Esporte

Barcelona vence Mallorca no adeus de Busquets e Jordi Alba ao Camp Nou





De saída do clube, volante e lateral fazem último jogo diante da torcida. Time dá até logo ao estádio, que passará por reformas e não será utilizado em 2023/24

Vitória tranquila

Campeão com quatro jogos de antecedência, o Barcelona venceu o Mallorca por 3 a 0 neste domingo sem grande dificuldade pela penúltima rodada do Campeonato Espanhol. O time da casa ficou com um a mais ainda no primeiro tempo e contou com dois gols de Ansu Fati e um de Gavi para vencer no Camp Nou, em dia que marcou as despedidas de Busquets e Jordi Alba do estádio.

Adeus de gigantes

A torcida local reverenciou dois grandes nomes que estão de partida do Barcelona. Busquets e Jordi Alba, em fim de contrato com o clube, começaram jogando e foram muito aplaudidos ao serem substituídos no segundo tempo. O volante e capitão, perto de completar 35 anos, vestiu a camisa por 15 temporadas e é o terceiro jogador com mais partidas pelo Barça. O lateral-esquerdo, que completou 34 anos recentemente, é o nono colocado do ranking histórico de jogos e estava no clube desde 2012/13.

Até logo, Camp Nou

Até mesmo os jogadores que seguem no clube se despediram do estádio, que teve público de 88.775 torcedores neste domingo. Isso porque, passando por reformas, ele não será utilizado em jogos da temporada 2023/24. O Olímpico Lluís Companys será palco dos jogos do Barcelona.

 

La Liga 

- Real Sociedad perde para o Atlético, mas garante vaga na próxima Champions League

Equipe basca assegura quarta colocação do Campeonato Espanhol, que chegará à rodada final com briga acirrada contra o rebaixamento

A Real Sociedad garantiu uma vaga na próxima Champions League. A equipe basca foi derrotada pelo Atlético de Madrid por 2 a 1, neste domingo, mas assegurou a quarta colocação do Campeonato Espanhol graças à vitória do Rayo Vallecano sobre o Villarreal, quinto colocado.

 

Premier League

- Gabriel Jesus, Firmino e Douglas Luiz marcam na última rodada da Premier League; veja resultados

Arsenal goleia o Wolverhampton, United vence o Fulham e Liverpool empata com o Southampton. Aston Villa supera o Brighton, e campeão Manchester City perde para o Brentford

A última rodada da Premier League 2022/23 contou com os 20 clubes em campo simultaneamente neste domingo, e algumas das 10 partidas foram marcadas por gols de brasileiros. Gabriel Jesus, Roberto Firmino e Douglas Luiz balançaram as redes na "saideira" do Campeonato Inglês, que teve goleada do Arsenal, virada do Manchester United e empate do Liverpool - além de uma derrota do campeão Manchester City. 

O Arsenal fechou a boa campanha do vice-campeonato com uma goleada sobre o Wolverhampton, por 5 a 0, em casa. Gabriel Jesus se destacou dando uma assistência para Xhaka no primeiro gol, e balançando as redes no lance que deixou o placar em 4 a 0. O time chegou a 84 pontos, cinco atrás do campeão Manchester City, que encerrou sua participação na temporada com uma derrota por 1 a 0 para o o Brentford, fora de casa. 

O Manchester United conseguiu assegurar a terceira colocação com uma virada diante do Fulham, em casa, por 2 a 1. Sancho e Bruno Fernandes, com assistência de Fred, fizeram os gols do time de Erik Ten Hag, que encerrou a campanha com 75 pontos, garantido na próxima Champions. 

O Newcastle terminou na quarta colocação, com 71 pontos, também garantido na Liga dos Campeões, depois de um empate em 1 a 1 com o Chelsea - que fechou a péssima campanha em 12º, com 44 pontos. 

Em quinto, com 67 pontos, ficou o Liverpool, que encerrou a temporada com um jogo de oito gols: empate em 4 a 4 com o Southampton. Roberto Firmino marcou o segundo gol dos Reds, com assistência de Fabinho. Diogo Jota balançou as redes duas vezes, e Gakpo também marcou. O time de Jürgen Klopp jogará a Liga Europa em 2023/24. 

