Política

Candidatos prometem eliminar fome, construir moradias e melhorar índices da educação em Macapá





Participaram do debate Aline Gurgel (Republicanos), Patrícia Ferraz (PSDB), Gilvam Borges (Avante) e Paulo Lemos (PSOL).

Os candidatos à Prefeitura de Macapá participaram do debate promovido pela Rede Amazônica. Estiveram presentes os candidatos Aline Gurgel (Republicanos), Patrícia Ferraz (PSDB), Gilvam Borges (Avante) e Paulo Lemos (PSOL). 

O debate ocorreu na sede da emissora, em Macapá, e foi mediado pelo jornalista Luciano Abreu. O candidato Dr. Furlan não compareceu. Por meio de nota, disse que a coordenação de campanha decidiu pela não participação do candidato no debate. 

O candidato Gilvam Borges (Avante) se retirou do debate durante o terceiro bloco do debate ao ser advertido sobre insultos ao candidato ausente. 

O programa teve 4 blocos, sendo o primeiro e o terceiro com perguntas de temas livres. O segundo e o quarto foram com perguntas de temas determinados. Já o último bloco foi para as considerações finais dos candidatos. 

No primeiro bloco os candidatos fizeram perguntas entre si, sobre temas livres. Cada candidato pôde perguntar e responder apenas uma vez neste bloco. 

Na abertura do bloco, o candidato Gilvam Borges perguntou para a candidata Aline Gurgel sobre a aspectos de administração pública. 

“Não se faz desenvolvimento econômico sem o desenvolvimento social. Eles andam juntos. Eu sou uma especialista em políticas públicas e nós conseguimos estipular um projeto que foi o Amapá Sem Fome, que trouxe redução da extrema pobreza. No nosso plano de governo nós colocamos erradicar a fome do município de Macapá”, disse Aline Gurgel. 

O próximo a perguntar foi o candidato Paulo Lemos, que direcionou a pergunta para Gilvam Borges sobre a geração de empregos no setor privado. 

“São ações conjugadas. Vamos investir em saneamento básico, nas legalizações das terras para poder viabilizar o acesso às linhas econômicas e preparar a cidade para atrair os devidos investimentos. Essa será uma meta que será prioridade no nosso governo”, disse Gilvam. 

A terceira a perguntar foi candidata Patricia Ferraz. Para o candidato Paulo Lemos ela perguntou sobre as propostas para resolver a situação do deficit habitacional. 

“Nós vamos construir 1500 novas moradias populares para o nosso povo que tanto precisa. Infelizmente a atual gestão não construiu nenhuma. Nós temos um programa que vai dar casa com energia solar”, disse. 

E para encerrar o bloco, a candidata Aline Gurgel perguntou para Patrícia Ferraz sobre o desenvolvimento da educação. 

“A Patrícia prefeita vai pagar o piso salarial, vai reformar as nossas escolas. Principalmente a Escola Goiás, a Escola Roraima, a Escola Hildemar Maia. Vou construir mais creches, para que as mãezinhas tenham acesso à dignidade para os seus filhos”, disse Patricia. 

No segundo bloco, as perguntas foram baseadas em temas sorteados. Cada candidato pôde perguntar e responder apenas uma vez neste bloco. 

O candidato Paulo Lemos abriu as perguntas. Ele questionou a candidata Aline Gurgel sobre turismo e cultura. 

“O turismo é o maior gerador de riquezas e de renda e de arrecadação do mundo. Nós temos as nossas belezas naturais em Macapá e como prefeita eu vou transformar Macapá na capital do turismo”, disse Aline. 

A segunda a perguntar no bloco foi a candidata Patrícia Ferraz, que perguntou ao candidato Paulo Lemos sobre propostas na área de infraestrutura para evitar alagamentos em Macapá. 

“Nós vamos fazer o canal do Beirol, porque já existe um recurso do PAC pra isso e o nosso acesso junto ao governo federal vai permitir. Assim como é necessário limpar todos os canais”, disse Paulo Lemos. 

A candidata Aline perguntou a Gilvam Borges sobre propostas para o setor primário. 

