Esporte

O hexa veio! Brasil vence Argentina e leva o título da Copa do Mundo de Futsal





Com atuação épica do goleiro Willian e gols de Ferrão e Rafa Santos, seleção brasileira triunfa por 2 a 1 e volta ao topo do mundo depois de 12 anos

Ganhar é bom. Ganhar da Argentina é melhor. Ganhar da Argentina em uma final de Copa foi a experiência que o torcedor brasileiro pôde viver neste domingo (5). Depois de 12 anos, a seleção verde e amarela voltou ao topo do mundo no futsal. O hexacampeonato veio com vitória sobre os grandes rivais por 2 a 1. Ferrão e Rafa Santos balançaram as redes argentinas, o goleiro Willian teve uma atuação épica, e a festa do Brasil tomou conta da Humo Arena, em Tashkent, no Uzbequistão. 

Um dos pontos fortes do Brasil, a defesa só foi vazada seis vezes na Copa do Mundo e voltou a brilhar na grande decisão. A marcação suportou a pressão argentina, que começou ainda no primeiro tempo. Quando a bola passou, Willian fez questão de mostrar o poder dos goleiros brasileiros, com defesas fantásticas e uma atuação que fica marcada na história do futsal. 

– Somos campeões do mundo. É o que todo mundo sempre sonhou aqui. Só tenho a agradecer a esse grupo maravilhoso. Merecíamos muito. Passamos por momentos difíceis na seleção, e faltava estrutura para nós. Hoje temos, e o resultado está aí. Mostramos que somos muito bons – comemorou Willian, eleito o melhor jogador da final. 

No ataque, ainda que tenha finalizado menos (61 a 34) e acertado menos o gol (26 a 11), o Brasil foi mais cirúrgico. Ferrão mostrou oportunismo ao completar cobrança de falta, e Rafa Santos contou com a sorte para mexer com o placar da final. Os dois lances, protagonizados por pivôs, aconteceram ainda na etapa inicial. Rosa só descontou nos últimos instantes, quando a Argentina já tinha acionado o goleiro-linha. 

– Felicidade monstra de fazer parte deste grupo. Desde o início, demonstramos união, força, sentindo todo o apoio do povo brasileiro. Há um ano, tive uma lesão (no tendão de Aquiles da panturrilha esquerda) e já pensava neste momento com que sempre sonhei (final da Copa). Ainda tive uma pequena lesão muscular antes do Mundial, outra contra o Marrocos e hoje de novo. Mas pude ajudar. Sonhamos tanto com isso. Representar o Brasil não tem preço – disse um emocionado Ferrão, que se machucou justamente ao balançar as redes neste domingo. 

Rivais tradicionais no futsal, Brasil e Argentina nunca tinham se enfrentado na decisão da Copa do Mundo. As duas seleções até travaram duelo decisivo na última edição do torneio, em 2021, quando os argentinos venceram por 2 a 1 na semifinal. O título deste ano, importante por si só, foi também uma revanche para a seleção verde e amarela. 

Campeão em 1989, 1992, 1996, 2008, 2012 e 2024, o Brasil não chegava à decisão da Copa do Mundo há 12 anos. A equipe brasileira caiu diante do Irã nas oitavas de final em 2016 e terminou na terceira colocação do Mundial seguinte. Se ficasse sem o troféu neste domingo, concretizaria o jejum mais longo da história da seleção de futsal. 

A Argentina, por sua vez, disputou a terceira final consecutiva de Copa. Campeã em 2016, depois de vencer a Rússia, perdeu a decisão de 2021 para Portugal. 

Como foi Brasil x Argentina

O Brasil entrou em quadra com o goleiro Willian, Marlon, Marcel, o capitão Dyego (eleito o melhor jogador da Copa) e Rafa Santos na primeira formação. A Argentina começou com Sarmiento, Claudino, Brandi, Arrieta e Taborda. Logo no primeiro minuto da final, Dyego teve uma grande chance, mas parou em boa defesa de Sarmiento, que ficou caído e tentou frear o ímpeto verde e amarelo. 

A Argentina queria ficar com a bola, mas o Brasil era rápido nos contra-ataques, chegava com perigo mais vezes e recebia o apoio da maior parte da torcida uzbeque. Ainda nos momentos iniciais da decisão, finalizações de Marlon, Rafa Santos e Ferrão passaram bem perto da trave adversária. 

A superioridade verde e amarela foi premiada com gol de Ferrão, que completou uma cobrança de falta com 14 minutos restantes no primeiro tempo. O pivô, contudo, mal comemorou, porque sentiu incômodo na perna direita. Após o lance, logo na saída de bola, a Argentina tentou responder, mas Willian fez uma defesaça e mostrou o porquê de o Brasil ter sido tão pouco vazado na Copa do Mundo.

 

Confira outros jogos

La liga

- Lewandowski faz três, Barcelona vence o Alavés e mantém liderança isolada

Com duas assistências de Raphinha, Barça domina fora de casa e vence mais uma em La Liga

O Barcelona venceu o Alavés por 3 a 0, neste domingo, pela nona rodada de La Liga. Com grande atuação no primeiro tempo, Robert Lewandowski fez os gols da partida em 31 minutos de jogo, com duas assistências de Raphinha. O polonês chegou aos 12 gols em 11 partidas na temporada. O Barça segue isolado na ponta da tabela, com três pontos a mais que o Real Madrid. O time basco é o 13º, com 10 pontos.

 

Premier League

- Chelsea empata com o Forest e perde chance de colar nos líderes

Em jogo marcado por confusão no fim, time de Londres atua com um a mais nos últimos minutos, mas não consegue vitória

O Chelsea empatou em 1 a 1 com o Nottingham Forest neste domingo, em Stamford Bridge, em jogo válido pela sétima rodada da Premier League 2024/25. Com esse resultado, o time de Londres chegou a 14 pontos na tabela de classificação do Campeonato Inglês, em quarto lugar e a quatro pontos de distância do líder Liverpool. Os gols da partida foram marcados pelos atacantes Chris Wood e Madueke, um para cada lado, e ambos no segundo tempo. O final do jogo, aliás, contou com confusão entre jogadores dos dois times, seis cartões amarelos e 14 minutos de acréscimo. O time de Enzo Maresca atuou desde os 32 da segunda etapa com um a mais, após a expulsão de Ward-Prowse, mas não conseguiu a vitória.

 

- Manchester United empata com o Aston Villa, e Erik tem Hag segue sob pressão

Time do técnico holandês chega ao quinto jogo seguido neste início de temporada sem vencer

A situação do técnico Erik tem Hag não melhorou. O Manchester United até teve as melhores oportunidade e se defendeu bem, mas ficou no empate sem gols com o Aston Villa neste domingo, no Villa Park. Jogo válido pela sétima rodada da Premier League 2024/25. O time do treinador holandês chegou à quinta partida seguida na temporada sem conseguir vencer. Na próxima rodada do Campeonato Inglês, o United vai encarar o Brentford. O Aston Villa, por sua vez, enfrenta o Fulham. 

 
 
Fonte: ge