Esporte

Botafogo vence no fim com gol de pênalti e aumenta a crise do São Paulo





Em confronto direto na luta por uma vaga na Libertadores, o Botafogo venceu o São Paulo por 1 a 0 no Morumbi, neste domingo (9), pela 31ª rodada do Brasileirão. O gol da vitória, marcado no fim por Tiquinho Soares, saiu depois de um pênalti marcado com ajuda do VAR e que resultou na expulsão do zagueiro Léo.

A derrota em casa aumenta ainda mais a crise no São Paulo e praticamente enterra as chances do time de conseguir uma vaga na próxima Libertadores. Com o revés, o Tricolor estacionou nos 40 pontos e caiu para a 11ª colocação. Já o Botafogo foi a 43 pontos e subiu na tabela: ocupa agora a 8ª posição. No final do jogo, alguns são-paulinos presentes no Morumbi soltaram gritos de "time sem vergonha" e "ôôô queremos jogador".

A partida foi muito prejudicada pelas fortes chuvas que caíram na zona sul paulista na tarde de hoje. Apesar do ótimo estado, o gramado do Morumbi acumulou algumas poças d'água no primeiro tempo, o que dificultou a bola de rolar. Resultado: muita disputa, bola aérea, mas poucas chances criadas e finalizações. Na etapa final, a chuva deu uma trégua e o jogo melhorou, com o Botafogo chegando ao gol da vitória em pênalti assinalado pelo árbitro Jean Pierre com ajuda do VAR.

 

- América-MG vence o Fluminense no Maracanã e entra na briga por vaga na Libertadores

 

Coelho faz 2 a 0 no primeiro tempo e tira o time carioca do G-4

O América-MG se impôs fora de casa e venceu o Fluminense por 2 a 0, neste domingo, no Maracanã. O resultado foi construído no primeiro tempo, com gols de Juninho e Matheusinho.

 

- Atlético-MG e Ceará ficam no 0 a 0 e desperdiçam chance de subir na tabela

Galo perde nova oportunidade de entrar no G-6 e acaba vaiado; Vovô cai uma posição e segue rondando o Z-4

 

 Não foi por falta de oportunidades que Atlético-MG e Ceará empataram sem gols, na noite deste domingo, no Mineirão. Os dois times tiveram chances ao longo da partida pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, mas abusaram do direito de perder gols. No fim o 0 a 0 amargo atrapalhou os planos das duas equipes. O Galo, que vinha de duas vitórias seguidas, perdeu mais uma chance de embalar e entrar no G-6 da competição. Acabou sendo vaiado pela própria torcida dentro de casa. O Vovô, que buscava um respiro na luta contra o rebaixamento, caiu uma posição na tabela e vai para um jogo “decisivo” diante do Cuiabá, adversário direto, no próximo domingo.

 

- Com um a menos desde o início, Coritiba segura Bragantino e volta a vencer

Alef Manga e Bruno Gomes marcam os gols da vitória; Popó descontou para os paulistas

Com um a menos desde os primeiros minutos, o Coritiba venceu o Bragantino por 2 a 1 na noite deste domingo, 9, em jogo válido pela 31ª rodada do Brasileirão. Mesmo após a expulsão de Warley, o Coxa saiu na frente com belo gol de Alef Manga. O Massa Bruta conseguiu a igualdade com Popó, mas viu os donos da casa marcarem novamente com o volante Bruno Gomes. Apesar da vantagem numérica, o Massa Bruta não conseguiu pressionar o Coxa, que volta a vencer no campeonato.

 

- Inter vence Goiás por 4 a 2 e retoma vice-liderança do Brasileirão

Time gaúcho chegou a 57 pontos, nove a menos que Palmeiras

O Internacional retornou à vice-liderança da Série A do Campeonato Brasileiro neste domingo (9), a sete rodadas do fim da competição, após derrotar o Goiás por 4 a 2 no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O camisa 10 Alan Patrick marcou duas vezes para o Colorado, e Maurício e Carlos de Pena também balançaram as rede. Os dois gols do Esmeraldino foram do atacante Pedro Raul, que se tornou artilheiro da Série A,  ao lado do argentino Germán Cano (Fluminense), com 17 gols. Com o triunfo em casa, o Inter chegou aos 57 pontos, nove a menos que o líder Palmeiras. Já o Goiás, com 31, ocupa a 13ª posição. A 31ª rodada termina segunda-feira (10), com dois jogos: Atlético_GO x Pameiras às 18h30 (horário de Brasília), e Santos x Juventude, às 20h. 

Foi um primeiro tempo eletrizante no Beira Rio. Com um minuto de bola rolando, Dadá Belmonte quase abre o placar para o Esmeraldino, chutando da entrada da área, mas Keiller fez ótima defesa. Quem inaugurou o marcador foi o Inter, aos 12 minutos. A jogada começou com uma roubada de bola de Carlos de Pena, que tocou para Pedro Henrique cruzar no meio da área. A zaga esmeraldina bobeou e Maurício chutou para o fundo da rede. Aos 30, a arbitragem anotou pênalti após cruzamento do Goiás, quando Bustos tocou com braço na bola. Pedro Raul acertou o canto esquerdo do gol, e deixou tudo igual no Beira Rio.