“Não tem outro caminho a não ser a legalização das terras. Sem o título de terra não há funcionamento nenhum, porque não se acessa os recursos disponíveis para o financiamento”, disse Gilvam Borges. 

O último a perguntar neste bloco foi o candidato Gilvam Borges, que direcionou a pergunta para a candidata Patricia Ferraz. Ele questionou as propostas sobre emprego e renda. 

“Temos no nosso plano de governo um programa que se chama Cidadão Próspero, onde teremos distribuição de renda para aquelas famílias que são mais vulneráveis. Mas a distribuição de renda virá acompanhada da distribuição de benefícios eventuais. Fui secretária de assistência social e vou fazer”, disse Patricia Ferraz.  

No terceiro bloco os candidatos fizeram perguntas com temas livres. Cada candidato pôde ser escolhido para responder a até duas perguntas. 

A candidata Patricia Ferraz perguntou a Paulo Lemos sobre transparência na gestão pública. 

“O candidato Furlan deveria estar aqui para prestar contas daquilo que tem feito, mas também responder à população sobre esses casos que surgiram dentro da sua gestão. Por várias vezes a Polícia Federal Já foi à prefeitura e já foi à casa do prefeito. Ele precisa dar a resposta pro povo”, disse Paulo Lemos. 

O candidato Gilvam Borges não concluiu a tempo a pergunta para a candidata Aline Gurgel, mas citou o tema administração pública. 

“Nós sabemos que os princípios da administração pública é governança, transparência e responsabilidade fiscal pra que a gente possa desenvolver de forma econômica a segurança jurídica pros nossos investidores. Quem vai querer investir num município que o portal da transparência não funciona?!, disse Aline. 

O candidato Paulo Lemos perguntou para Patricia Ferraz sobre os motivos que levaram a candidata a sair do governo municipal. 

“Infelizmente é uma gestão que não valoriza o servidor. Uma gestão que oprime, que não dá credibilidade pra mulher e que tem pouquíssimas secretárias. Eu trabalhei muito e fizemos diversas ações de CadÚnico em todos os residenciais da nossa cidade”, disse Patrícia. 

A candidata Aline encerrou a rodada perguntando para Gilvam sobre como pretende melhorar o atendimento na saúde municipal. 

“O que tem que fazer pela saúde é valorizar, é estimular o profissional, a equipe. É ir reciclando, é chamar parceria com o setor privado”, disse Gilvam. 

No último bloco os candidatos fizeram perguntas a partir de temas sorteados. Cada um pôde responder até duas perguntas. 

A candidata Patrícia Ferraz perguntou para Aline Gurgel sobre funcionalismo público. 

“Eu sei como a vida de um funcionário público é uma vida de rotina, que tem que cumprir uma carga de trabalho e muitas vezes não tem acesso a um equipamento de qualidade. O planod e cargos e salários vou fazer com todas as profissões. Para cumprir os seus pagamentos já garantidos de direitos, tanto da saúde…”, disse a candidata. 

Aline Gurgel perguntou para Paulo Lemos sobre propostas para o meio ambiente. 

“A nossa foz do Amazonas aqui é fortemente afetada com esse aquecimento global, com essa seca extrema que nós estamos enfrentando. Água salgada no Bailique e já se aproximando da sede do município de Macapá. A nossa cidade há mais de 20 anos tinha um aterro sanitário, hoje tem um lixão”, disse Paulo Lemos. 

Para encerra o bloco, o candidata Paulo Lemos perguntou para Patricia Ferraz sobre empreendedorismo. 

“Quando a pessoa é dona do próprio negócio, quando tem seu próprio rendimento, a pessoa prospera. Como prefeita de Macapá vou fazer muitas parcerias público-privada, principalmente com o Sebrae. Pra que a gente possa capacitar os nossos jovens e pra que eles estejam inseridos no mercado de trabalho”, disse Patricia Ferraz. 

Cada candidato teve 3 minutos para as considerações finais. Pela ordem de sorteio o primeiro a falar foi o candidato Paulo Lemos. Depois foi a vez de Patrícia Ferraz e por último, Aline Gurgel. 

 

Fonte: g1 Amapá