Esporte

Com 33 ouros, Brasil dispara no quadro de medalhas do Parapan





País dispara na dianteira da classificação, contando com oito ouros na natação, além de medalhas no judô, ciclismo e halterofilismo

O Brasil segue líder absoluto do quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos de 2023, agora com 33 ouros, 21 pratas e 22 bronzes. Neste domingo, no segundo dia de competições em Santiago, o país foi ao pódio 30 vezes. O destaque foi a a natação, que obteve oito ouros, dentre eles o de Gabriel Bandeira, que foi campeão nas duas provas que fez na capital chilena. O Brasil também faturou medalhas em modalidades como judô, ciclismo e halterofilismo. 

Após ganhar medalha de ouro na modalidade 100m costas no Parapan, Gabriel Bandeira afirma: "Fiquei com gostinho de quero mais"  

Natação segue sendo o carro-chefe 

A seleção brasileira de natação teve mais um dia de muitas medalhas em Santiago. Foram sete ouros em provas individuais e um por equipes. Além de Gabriel Bandeira, que venceu a final dos 100m costas S14, subiram no lugar mais alto do pódio: Wendell Berlamino nos 100m borboleta S11; Douglas Matera nos 100m borboleta S12; Ana Karolina Soares nos 100m costas S14 feminino; Samuel de Oliveira nos 50m costas S5; Lucas Mozela nos 200m medley SM9; Talisson Glock nos 100m livre S6. 

"Ser atleta não é fácil e essa medalha é prova do esforço de toda a equipe", diz Ana Soares após ganhar medalha de ouro nos jogos Parapan de Natação 

Samuel da Silva e Thiago de Oliveira comemoram medalhas no Parapan de Natação: "Vamos fazer dancinha no pódio" 

No fim do dia, a seleção brasileira ainda conquistou o ouro no revezamento 4 x 50m livre 20 pontos. O país foi representado por Patrícia PereiraSamuel de OliveiraTiago de Oliveira e Laila Suzigan.  

Judô fatura seis medalhas

O judô brasileiro também não ficou muito atrás, conquistando seis medalhas neste domingo. Foram quatro ouros, uma prata e um bronze, com destaque para a decisão masculina até 60kg, classe J1/J2, com uma final verde-amarela entre Thiego Marques e Elielton Lira. Outro ouro foi obtido por Lúcia Silva na categoria até 57kg para mulheres. Na decisão, a brasileira superou a americana Maria Mutia. 

Na categoria até 73kg masculina, Harlley Pereira disputou o ouro com o argentino Eduardo Gauto. Com um belíssimo ippon, o brasileiro fechou o dia com a sexta medalha brasileira no judô, a quarta dourada do dia. Isto porque, na parte da manhã, o Brasil foi campeão da disputa feminina 48kg classe J1/J2 com Rosicleide Silva, que ganhou o ouro sobre a argentina Rocio Ledesma. 

Bruno Carra campeão no halterofilismo 

Outro esporte com relevância neste domingo foi o halterofilismo, no qual o Brasil conseguiu um ouro, duas pratas e dois bronzes. Quem subiu no lugar mais alto do pódio foi Bruno Carra, campeão da categoria até 54kg masculina. Bruno fez 161kg de marca na final. Na mesma prova, João Maria Júnior fez 160kg, ficando com o bronze. 

Os outros medalhistas do dia foram: Jose Arimateia Silva, prata na categoria até 97kg masculina; Mateus de Assis, prata na categoria até 107kg masculina; e Maria de Fátima Costa, bronze na categoria até 67kg feminina. 

No ciclismo, o Brasil conquistou três medalhas neste domingo. Foram um ouro e duas pratas. No individual contrarrelógio feminino B, Bianca Canovas foi campeã com o tempo de 33min14s22. Já no individual contrarrelógio masculino C1-5, o experiente Lauro Chaman ficou com a prata com 27min06s06. Por fim, Jady Martins Malavazzi levou a prata no individual contrarrelógio feminino H1-5 com o tempo de 17min44s59. 

Assim como no sábado, o Brasil venceu os seus confrontos nas duas modalidades de futebol. No futebol de 5, para atletas cegos, a seleção brasileira bateu o México por 2 a 0, gols de Ricardinho e Nonato. Já no futebol de 7, disputado por jogadores com paralisia cerebral, a vítima foi o Canadá, goleado pelo Brasil por 11 a 1.  

Goalball, basquete, rúgbi...

No goalball, o Brasil venceu o México por 12 a 2 pelo torneio masculino. Já no basquete em cadeira de rodas, vitória sobre a Colômbia (72 a 20) no feminino e derrota para os Estados Unidos (82 a 42) no masculino. No rúgbi em cadeira de rodas, o Brasil fez duas partidas neste domingo. Mais cedo, a seleção perdeu para o Canadá por 62 a 41. À noite, o time se recuperou com uma vitória por 58 a 37 sobre a Argentina. 

No tênis de mesa, o Brasil fez um total de 24 jogos neste domingo nas diversas classes e gêneros da modalidade. O destaque ficou por conta da vitória de Joyce de Oliveira e Fábio Souza nas duplas mistas classe XD10. Os brasileiros derrotaram os argentinos Gabriel Copola e Nayla Kuell por 3 a 0, avançando à final. 

No tênis em cadeira de rodas, duas duplas brasileiras foram eliminadas nas oitavas de final neste domingo. No torneio de simples feminino, Meirycoll Duval caiu diante da americana Dana Mathewson por 2 sets a 0 (parciais de 6/2 e 6/1). Ainda na disputa individual das mulheres, Maria Fernanda Alves perdeu para a também americana Maylee Phelps por 2 sets a 0 (parciais de 6/4 e 6/3). 

 

Fonte: ge