O Brighton encerrou a campanha histórica com uma vaga na Liga Europa, ficando com 62 pontos depois de uma derrota para o Aston Villa, por 2 a 1. O triunfo da equipe de Birmingham veio um gol de Douglas Luiz e foi decisivo para o time ficar com a vaga na Conference League, fechando a Premier League na sétima colocação, com 61 pontos. O Tottenham ficou em oitavo, com 60 pontos, e não jogará competições europeias na próxima temporada.  

Veja todos os resultados da última rodada da Premier League 2022/23:

Brentford 1 x 0 Manchester City

Arsenal 5 x 0 Wolverhampton

Manchester United 2 x 1 Fulham

Chelsea 1 x 1 Newcastle

Southampton 4 x 4 Liverpool

Aston Villa 2 x 1 Brighton

Leeds United 1 x 4 Tottenham

Leicester City 2 x 1 West Ham

Crystal Palace 1 x 1 Nottingham Forest

Everton 1 x 0 Bournemouth

 

- Everton vence e se mantém na Premier League; Leeds e Leicester são rebaixados

Desde 1955 na elite inglesa, clube de Liverpool mantém escrita de nunca ter sido rebaixado na era moderna do Campeonato Inglês

Pela segunda temporada seguida o Everton se salva do rebaixamento na última rodada do Campeonato Inglês. Graças a um golaço do volante malinês Doucouré no segundo tempo, a equipe azul de Liverpool bateu por 1 a 0 o Bournemouth, em casa, e se manteve na elite inglesa. 

Todos os times da história já caíram de divisão em algum momento. No novo formato da competição — a Premier League, disputada desde 1992 — apenas Arsenal, Chelsea, Everton, Liverpool, Manchester United e Tottenham disputaram todas as edições. Ao longo da história, o Everton foi rebaixado apenas duas vezes e está na elite desde a temporada 1954/1955. 

Mas se a torcida do Everton foi ao delírio, com direito a invasão do gramado do estádio Goodison Park e tudo mais, o mesmo não pode se dizer dos fãs do Leeds United e Leicester City. Ambos se juntaram ao já rebaixado Southampton e vão disputar a Championship (nome da segundona inglesa) na próxima temporada. 

O Leicester City até venceu sua partida (2 a 1 sobre o West Ham), mas precisava de um tropeço do Everton para permanecer na primeira divisão. Vale lembrar que o clube conquistou o Campeonato Inglês 2015/16 de forma impressionante após voltar à elite uma temporada apenas antes. Além disso, recentemente, conquistou a Copa da Inglaterra 2020/21 e Supercopa da Inglaterra em 2021. 

Já o Leeds United, que tinha voltado em 2020 à elite com o técnico Marcelo Bielsa após 18 anos perambulando em divisões inferiores, perdeu por 4 a 1 para o Tottenham em casa. Agora, três temporadas depois do acesso com o lendário técnico argentino, retorna para Championship. O clube foi último campeão inglês antes do torneio ganhar o nome de Premier League. 

 

Campeonato Ucraniano

- Shakhtar vence confronto direto contra o Dnipro e fatura mais um título ucraniano

Segundo maior campeão do país volta a conquistar liga nacional depois de três anos e chega a 14 troféus

Principal clube da Ucrânia das últimas décadas, o Shakhtar Donetsk voltou ao topo do futebol do país. A equipe conquistou neste domingo o título do Campeonato Ucraniano com uma rodada de antecedência, batendo o Dnipro por 3 a 0, em confronto direto, em Lviv. Bondarenko, Sikan e Stepanenko marcaram os gols da equipe de Donetsk, uma das regiões mais afetadas pela guerra contra a Rússia. 

O troféu é o 14º do Shakhtar na liga nacional, competição da qual é o segundo maior campeão, atrás apenas do Dínamo de Kiev, que tem 16 títulos. O clube não faturava o Campeonato Ucraniano há três anos, desde a temporada 2019/20. Antes disso, chegou a conquistar um tetracampeonato consecutivo. 

O time de Donetsk, que manda seus jogos há alguns anos em Lviv, chegou ao confronto direto com cinco pontos de vantagem na liderança diante do Dnipro, segundo colocado. Um empate já bastaria para o Shakhtar faturar o troféu nacional, enquanto os visitantes tinham a obrigação da vitória para chegar à rodada final com esperanças. 

Porém, Bondarenko abriu o placar logo aos nove minutos. Na etapa final, Sikan marcou aos 10, e Stepanenko ampliou quatro minutos depois. A vitória levou o Shakhtar a 72 pontos, oito a mais que o Dnipro, assegurando a primeira colocação com uma rodada de antecedência.

Fonte: ge