Polícia

Mais um caso de feminicídio é registrado no Amapá





Nesta terça-feira (22) morreu Terezinha de Jesus da Silva, de 39 anos, vítima de feminicídio no Amapá. Ela foi esfaqueada pelo ex-companheiro, o mecânico Ernandes Mendes da Silva, de 38 anos, dentro da própria casa na tarde de ontem (21), em Santana. A vítima chegou a ser internada em estado grave no Hospital Estadual do município, porém não resistiu aos ferimentos. O suspeito está preso preventivamente.

De acordo com as investigações, Terezinha foi abordada pelo suspeito e esfaqueada na frente da filha, de 21 anos. Durante a agressão, a filha conseguiu segurar o mecânico e a vítima pegou um pedaço de ferro e acertou a cabeça dele.

Mesmo ferida, Terezinha conseguiu fugir e pedir ajuda a um vizinho que a levou para o hospital. No caminho, o suspeito ainda os perseguiu, mas acabou sendo preso em flagrante por uma equipe da Polícia Militar (PM). Ele estava sob posse de duas facas, sendo que uma delas estava suja de sangue.

Para a polícia, o suspeito declarou que desferiu as facadas na ex-mulher por não aceitar o fim do relacionamento e desconfiar de uma suposta traição. Ele disse, ainda, que não tinha intenção de matar a vítima, mas que a raiva subiu.

Ernandes passou por audiência de custódia nesta manhã e teve prisão preventiva decretada. Ele foi encaminhado para a Polícia Técnico-Científica (Politec) para fazer exame de corpo de delito e, em seguida, transferido para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

Este é o segundo caso de feminicídio registrado em menos de quatro dias no estado. No último sábado (19), a jovem Samira Gomes Mendes, de 21 anos, foi morta com vários golpes de facas pelo ex-companheiro. O caso aconteceu na residência da vítima, em Macapá e foi presenciado pelas duas filhas gêmeas que eles tinham.

Tentativa de feminicídio

Na tarde desta terça, a Polícia Civil prendeu Deivid Ferreira de Souza, de 36 anos, por desferir golpes de faca na ex-mulher. O crime aconteceu no dia 3 de outubro, no município de Porto Grande. A vítima foi salva por vizinhos.

Segundo o órgão, havia um mandado de prisão em desfavor do suspeito desde a data do crime, porém ele estava foragido. Na manhã de hoje, a vítima informou que estava recebendo ameaças novamente e um novo mandado de prisão foi cumprido pela equipe que encontrou Deivid escondido na casa da mãe.

A vítima possui uma medida protetiva que iniciou em setembro após ele ameaçar a vítima durante uma confusão no Festival do Abacaxi, no referido município.

Em depoimento, Deivid disse que desferiu as facadas alegando que a ex-companheira, com quem viveu 9 anos, estava abandonando o filho, de 8 anos, fruto do relacionamento deles. Ele frisou, ainda, que só parou de desferir os golpes de faca porque o filho pediu.

Deivid foi indiciado por feminicídio tentado. Mas como descumpriu a medida protetiva e estava com mandado de prisão em aberto ele foi encaminhado para o Iapen. Segundo a Polícia Civil, o suspeito já foi preso por porte ilegal de arma de fogo, no Pará.