Esporte

Alcaraz destrona Djokovic em jogaço de cinco sets e conquista Wimbledon





Novak Djokovic entrou na final de Wimbledon deste domingo com enorme favoritismo. Venceu as últimas quatro edições do evento e não perdia na Quadra Central desde 2013. Tinha a chance de manter vivo o sonho do Grand Slam de calendário, igualaria o recorde de títulos de slam em simples e tomaria de volta o posto de número 1 do mundo. Além disso, seu último encontro com Carlos Alcaraz, nas semifinais de Roland Garros, terminou com o espanhol em cãibras e sem conseguir competir em igualdade de condições.

Pois a história deste domingo foi bem diferente da que os fãs do sérvio de 36 anos esperavam. Depois de perder um primeiro set em que se mostrou afobado e errático, Carlos Alcaraz, 20 anos, se recompôs, encontrou seu melhor tênis e, aos poucos, encontrou respostas para todos os obstáculos que Djokovic colocava. No fim, saiu de quadra com uma vitória maiúscula por 1/6, 7/6(6), 6/1, 3/6 e 6/4, em 4h42min. Além de destronar o favorito, conquistou seu segundo título de slam na carreira e manteve seu nome no topo do ranking mundial.

Os momentos-chave

Alcaraz teve uma chance de quebra já no primeiro game, mas Djokovic se salvou com um ótimo saque aberto. Depois disso, Nole ganhou todos pontos importantes da parcial, quebrando o saque do espanhol duas vezes seguidas e saindo de um delicado 30/30 no terceiro game. Nole abriu 5/0 e, pouco depois, fechou o set em 6/1. 

O desafiante começou melhor o segundo set, finalmente quebrando o saque de Djokovic - apenas a quarta vez que Nole perdeu o serviço em todo o torneio - mas o veterano respondeu rápido, devolvendo a quebra e igualando o placar em 2/2. Djokovic também salvou um break point no quinto game, em um nervoso rali de 29 golpes e, depois disso, não houve mais break points, o que exigiu um tie-break.

O game de desempate foi nervoso e equilibrado. Com 6/5 no placar, Djokovic teve o primeiro set point no saque de Alcaraz, mas jogou uma esquerda na rede. Depois de outra esquerda na rede do sérvio, foi o espanhol quem teve o set point no saque do oponente. Carlitos aproveitou com uma devolução vencedora de esquerda: 7/6(6).

 

Fonte: UOL