Cotidiano

Novo gestor da Seafro defende o fortalecimento das políticas de igualdade racial no Amapá





O servidor público Joel Borges assumiu a pasta, que antes tinha como titular o advogado Aluizo de Carvalho.

A Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro) tem novo gestor. Com a proposta de fortalecer as políticas de igualdade racial no Amapá, o funcionário público Joel Nascimento Borges assume a pasta, que antes tinha como titular o advogado Aluizo de Carvalho.

O novo secretário, nomeado ainda na segunda-feira, 1º pelo governador Waldez Góes, se apresentou na manhã desta terça-feira, 2. O agora ex-secretário Aluizo de Carvalho também fez uma rápida prestação de contas dos três anos em que este no comando da instituição.

“Deixamos um legado junto às comunidades e aos movimentos. Com certeza, isso será mantido e fortalecido”, discursou Aluizo.

Joel Borges assume o cargo defendendo o fortalecimento das políticas de igualdade racial no Amapá. O novo secretário reiterou a responsabilidade de reforçar o diálogo constante com a população afrodescendente do Estado.

“Sempre devemos reforçar as conquistas, mas voltar os nossos olhares para horizontes maiores. E esse pensar grande será a tônica da missão que agora abraçamos”, diz Joel Borges.

Novo secretário

Joel Nascimento Borges, 52, é funcionário público estadual. É analista de infraestrutura da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) e na secretaria de Educação (Seed) é professor de Física.

É arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), licenciado em Física pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), além de especialista em gestão pública pela faculdade Estácio Seama.

No Governo do Estado, já ocupou diversos cargos, a exemplo de diretor-presidente da extinta Fundação Estadual de Cultura (Fundecap), hoje transformada em secretaria de Estado, além de coordenador de obras da Seinf. Também já foi chefe de gabinete adjunto do Governo, coordenador de Gerências do programa “Governo e Você” e secretário ajunto de Governadoria.

Fonte: Portal Governo do Amapá - Gabriel Penha - Foto: Loyanna Santana/Seafro