Cotidiano

Amapá recebe 10,7 mil doses de vacinas contra a Covid-19; 75% do lote será para Macapá





Carga desembarcou no estado na tarde deste sábado (27). Novas doses darão continuidade à vacinação na capital, segundo prefeitura.

Um novo lote de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Amapá neste sábado (27). Desta vez, o carregamento foi de 10,7 mil doses, divididas em 6,2 mil da CoronaVac produzida pelo Instituto Butantan/Sinovac e 4,5 mil da Universidade de Oxford/AstraZeneca. 

Enviada pelo Ministério da Saúde, a carga desembarcou no aeroporto de Macapá por volta de 14h. Pelas redes sociais, o governador do Estado, Waldez Góes (PDT), informou que das doses recebidas 8.030 serão entregues à capital - cerca de 75% do lote. 

Na quinta-feira (27), Macapá interrompeu pela 3ª vez a vacinação de idososdevido a falta de doses para imunização do público entre 60 e 65 anos. Segundo a prefeitura, o lote recebido neste sábado servirá para a continuidade da campanha. 

"A nova vacinação vai chegar dia 27, no sábado a gente vai fazer uma reorganização, um outro cronograma a partir de 65 anos para a gente tentar atingir toda a população alvo", informou a subsecretária de Vigilância em Saúde de Macapá, Nayma Picanço. 

O último envio havia ocorrido no sábado (20), quando o Estado recebeu 15 mil vacinas destinadas a quilombolas e ribeirinhos. Com o novo carregamento, o Amapá atinge as 102,3 mil doses recebidas desde 18 de janeiro. 

Nesta 1ª fase da vacinação, os planos estadual e nacional priorizaram os profissionais de saúde da linha de frente, população indígena e idosos que vivem em abrigos. Além disso, também podem ser imunizados os idosos que têm 75 anos ou mais, dependendo do município. 

As informações do governo, atualizadas na sexta-feira (26), detalham que 62.116 vacinas foram aplicadas, imunizando 5,34% da população amapaense com a 1ª dose, e 1,85% com a 2ª dose.

 

Fonte: G1 Amapá