Esporte

Pan 2023: Brasil domina o México e se aproxima da semifinal no vôlei





Seleção vence rivais com facilidade e vai enfrentar Cuba por um lugar direto nas semis

O adversário, é verdade, não era dos mais difíceis. O Brasil, porém, fez sua parte para garantir a segunda vitória na disputa masculina do vôlei nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Nesta terça-feira, o Brasil se impôs e bateu o México em 3 sets a 0, parciais 25/13, 25/15 e 25/20. Com o resultado, a seleção se aproxima da vaga direta para as semifinais. 

No Pan, cada vitória por 3 a 0 vale cinco pontos na classificação. O Brasil, então, lidera o grupo A com 10 pontos. O líder de cada chave avança diretamente às semifinais nos Jogos. Cuba, que também soma duas vitórias até aqui, é a única com chances de derrubar a liderança da seleção. As duas equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 10h30.  

A seleção no Pan conta com alguns nomes da equipe principal, como Darlan, Adriano, Honorato, Otávio, Judson e Maique. Outros, como Felipe Roque e Mateus Brasília, são nomes que costumam figurar nas convocações. 

O México até tentou se manter firme no início do jogo. Mas não durou muito tempo. O domínio brasileiro logo se estabeleceu. Darlan, mais uma vez a principal arma do Brasil na partida, afundou a defesa mexicana a cada ataque. Honorato e Otávio também apareceram bem. No saque, foram cinco aces na parcial. Assim, com facilidade, a seleção não demorou a fechar a conta: 25/13. 

O panorama não mudou muito na volta à quadra. Darlan, ao soltar o braço mais uma vez, abriu 8/4 para o Brasil. A diferença era grande. Por mais que o México tentasse fazer frente, o Brasil conseguia se impor diante dos rivais. Na reta final, a seleção disparou e fechou a parcial em 25/15. 

No terceiro set, o México conseguiu igualar mais as ações. Durante a maior parte do tempo, se manteve colado no placar. Mas, na reta final, o Brasil voltou a se impor. Diante de um caminho livre, acelerou para fechar o jogo e encaminhar a vaga para a semifinal: 25/20. 

 

Pan 2023

-Brasileira sofre câimbra impressionante e ainda assim leva a prata no Pan

Eliane Martins sofreu com problema físico na final do salto em distância no Pan 2023, mas a câimbra não tirou-lhe a medalha de prata.

A brasileira sofreu câimbra durante seu quarto salto na decisão. A contração foi aparente, sendo possível notar músculo na panturrilha direita fora do lugar (veja foto abaixo).

Eliane tinha o segundo melhor salto da prova àquela altura, com 6,49m. A atleta de 37 anos estava atrás somente da colombiana Natalia Linares.

A cãibra forçou a brasileira a se retirar da prova e não tentar os últimos dois saltos. No entanto, Eliane afirmou que se arriscaria caso sua medalha estivesse ameaçada.

Me recusei a sair da prova, porque a gente treina muito para uma cãibra te tirar da competição. A gente treina quatro anos para em dois minutos sair da prova? Não. Mesmo com dor eu fiquei na prova, administrando a prova. Se tivesse que saltar, iria saltar. Brasil é raça, eu iria na raça. 37 anos, meu terceiro Pan, meu objetivo foi concluído, que era uma medalha Eliane Martins

A prata em Santiago é a primeira medalha pan-americana da carreira de Eliane. A atleta representou o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, onde também sofreu com cãibras e terminou na 10ª posição.

 

Fonte: ge - UOL