Saúde