Logo na sequência, Pedro Henrique (PH) invadiu a área do Esmeraldino, cortou com a direita e chutou forte, mas Tadeu impediu o gol. De tanto insistir, o Colorado voltou a ficar na frente do marcador aos 41 minutos. De Pena tocou para PH, que tentou marcar de calcanhar, mas a bola sobrou para o camisa 10 Alan Patrick empurrar para o gol. E não parou por aí: ainda deu tempo do Esmeraldino chegar novamente ao empate. Já nos acréscimos, após escanteio, Pedro Raul aproveitou a sobra, e marcou o segundo dele no Beira Rio: 2 a 2.  O atacante do Goiás passou a dividir a artilharia do Brasileirão com 17 gols, mesmo total do argentino Germán Cano, do Fluminense.

Na segunda etapa, aos 11 minutos, o Inter voltou a ficar na frente do placar: Maurício cruzou da esquerda, na medida para Alan Patrick cabecear para o fundo da rede e marcar o terceiro do Inter. Foi o segundo gol do atacante colorado no jogo. Aos 21 minutos, Carlos de Pena quase ampliou para dos donos da casa, ao arriscar um bomba de fora da área. Atrás do placar, o Esmeraldino não esboçou reação. Aos 31, após escanteio, Alan Patrick chutou com perigo, a bola desviou na defesa, e por um triz Wanderson não faz o quarto gol do Colorado. Coube ao meio-campista Carlos de Pena, já aos 50 minutos, fazer o dele no Beira-Rio, após bobeira do Esmeraldino na cobrança de lateral, de Maguinho para o goleiro Tadeu. De Pena roubou a bola e selou a vitória por 4 a 2 do Inter, garantindo a vice-liderança do Brasileirão.

 

- Fortaleza vence Avaí dentro de casa e soma 41 pontos

Thiago Galhardo e Hércules marcaram para o Tricolor e garantiram vitória

O Fortaleza levou a melhor diante da torcida e fez a festa na Arena Castelão. O Leão venceu o Avaí por 2 a 0, com gols de Thiago Galhardo e Hércules na segunda etapa e mantém sequência sem derrotas. Por outro lado, o Avaí soma a quarta derrota seguida.

 

Série B

- O Sport segue vivo na luta pelo acesso. Contando com uma Ilha do Retiro lotada e pulsante, os rubro-negros fizeram uma grande partida e venceram o já campeão Cruzeiro, que entrou em campo com uma equipe bastante modificada, por 3 a 1. Foi apenas a quarta derrota da Raposa na Série B, e o primeiro jogo em que o time mineiro sofre três gols na competição.

 

Futebol internacional 

- O Barcelona conseguiu um resultado que mantém a emoção na disputa pela liderança do Campeonato Espanhol. Mas o placar foi a única boa notícia para a torcida neste domingo. Pouquíssimo inspirado, o time catalão fez 1 a 0 sobre o Celta de Vigo, no Camp Nou, com gol de Pedri no primeiro tempo, e sofreu para segurar a vantagem, especialmente no segundo tempo, quando foi pressionado até o fim pelos visitantes. Com o triunfo, igualou os 22 pontos do Real Madrid e lidera por ter vantagem no saldo de gols - confira a tabela completa de La Liga.

 

Cristiano Ronaldo chega a 700 gols marcados por clubes

Português marca para o Manchester United em jogo contra o Everton pelo Campeonato Inglês

Autor do segundo gol do Manchester United no jogo contra o Everton, neste domingo, pelo Campeonato Inglês, Cristiano Ronaldo alcançou uma importante marca na carreira. Ele agora tem 700 gols oficiais por clubes

O atacante português de 37 anos chegou a 144 com a camisa do clube inglês, onde está em sua segunda passagem. Foram outros 450 pelo Real Madrid, 101 pela Juventus e cinco pelo Sporting. 

Os gols de Cristiano Ronaldo

CLUBE Liga nacional Copas e supercopas nacionais Champions League Mundial Liga Europa Supercopa da Uefa TOTAL
Manchester United 103 17 22 1 1 0 144
Juventus 81 6 14 0 0 0 101
Real Madrid 311 26 105 6 0 2 450
Sporting 3 2 0 0 0 0 5
SOMA 498 51 141 7 1 2 700

A marca foi obtida na partida de número 945 de Cristiano Ronaldo defendendo clubes. Ou seja, a média nesse recorte é de 0,74 por jogo. 

Somando também os feitos por Portugal, são agora 817 bolas na rede ao todo, em 1136 jogos - com média de 0,71. Cristiano Ronaldo é o maior artilheiro da história do Real Madrid e da seleção portuguesa. 

Contra o Everton, pela nona rodada da Premier League 2022/23, Cristiano Ronaldo começou no banco de reservas, mas substituiu o contundido Martial aos 27 minutos do primeiro tempo. Aos 43, recebeu assistência de Casemiro e bateu de pé esquerdo para superar o goleiro Pickford. 

Mensagens nas redes sociais

Nomes históricos do futebol inglês, Alan Shearer e Gary Lineker parabenizaram Cristiano pela marca. Usain Bolt, torcedor do Manchester United, também fez sua homenagem.

 

- G. Martinelli marca e dá assistência, e Arsenal vence o Liverpool no Inglês

O Arsenal voltou a assumiur a liderança da Premier League hoje (9) ao vencer o clássico válido pela 10ª rodada contra o Liverpool por 3 a 2 em jogo marcado por gol assinalado em menos de um minuto, brilho dos brasileiros de ambas as equipes e dois gols do jovem Bukayo Saka.

Os donos da casa somam agora 24 pontos e deixam para trás o Manchester City, com 23. Os Reds, por outro lado, caem e agora ocupam a 10ª posição, com apenas 10 pontos.

Fonte: Agência Brasil - GE - UOL