Esporte

GP dos EUA: Leclerc vence com ultrapassagem tripla na largada





Ferrari ainda conquistou segunda dobradinha de 2024 com o segundo lugar de Sainz. Verstappen completou pódio após briga ferrenha com Norris pelo terceiro lugar

Nem Lando Norris, nem Max Verstappen. Os protagonistas da F1 2024 viram Charles Leclerc passá-los para vencer pela primeira vez o GP dos Estados Unidos, neste domingo, indo de quarto a primeiro lugar ainda na largada da prova. Na manobra, o monegasco superou três carros de uma vez só, incluindo seu colega da Ferrari e segundo colocado, Carlos Sainz. Verstappen completa o pódio.  

Leclerc aproveitou o espaço deixado pela briga de Verstappen com o pole Norris. Dali, gerenciou a vantagem enquanto Sainz fez um undercut sobre o tricampeão BR para tomar a vice-liderança dele. Essa foi a terceira conquista do monegasco em 2024 - ele também venceu em Mônaco e na Itália. Para a Ferrari, valeu a segunda dobradinha do ano, desde o triunfo de Sainz na Austrália, e a 87ª na F1. 

Max ficou à mercê de seu rival pelo título de 2024, Lando: os dois se encontraram nas dez voltas finais com direito a muitas tentativas frustradas do piloto da McLaren. O britânico conseguiu passá-lo na volta 52 de 56 mas com ambos saindo da pista, gerando expectativas sob potenciais punições para Norris - no fim, confirmada, trazendo o holandês de volta ao terceiro lugar. 

Apesar do resultado, Verstappen segue liderando o campeonato de pilotos, agora com 57 pontos sobre Norris. A McLaren detém a liderança do Mundial de construtores, deixando Austin com 22 pontos a mais contra 21 da RBR. 

A Mercedes quase saiu no prejuízo neste domingo. Com seus dois pilotos no fundo do grid, já que Lewis Hamilton largou em 17º e George Russell, do pit lane (por trocar peças do carro após a classificação), o time perdeu o veterano ainda nas voltas iniciais por uma rodada que o tirou da pista. Depois, Russell foi punido por tirar Valtteri Bottas da pista, mas terminou na zona de pontuação. 

Destaque para a reestreia de Liam Lawson na F1. Em seu primeiro GP de 2024, substituindo Daniel Ricciardo após a RB demitir o australiano, ele largou em 19º, conseguiu chegar ao top 10 e recuperar-se após a troca de pneus no 38º giro da corrida. O neozelandês terminou a prova em nono. 

  1. Charles Leclerc (Ferrari)
  2. Carlos Sainz (Ferrari)
  3. Max Verstappen (RBR)
  4. Lando Norris (McLaren)
  5. Oscar Piastri (McLaren)
  6. George Russell (Mercedes) 
  7. Sergio Pérez (RBR)
  8. Nico Hulkenberg (Haas)
  9. Liam Lawson (RB)
  10. Franco Colapinto (Williams)
  11. Kevin Magnussen (Haas)
  12. Pierre Gasly (Alpine)
  13. Fernando Alonso (Aston Martin)
  14. Yuki Tsunoda (RB)
  15. Lance Stroll (Aston Martin)
  16. Alexander Albon (Williams)
  17. Valtteri Bottas (Sauber)
  18. Esteban Ocon (Alpine)
  19. Guanyu Zhou (Sauber)
    Lewis Hamilton - ABANDONOU.

A F1 retorna já no próximo fim de semana em 27 de outubro, com o GP da Cidade do México, válido como a 20ª etapa da temporada. 

 

Fonte: ge