Cotidiano

O que se sabe sobre o incidente de segurança que pôs Congresso dos EUA em lockdown





Dois policiais da guarda do Congresso Americano ficaram feridos depois que um veículo os atropelou e bateu em uma das barreiras que isolam o prédio do Capitólio desde 7 de janeiro, um dia após a invasão por apoiadores do então presidente Trump ao prédio, na capital dos Estados Unidos.

O motorista do veículo também se feriu e está sob custódia policial. Os três envolvidos no incidente, que aconteceu por volta das 13h desta sexta-feira (02/4), no horário local, foram levados ao hospital. Ainda não há informações sobre o estado de saúde deles ou suas identidades.

O FBI foi acionado para a investigação. O Congresso americano está sob lockdown nesse momento por motivo de segurança, dado o risco de "ameaça externa".

Nos últimos 3 meses, o Capitólio tem sido vigiado e mantido sob proteção de grades e bloqueio em relação ao público. A Guarda Nacional auxilia no policiamento. O FBI alertou para risco do que qualificou como "terrorismo doméstico" contra o Congresso nas últimas semanas. Não se sabe até o momento, no entanto, se o incidente desta sexta-feira tem algo a ver com esse recente histórico de ameaças.

"A Guarda Nacional de DC implantou uma Força de Reação Rápida composta por soldados da Guarda Nacional e aviadores para o complexo do Capitólio esta tarde para apoiar a Polícia do Capitólio dos EUA", afirmou um porta-voz da Guarda Nacional. 

Há nesse momento aproximadamente 2.300 soldados da força em Washington DC.

 

Fonte: BBC News Brasil