Esporte

Bola de Ouro 2022: Benzema é melhor jogador do mundo





Benzema está no topo do mundo. Favorito, o atacante do Real Madrid foi coroado pela revista France Football e levou a Bola de Ouro de 2022, que premia o melhor jogador da temporada 2021/22. É a primeira vez que o francês, de 34 anos, conquista o troféu. 

Benzema recebe o prêmio de Melhor do Mundo das mãos de Zidane 

Em seu discurso, o jogador citou os ídolos Zidane e Ronaldo como referência. 

"Estou pensando de quando era pequeno, de todo trabalho, que nunca deixei de fazer. Era sonho de criança. Cresci com isso na minha cabeça e depois tive a toda motivação na minha vida: Zidane e Ronaldo", disse Benzema, apontando aos ex-jogadores, presentes na cerimônia.
Benzema em 2021/22
46 jogos

44 gols
15 assistências
Títulos: Champions, Espanhol, Supercopa da Europa e Supercopa da Espanha

Sadio Mané, ex-Liverpool e atualmente no Bayern de Munique, e De Bruyne, do Manchester City, completaram o Top-3 da premiação. Lewandowski, do Barcelona, foi o quarto, e Salah, do Liverpool, foi o quinto. 

Aos 34 anos, Benzema é o jogador mais velho a ser coroado com a Bola de Ouro. Antes, a melhor posição dele havia sido o quarto lugar, na edição passada. O atacante reforçou sua superação na carreira pelos seis anos que passou longe da seleção francesa, entre 2015 e 2021. 

— É muito trabalho, não largar nada. Treinar sempre mais e sempre manter esse sonho na nossa cabeça. Tudo é possível. Houve momentos difíceis para mim. Você não olha somente o lado bom. Mas esse período em que não estive na seleção e não deixei nada. Treinei sempre. 

"Tenho muito orgulho do meu percurso", declarou.

Com o prêmio, a França agora é o país com mais Bolas de Ouro, ao lado da Argentina: sete. Antes de Benzema, Raymond Kopa (1958), Platini (1983, 1984 e 1985), Papin (1991) e Zidane (1998) também foram franceses premiados. Entre os argentinos, todas se sete vezes foram com Messi. 

 

Veja o Top-10 da Bola de Ouro:

  1. Benzema (FRA, Real Madrid, atacante)
  2. Mané (SEN, Bayern de Munique, atacante)
  3. De Bruyne (BEL, Manchester City, meia)
  4. Lewandowski (POL, Barcelona, atacante)
  5. Salah (EGI, Liverpool, atacante)
  6. Mbappé (FRA, PSG, atacante)
  7. Courtois (BEL, Real Madrid, goleiro)
  8. Vini Jr. (BRA, Real Madrid, atacante)
  9. Modric (CRO, Real Madrid, meia)
  10. Haaland (NOR, Manchester City, atacante)

O prêmio não tem qualquer vínculo com a Fifa, que vai realizar a sua própria cerimônia depois da Copa do Mundo. Atual vencedor, Messi não esteve entre os 30 indicados deste ano. O argentino ficou fora pela primeira vez desde 2005.

A France Football faz uma lista de 30 finalistas — 20, no feminino — e a submete a jornalistas de diferentes países. Na última edição, foram 180 participantes. Cada um faz o seu Top-5, e pontuações são dadas por posição. O melhor colocado leva a Bola de Ouro. 

Até 1994, o prêmio era dado somente a jogadores europeus. Depois, a France Football ampliou o leque para qualquer atleta de clubes do continente. A partir de 2006, não houve mais restrições, qualquer jogador do mundo poderia ser coroado. 

É por esse motivo que Pelé ou Maradona nunca foram Bola de Ouro. Em 2015, quando fez 60 anos, a France Football fez uma revisão de todos os seus prêmios anteriores com base nas regras atuais e reconheceu que o Rei do futebol levaria o troféu sete vezes: 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1965 e 1970.  

Desde 2018, a revista introduziu novas premiações: a Bola de Ouro para a melhor jogadora, o Troféu Yashin para o melhor goleiro, e o Troféu Kopa para o melhor jovem. Em 2022, as novidades foram o Troféu Gerd Müller, para o maior goleador da temporada, e o Prêmio Sócrates, um reconhecimento a quem é engajado socialmente.

 

- Bola de Ouro 2022: Alexia Putellas é bicampeã do prêmio feminino

Espanhola do Barcelona leva o troféu pelo segundo ano seguido, na quarta edição desde que a France Football instituiu o prêmio, em 2018

A espanhola Alexia Putellas faturou o bicampeonato no prêmio feminino da Bola de Ouro. A jogadora do Barcelona, vencedora em 2021, superou a concorrência de nomes como a inglesa Beth Mead e a australiana Sam Kerr. Ela, assim, se torna a maior vencedora da história troféu, criado em 2018, sendo a única com duas vitórias. 

