Cotidiano

Moradores de conjuntos populares de Macapá ficam sem água e energia. O apagão acontece no Amapá desde a noite de terça-feira (3)





Sem eletricidade moradores não têm como acionar bomba de captação que enche reservatório dos residenciais.

 

Além da não distribuição de energia elétrica, o apagão que acontece no Amapá desde a noite de terça-feira (3) também provocou a falta de água nos conjuntos habitacionais de Macapá nesta quarta-feira (4). Sem eletricidade, a comunidade não tem como acionar a bomba que abastece os apartamentos.

No residencial São José, no bairro Buritizal, na Zona Sul, moradores precisaram buscar o líquido no reservatório de água do local. Mas o que foi obtido é apenas para serviços básicos, como a lavagem da louça e cozimento de alimentos, devido a não segurança ao consumo.

 

Os microempreendedores do local também foram prejudicados. Foi o caso da Rafaela Oliveira que trabalha com a venda de açaí no residencial. Ela passou a manhã carregando baldes com água para utilização nos afazeres domésticos.

"Fica difícil para gente trabalhar. As louças todas sujas, como eu vou trabalhar se não tenho água e nem luz? É muito triste, eu moro no 3º andar e tenho que ficar carregando água. Meus filhos tiveram que ir para casa da avó porque não tem como tomar banho, fazer comida", relatou.

 

A idosa Iolanda Cordeiro preferiu levar as louças para próximo do reservatório e fazer a lavagem na própria calçada. Ela se preocupa ao pensar sobre quando a água armazenada acabar.

"Trabalho dobrado hoje. Nem água vai ter mais, porque daqui a pouco vai acabar aqui também. Sem energia não tem como ligar as bombas, tá seca a caixa d'água. Nada de água, nem pra beber", disse.

O apagão aconteceu logo após um incêndio que atingiu a subestação na Zona Norte da capital. De acordo com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), não há previsão para o restabelecimento do serviço

 

Ainda segundo a CEA, a subestação fornece energia a outros municípios do estado e 14 das 16 cidades do estado estão sem o serviço. Apenas Oiapoque, no extremo Norte, e Laranjal do Jari, no extremo Sul, têm eletricidade.

"Um problema na linha de transmissão do Sistema Interligado Nacional causou a interrupção do fornecimento de energia no Estado. A ONS [Operador Nacional do Sistema] está investigando as causas do problema. O serviço foi restabelecido em algumas regiões nesta manhã, mas ainda não há previsão de normalização", disse a companhia em nota, às 9h48.

Por volta de 14h30, a ONS se manifestou sobre o caso, também em nota, confirmando o incidente, que causou desligamento automático de das linhas de transmissão Laranjal/Macapá C1 e C2 e das usinas hidrelétricas Coaracy Nunes e Ferreira Gomes.

 

"Hoje, às 06h09, foi iniciada a recomposição parcial das cargas da usina hidrelétrica Coaracy Nunes. O ONS está coordenando os agentes envolvidos e acompanhando a situação para que haja o mais rápido restabelecimento possível do fornecimento de energia na região", informou, sem dar prazo.

 

Fonte: G1