Cotidiano

Governo do Amapá treina técnicos dos municípios para realizarem teste rápido antígeno





O Governo do Amapá, através  do Laboratório Central (LACEN), iniciou na quinta, 11, a capacitação de técnicos dos 16 municípios do Estado para começarem o trabalho com o teste rápido antígeno. 20 mil testes foram doados pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Os técnicos dos municípios são capacitados no próprio Lacen, onde recebem orientações sobre sobre o manuseio, formas de armazenamento, informações sobre a eficácia dos testes e outras noções presentes na nota técnica emitida pela Superintendêcia de Vigilância em Saúsde (SVS), seguindo o que preconiza a OPAS. 

“Esses testes vão nos ajudar a alcançarmos um diagnóstico melhor em pacientes com sintomas de covid-19. Vai nos dizer em pouco tempo, por ele ser antígeno, se o paciente tem o vírus ou não”, comentou o técnico Fagner Lacerda, Secretaria Municipal de Saúde de Santana. 

A capacitação é conduzida pelo gerente do Núcleo de Gestão de Rede de Laboratórios do Lacen/SVS, Giovani Mariano. O treinamento iniciou pelos municípios de Laranjal do Jarí e Vitória do Jarí, devido a dificuldade de acesso a essa região no período chuvoso. Nesta sexta feira, 12, foram capacitados técnicos dos municípios de Santana, Pedra Branca do Amapari e Macapá. O cronograma de capacitação segue até o dia 18 de março. Os próximos municípios serão: Mazagão, Porto Grande e Ferreira Gomes, no dia 15. Cutias, Itaubal e Pracuúba, dia 16. Amapá, Calçoene, Tartarugalzinho e Oiapoque, dia 17. E encerrando no dia 18 com o município de Serra do Navio. 

“A entrega dos teste só ocorre mediante um treinamento prévio, onde o técnico responsável pela execução passa pela parte teórica da nota técnica apredendo como utilizar. Logo depois passa para a prática de aplicação do teste. Esses testes quando bem aplicados dão resultado em minutos e, como o RT-PCR (biologia molecular), revelam infecção ativa pelo coronavírus”, informou Giovani.

Teste Rápido Antígeno. 

Este teste será também usado em barreiras sanitárias em locais estratégicos, como portos e aeroportos.

O teste tem em média 97% de eficiência e o resultado sai em torno de 30 minutos. O Governo do Estado comprará uma nova remessa, com 50 mil testes. O objetivo é acelerar a detecção de novos casos, realizando busca ativa e, consequentemente, trazer mais efetividade no combate à doença durante a pandemia.

 

Fonte: Portal Governo do Amapá