 

 

- Courtois leva o troféu Yashin, de melhor goleiro do mundo

Arqueiro belga supera Alisson e Ederson e fatura prêmio dedicado à posição na Bola de Ouro, depois de temporada de destaque com o Real Madrid

O belga Thibaut Courtois foi eleito o melhor goleiro do mundo em 2022/23 e faturou o Troféu Yashin, premiação dentro da Bola de Ouro dedicada à posição. O jogador do Real Madrid recebeu o prêmio nesta segunda-feira, depois de uma temporada de destaque no clube espanhol, na qual conquistou a Liga dos Campeões e o Campeonato Espanhol.

 

- Lewandowski ganha o Prêmio Gerd Müller de artilheiro da temporada

Atacante polonês do Barcelona recebe o troféu inédito da revista France Football, pelos gols marcados em 2021/22 com a camisa do Bayern de Munique.

O atacante Robert Lewandowski, do Barcelona, ganhou nesta segunda-feira o Prêmio Gerd Müller 2022, dado pela revista France Football ao artilheiro da temporada passada (2021/22), levando em consideração os gols por seleção e clube. O centroavante polonês recebeu o troféu em cerimônia realizada nesta segunda-feira no Théâtre du Châtelet, em Paris, como parte da festa da Bola de Ouro deste ano.

 

Gavi ganha o Troféu Kopa de melhor jovem

Meia do Barcelona de 18 anos recebe o prêmio da revista France Football de melhor jogador sub-21 da temporada passada

O meia Gavi, de 18 anos, do Barcelona, ganhou nesta segunda-feira o Troféu Kopa 2022, prêmio dado pela revista France Football ao melhor jogador jovem da temporada passada (2021/22). Ele recebeu o título em cerimônia realizada nesta segunda-feira no Théâtre du Châtelet, em Paris, como parte da festa da Bola de Ouro deste ano.

 

Raí faz o "L" e diz que Brasil terá decisão importante nas próximas semanas

Ex-jogador do PSG, São Paulo e Brasil, faz discurso em entrega do "Prêmio Sócrates", dado a Mané em reconhecimento por ação em causas sociais

Ex-jogador do São Paulo, PSG e seleção brasileira, Raí participou da cerimônia da Bola de Ouro 2022 ao entregar o prêmio que leva o nome de seu irmão, Sócrates. No discurso antes de coroar Mané como vencedor, o brasileiro fez um discurso político e fez o “L”, em referência ao candidato à presidência da República, Lula. 

Bola de Ouro: Raí faz o "L" e diz que Brasil terá decisão importante nas próximas semanas 

No discurso, Raí exaltou a atuação de seu irmão, Sócrates, em defesa da democracia e disse que os brasileiros terão uma “decisão importante” para fazer nos próximos dias, em referência ao segundo turno das eleições presidenciais no Brasil. Ex-camisa 10 da Seleção, ele tem participado da campanha do candidato Lula

Raí entregou o "Prêmio Sócrates", criado este ano em reconhecimento aos atletas que têm atuação em causas sociais. O troféu foi dado ao atacante senegalês Sadio Mané, que faz várias ações no seu país natal, Senegal. O jogador chegou a financiar a construção de um hospital na sua cidade, Sédhiou.

 

- Esteban Ocon chega à Bola de Ouro com troféu em carro da Alpine

Piloto francês carregou troféu da premiação enquanto guiava o E21, carro da Lotus em 2013; no ano passado, Ocon foi convidado misterioso da Bola de Ouro ao lado de Fernando Alonso

A revista France Football entrega, nesta segunda, a Bola de Ouro para o melhor jogador e a melhor jogadora do mundo do futebol na temporada 2021/2022. Mas antes do início da cerimônia, o cobiçado troféu chegou de uma forma... inusitada. 

Guiando o Lotus-Renault E21 - carro da Lotus de 2013, pintado com as cores da Alpine - , o francês Esteban Ocon foi o responsável por levar o troféu ao Teatro de Châtelet, em Paris. A equipe de Enstone, quarta colocada no mundial de construtores, é uma das apoiadoras do evento. 

Mas esta não é a primeira vez que Ocon participa da cerimônia da Bola de Ouro. Em 2021, o piloto da Alpine também marcou presença, desta vez ao lado do companheiro Fernando Alonso - que vai deixar a equipe de Enstone rumo à Aston Martin em 2023.

No ano passado, os dois foram responsáveis por levar os troféus principais da competição ao palco. A dupla deixou o carro de capacete e só revelou sua identidade já durante a cerimônia. Lionel Messi e Alexia Putellas foram os eleitos os melhores do mundo na ocasião. 

Em 2022, Pierre Gasly também marcou presença na premiação da Bola de Ouro. O francês da AlphaTauri, que vai substituir Alonso na Alpine a partir de 2023, é ex-amigo e rival de longa data de Ocon, seu futuro companheiro. 

A Fórmula 1 segue para o GP dos Estados Unidos neste domingo, 23 de outubro. Restam quatro etapas na temporada 2022.

Fonte: GE