Política

IBOPE: Josiel lidera disputa em Macapá; segundo colocado está indefinido





Último levantamento realizado pelo IBOPE Inteligência antes do primeiro turno das eleições, mostra que Josiel (DEM) varia positivamente de 22% para 25% das intenções de voto e lidera a disputa. A segunda colocação segue indefinida, já que os candidatos aparecem empatados, seja numericamente ou considerando a margem de erro da pesquisa que é de 4 pontos percentuais (p.p) para mais ou para menos. Dr Furlan (CIDADANIA) obtém 12%, antes tinha 15%; Patrícia Ferraz (PODE) oscila de 15% para 12%; Capi (PSB), por sua vez, passa de 11% para 12% das menções; Cirilo Fernandes (PRTB) vai de 6% para 9%; Guaracy, do PSL, tinha 6% e nesta rodada apresenta 8% e Paulo Lemos, do PSOL antes tinha 4% e agora 6% das citações. Gianfranco (PSTU), Haroldo Iram (PTC) e Professor Marcos (PT) registram até 2% das menções nesta rodada. Aqueles que declaram votar em branco ou anular o voto totalizam 8% (eram 12%) e os que não sabem ou optam por não responder continuam os mesmos 3% como na rodada anterior. Neste momento, 32% dos eleitores declaram que o voto ainda poderá mudar até o dia da eleição. A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica e realizada entre os dias 01 e 03 de dezembro.

NOTA: A pesquisa foi realizada por entrevistadores por meio de abordagem telefônica e os resultados devem ser interpretados com alguma cautela, uma vez que uma pequena parcela do eleitorado não está acessível por telefone. Segundo a PNADC2018, apenas 3% dos domicílios de Macapá não têm telefone fixo e nenhum dos seus moradores possui telefone celular. As pesquisas telefônicas são válidas e seguem critérios amostrais, tal qual a pesquisa face a face, incluindo tanto o controle de variáveis de perfil do eleitor (sexo, faixas de idade e de escolaridade), como a dispersão geográfica no município. Seguindo as boas práticas de divulgação de pesquisa e para dar transparência ao processo, cabe-nos informar a ressalva técnica.

*O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas.

Os resultados completos desta pesquisa estarão disponíveis após a autorização do contratante.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ADMINISTRATIVOS EM MACAPÁ

Margem de erro

A margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema

Administração pública

Eleições

Opinião pública

Contratante

RADIO TV DO AMAZONAS LTDA / REDE AMAZONICA RADIO E TELEVISAO.

Período

01/12/2020 a 03/12/2020

Local

Brasil - Macapá - AP

Amostra

Foram entrevistados 602 votantes.

Registro TRE/TSE

Registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá sob o protocolo Nº AP-01464/2020

 
Fonte: IBOPE