Esporte

Hamilton herda vitória no GP da Bélgica após Russell ser desclassificado





Lewis Hamilton herdou a vitória de George Russell no Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, neste domingo (28).

George Russell foi desclassificado por problemas com o peso de seu carro. A FIA vistoriou o carro de Russell após a prova e descobriu que o protótipo estava abaixo do peso mínimo determinado pelo regulamento. Sendo assim, Hamilton herdou a vitória da prova com Oscar Piastri e Charles Leclerc em segundo e terceiro, respectivamente. 

Corrida foi muito disputada. Os seis primeiro pilotos fecharam a prova com menos de dez segundos de diferença. Piastri, inclusive, estava bem próximo ao desclassificado Russell e o então ganhador Hamilton na última volta.

Max Verstappen, que largou em 11º, fez uma boa corrida de recuperação e terminou em 5º.

O que diz a FIA

O carro 63 [de George Russell] foi pesado nas balanças interna e externa da FIA com ambas as balanças mostrando o mesmo resultado de 796,5 kg [798 kg é o peso mínimo exigido no regulamento). A calibração de ambas as escalas foi confirmada e testemunhado pelo concorrente. Durante a audiência, o representante da equipe confirmou que a medição estava correto e que todos os procedimentos necessários foram realizados corretamente. A equipe também reconheceu que não existiam circunstâncias atenuantes e que se tratava de um erro verdadeiro da equipe. Os Comissários determinam que o Artigo 4.1 do Regulamento Técnico da Fórmula 1 da FIA foi violado e, portanto, a pena padrão para tal violação precisa ser aplicado.normal.

 

Fonte: UOL