Esporte

Série D: CBF faz alterações em jogos de Macapá-AP





(Foto: divulgação) 

Jogos da primeira, segunda e terceira rodada foram adiados. Clube amapaense teve dois jogos com datas alteradas.

 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou, durante a última semana, quatro mudanças na tabela do Campeonato Brasileiro Série D. O adiantamento de jogos da primeira, segunda e terceira rodada da primeira fase do campeonato afetou diretamente o Macapá-AP, uma das equipes representantes do Amapá.

De acordo com a CBF, as mudanças foram feitas a pedido dos clubes mandantes. Na nova tabela, o time amapaense, que enfrentaria o Rio Branco-RR neste domingo (22), teve o jogo transferido para segunda-feira (23). A partida acontecerá às 20h no Estádio Zerão, em Macapá.

Outra partida que também sofreu mudanças é o confronto entre Manaus-AM e Macapá-AP. O jogo que estava marcado para acontecer no próximo dia 28, foi alterado para o dia seguinte, 29. A partida acontecerá na Arena da Amazônia, em Manaus, a partir das 17h.

Pela terceira rodada da competição, Macapá-AP e Baré-RR se enfrentariam no dia 6 de maio, no entanto, a partida foi transferida para o dia 7 do mesmo mês. A disputa será no Estádio Zerão, a partir das 20h.

Por fim, a última alteração acontece na quinta rodada do campeonato, onde Macapá-AP e Manaus-AM disputariam no dia 20 de maio. O jogo será realizado no dia seguinte, 21, a partir das 20h. O local da disputa não foi informado pela CBF.

Campeonato Série D

Ao todo, 68 equipes participam da competição neste ano. As vagas foram distribuídas para quatro rebaixados da Série C, no ano anterior; o estado primeiro colocado no Ranking Nacional das Federação teve direito a quatro vagas; do 2º ao 9º no ranking tiveram direito a três vagas e os demais 18 estados no ranking tiveram direito a dois representantes cada.

Esses indicadores se deram através do desempenho dos times em Campeonatos Estaduais e outros torneios. As equipes que disputam a série D, geralmente, são definidas pelo seu posicionamento na tabela de classificação de seus respectivos campeonatos.

Nesta primeira fase, os clubes são divididos em 17 grupos com quatro times cada, organizados regionalmente. Os times jogam contra os outros do grupo, em um total de seis partidas. Os primeiros colocados estão classificados para a segunda fase.

A partir daí, se aplica o sistema mata-mata, com o clube de melhor campanha sempre realizando a partida decisiva em seus domínios. Os quatro semifinalistas conquistarão o direito de disputar a Série C, do ano seguinte.

 Redação