Educação

Governo do Amapá lança edital para contratar mais de 100 professores horistas





O Governo do Amapá inicia nesta sexta-feira, 1º, as inscrições para o processo seletivo simplificado para contratar 100 professores horistas da educação profissional e tecnológica. Os educadores vão atuar nos sete Centros de Educação Profissional do Estado, em Macapá e Santana.

As inscrições encerram no dia 6 de setembro e devem ser feitas obrigatoriamente on-line, pelo site www.processoseletivo.ap.gov.br

Em Macapá, as vagas são para os centros Walkíria Lima, Graziela Reis de Souza, Josinete Oliveira Barroso e Cândido Portinari. Já em Santana, as oportunidades são para os centros Maria Salomé Gomes Soares, Bi Trindade e no Centro de Pesca e Aquicultura do Amapá, em Santana. 

Podem se inscrever no certame professores que tenham formação nas áreas dos cursos técnicos e ou profissionalizantes oferecidos em cada instituição de ensino. Há oportunidades para profissionais com formação em áreas como Direito, Química, Nutrição, Psicologia, Contabilidade, Enfermagem, Sistema de Informações, entre outros.

A contratação dos candidatos classificados estará condicionada à formação de turmas e à oferta dos cursos técnicos, ou de qualificação profissional previstos no edital. 

Acesse o edital aqui 

 

 

-Governo do Estado lança concurso literário com o tema 'Amapá 80 anos' para alunos da rede pública

O Governo do Amapá lançou nesta sexta-feira, 1º, um Concurso de Gêneros Textuais, com o tema “Amapá, 80 anos de histórias e estórias”. Até 10 de setembro, podem se inscrever estudantes do ensino fundamental (últimas séries) e do ensino médio de escolas estaduais e municipais de todo o estado.

O concurso busca incentivar nas crianças e adolescentes o interesse por conhecer a história amapaense e o hábito da escrita e da leitura. A ação faz parte das comemorações para celebrar os 80 anos de criação do Ex-Território Federal do Amapá. 

 

O certame é organizado pela Secretaria de Estado de Educação e contempla seis gêneros literários: são dez poemas; dez memórias literárias; dez crônicas; dez relatos pessoais; dez documentários e onze artigos de opinião. Confira o edital para saber o nível que o estudante precisa cursar para se inscrever com determinado gênero textual. 

O projeto busca valorizar e incentivar o protagonismo estudantil e desenvolver nos alunos a habilidade de relacionar literatura com expressão, informação, e comunicação, considerando que a escrita é uma ferramenta de transformação da realidade e construção de um mundo melhor.

Podem participar alunos das modalidades: educação do campo, educação de jovens e adultos, educação escolar indígena e educação especial.

Programação Amapá 80 anos
A programação terá momentos culturais e de construção histórica, como o lançamento do Museu da Pessoa. O projeto inclui uma cápsula do tempo virtual que receberá relatos amapaenses sobre suas projeções para daqui a 20 anos.

Além disso, terá eventos como a feira “Folia Literária do Amapá” e a “Virada Cultural Pop”, festivais e orquestras, e lançamento de editais para o setor cultural. A 52ª Expofeira Agropecuária do Amapá e o carnaval amapaense integram parte dessa história e serão celebrados nestes 80 anos.

A programação terá seu ponto alto no dia 13 de setembro de 2023, quando se comemora o dia de elevação do Amapá à condição de estado da federação.

Confira a programação Amapá 80 anos:

  • Selo Comemorativo Amapá 80 Anos
  • Cápsula do Tempo
  • Museu da Pessoa
  • Canção Temática Comemorativa Amapá 80 Anos
  • Virada Cultural Festival da Cultura POP
  • Folia Literária
  • Orquestra Popular do Amapá
  • Casa dos Ritmos Tradicionais do Amapá
  • Festival da Imigração e Culturas
  • Música de Fronteira - Encontro Internacional de Música no Amapá
  • Corrida Amapá 80 Anos
  • Parque Casa do Governador

VEJA AQUI O EDITAL DO CONCURSO DE GÊNEROS TEXTUAIS 

PARA SE INSCREVER, CLIQUE AQUI

Fonte: Portal Governo do Amapá