Cotidiano

Meteorologia prevê abril com média de 380 milímetros de chuvas intensas na região central do AP





Boletim indica que municípios de Pedra Branca, Serra do Navio, Porto Grande e Ferreira Gomes serão os mais afetados com as precipitações.

Céu nublado em Macapá — Foto: Abinoan Santiago/Arquivo G1

Céu nublado em Macapá — Foto: Abinoan Santiago/Arquivo G1 

O mês de abril deve ser de chuvas intensas no Amapá. É o que indica a previsão meteorológica do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) que estima uma média 380 milímetros de precipitações no período. 

De acordo com o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (Nhmet) do órgão, as chuvas serão acima da média nos municípios de Pedra Branca, Serra do Navio, Porto Grande e Ferreira Gomes, podendo se estender para Região Metropolitana de Macapá

Jefferson Vilhena, meteorologista coordenador do NHMET — Foto: Carlos Alberto Jr/Arquivo G1

Jefferson Vilhena, meteorologista coordenador do NHMET — Foto: Carlos Alberto Jr/Arquivo G1 

Jefferson Vilhena, meteorologista do Nhmet do Iepa, analisou que durante o mês deve chover diariamente entre 20 e 60 milímetros no Amapá. Nas áreas com chuvas acima da média, o acumulado pode chegar a até 430 milímetros. 

"Para abril, nós estamos prevendo que os acumulados de chuva devem variar entre 20 e 60 milímetros diários, somando cerca de 380 milímetros de chuva, principalmente sobre as áreas central e sul do estado. A gente já está estimando cerca de 430 milímetros para essas áreas que podem registrar chuvas acima da média", detalhou. 

Alagamento em Macapá  — Foto: Joy Silva/Rede Amazônica

Alagamento em Macapá — Foto: Joy Silva/Rede Amazônica 

Há também previsão de temporais sobre as cabeceiras dos rios Calçoene, Cassiporé, Oiapoque, Araguari, Amapari e Jari. 

Em março, foram registrados alagamentos na capital. Mesmo assim, ainda segundo Vilhena, as chuvas ficaram dentro da média nas áreas Norte, Central e Sul do estado, com variações de quase 29% acima da média normal. 

"O que seria isso? Existe uma previsão média de chuvas que estava variando entre 430 e 530 milímetros e as chuvas ficaram dentro dessa média. As mínimas foram observadas nas cabeceiras da Bacia do Rio Jari, no extremo oeste do Estado", explicou. 

Fonte: G1 Amapá - Victor Vidigal