Cotidiano

Semas promove oficina de ovos de Páscoa para adolescentes acolhidos pela Casa Abrigo Marluza Araújo





A Casa Abrigo Marluza Araújo (Cama), realizou uma oficina de produção de ovos de Páscoa e bombons de chocolate. A atividade foi direcionada aos adolescentes acolhidos pelo abrigo e foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), com o apoio de membros titulares do Juizado da Infância e Juventude, Promotoria de Justiça da Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude e Defensoria Pública do Estado do Amapá.

Durante a oficina, os adolescentes receberam instruções de como preparar e manusear os chocolates e, também, sobre a confecção de bombons e montagem de ovos de Páscoa. De acordo com a coordenadora do Cama, Rita de Carvalho, essa capacitação foi um momento aprendizado e integração dos jovens.

“Além de proporcionar a eles um momento lúdico e mais acolhedor, o nosso objetivo foi ensinar uma atividade geradora de renda. Queremos trabalhar sempre a autonomia e a profissionalização desses adolescentes, uma vez que estamos com um grupo de jovens com grandes possibilidades de destituição do poder familiar”, explicou a coordenadora.

A menor de iniciais R. P. A., de 15 anos, é natural de Altamira-PA e, junto com o filho recém-nascido, é acolhida pela Casa Abrigo há três meses. A adolescente conta que a iniciativa foi importante para os participantes aprenderem uma nova tarefa. “Eu gostei muito de participar da oficina, pois eu aprendi a fazer os ovos de Páscoa e isso eu posso levar para o meu futuro, para vender e, com isso, ter uma renda. O trabalho dos educadores com a gente também é maravilhoso. Eles ensinam com muito carinho”, disse.

A confeiteira Claudiane Calado, que ministrou a oficina com a ajuda dos educadores sociais do Cama, destaca que os adolescentes precisam de mais atividades recreativas e úteis. Ela não escondeu a satisfação em ensiná-los. “É muito gratificante e eu me senti muito bem em ver eles sorrindo e se divertindo na oficina. Sei que momentos como esse são importantes, pois na situação em que se encontram, nada mais justo do que promover essas atividades e fazer com que eles se distraiam um pouco”, contou Claudiane.

A Casa Abrigo

A Casa Abrigo Marluza Araújo fica localizada no distrito do Coração, na zona oeste de Macapá. O equipamento recebe adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, em vulnerabilidade social, negligência familiar ou que estão sob proteção judicial por terem seus direitos violados. Atualmente, 14 adolescentes e um bebê recém-nascido estão sob os cuidados da equipe de educadores sociais.

Fonte: Prefeitura de Macapá - Vithória Barreto - Secretaria Municipal de Assistência Social