A revista France Football divulgou hoje a lista dos 30 finalistas à Bola de Ouro, prêmio dado ao melhor jogador do mundo na temporada. Vinicius Jr, do Real Madrid, e Cristiano Ronaldo, do Manchester United, estão entre os finalistas. Por outro lado a dupla Neymar e Messi, do Paris Saint-Germain, ficou de fora. O argentino é o atual detentor do troféu.
Além do atacante merengue, o Brasil conta com outros dois representantes, Casemiro, também do Real, e Fabinho do Liverpool. O francês Karim Benzema e o polonês Robert Lewandowski são outros nomes a integrar a lista da revista francesa.
A "France Football" foi divulgando os concorrentes em suas redes sociais em grupos de cinco jogadores. Além dos nomes já consagrados, também estão na lista final jogadores que começam a aparecer no cenário do futebol mundial como Darwin Núñez, Dusan Vlahovic e Luis Díaz.
A grande surpresa, porém, foi a ausência de Lionel Messi, que não ficava fora de uma indicação à Bola de Ouro desde 2005. Messi também é o jogador que mais vezes venceu a premiação na história, com sete troféus.
A primeira edição da Bola de Ouro aconteceu em 1956 e até 1995 apenas jogadores com nacionalidades europeias poderiam receber o prêmio. A partir de 2006, a premiação também passou a incluir jogadores que atuam fora do futebol europeu.
Entre 2010 e 2015, a Bola de Ouro da France Football foi unificada ao troféu de melhor do mundo da Fifa, mas atualmente as premiações estão separadas.
A revista também divulgou os indicados à Luva de Ouro, prêmio dado ao melhor goleiro da temporada. O Brasil conta com dois representantes: Alisson, do Liverpool, e Ederson, do Manchester City.
Também disputarão o prêmio os goleiros Courtois, do Real Madrid; Maignan, do Milan; Bounou, do Sevilla; Mendy, do Chelsea; Neuer, do Bayern; Oblak, do Atlético de Madrid; Trapp, do Eintracht Frankfurt; Lloris, do Tottenham.
Fonte: UOL