Educação

No Amapá, cerca de 70% dos inscritos no Enem compareceram ao segundo dia de provas





No Amapá, cerca de 70% dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) compareceram ao segundo dia de provas no domingo, 12. As informações são do Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e revelam que, aproximadamente, 18 mil dos 28 mil inscritos compareceram aos 65 locais de provas distribuídos pelo estado.

Para incentivar os candidatos a fazerem a prova, o Governo do Amapá garantiu a gratuidade nos transportes públicos que circulam dentro de Macapá e interligam a capital às cidades de Mazagão e Santana. Outra medida de incentivo foi o acolhimento aos participantes, com palavras de encorajamento e entrega de chocolates. O trabalho foi realizado por professores do projeto Central do Enem que, ao longo do ano, preparou os estudantes da rede pública para as provas. 

O Governo do Estado garantiu, ainda, uma estrutura diferenciada para estudantes do Arquipélago do Bailique participassem do Enem na zona urbana de Macapá. Os jovens contaram com apoio para transporte, alimentação e estadia. 

Comparecimento

Enquanto no primeiro dia de provas foram contabilizadas 9,2 mil ausências, no segundo dia foram 10.622. A  secretária adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Antônia Andrade, explica que o número está na média de anos anteriores. 

“Há estudantes que avaliam que não foram bem no primeiro dia de prova e aqueles que não puderam ir por questões de logística, doença ou outros motivos pessoais”, explicou.

Para os casos de pessoas que não puderam fazer a prova por problemas logísticos ou doença infecciosa, basta solicitar reaplicação na Página do Participante. É preciso comprovar a condição que motiva a solicitação de reaplicação. O prazo começa nesta segunda-feira, 13, e segue até 17 de novembro. As solicitações serão analisadas individulamente pelo Inep. Acesse aqui a Página do Participante. 

Segurança

Além da gratuidade no transporte público, o Governo do Amapá garantiu mais de 600 agentes de segurança pública para atuarem na Operação Enem 2023, com o objetivo de dar apoio, segurança e tranquilidade aos inscritos e outros profissionais que trabalham na aplicação das provas do Enem 2023.

Aulão Show no Estádio Zerão

Nos dias 3 e 10 de novembro, o Governo do Amapá promoveu “Aulões Show” da Central do Enem 2023. O evento, no Estádio Olímpico Zerão, reuniu mais de 5 mil estudantes dos municípios de Macapá, Santana e Mazagão, para uma revisão na fase final de preparação para as provas do Enem.

 

Gabarito e cadernos de questões do Enem serão divulgados nesta terça

O gabarito oficial e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão disponibilizados às 19h de amanhã (14). Os dados estarão no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O edital do Enem previa a divulgação dos gabaritos até o dia 24 de novembro, mas o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto, Manuel Palacios, anunciaram a nova data no último dia de aplicação das provas, ontem (12).

O prazo para solicitar a reaplicação do Enem começou nesta segunda-feira (13) e vai até sexta (17), na Página do Participante. As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. Isso também vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

Fonte: Portal Governo do Amapá - Agência Brasil