Esporte

Corinthians vence Fla com gol contra de Rodinei e encosta no topo da tabela





Embalado após a classificação heróica sobre o Boca Juniors (ARG) na Copa Libertadores, o Corinthians se impôs diante do Flamengo na lotada Neo Química Arena (SP) e venceu por 1 a 0 com um gol contra do lateral direito Rodinei. Com o resultado, os paulistas encostaram no topo da tabela do Campeonato Brasileiro, com 29 pontos, e puseram fim a um tabu que já durava nove partidas sem ganhar do Rubro-Negro.

O Flamengo, por sua vez, entrou com um time majoritariamente formado por reservas. Dorival Júnior decidiu por poupar muitos titulares visando a decisiva partida da próxima quarta-feira (13), contra o Atlético-MG, no Maracanã (RJ), pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Na ida os cariocas perderam por 2 a 1 no Mineirão (MG).

Pelo Brasileiro, o Corinthians volta a campo no próximo sábado (16), diante do Ceará, na Arena Castelão (CE). Já o Rubro-Negro recebe no mesmo dia o Coritiba no Maracanã (RJ).

 

Confira outros jogos 

- Coritiba e Juventude empatam em 2x2

Paranaenses têm 19 pontos. Gaúchos não vencem há 7 jogos

O duelo entre Coritiba e Juventude pelo Campeonato Brasileiro não teve vencedor. Neste domingo (10), os dois times empataram – 2x2 -, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela 16ª rodada.

Após quatro derrotas seguidas, o Coritiba chegou ao segundo jogo de invencibilidade e segue na 12ª posição, com 19 pontos, podendo ser ultrapassado por Cuiabá e Santos ou Atlético-GO na sequência da rodada. O Juventude, por sua vez, encara um jejum de sete partidas sem vencer. Os gaúchos estão na vice-lanterna, com 12 pontos.

O Juventude foi para o intervalo com dois gols de vantagem. Aos quatro minutos, após um bate-rebate na área, o meia Paulo Henrique abriu o placar. Aos 31, Ricardo Bueno foi derrubado na área pelo zagueiro Henrique. O próprio atacante cobrou o pênalti e ampliou para 2x0. O Coritiba diminuiu aos sete minutos da etapa final, com Léo Gamalho, de cabeça. Aos 32, Adrián Martínez recebeu do também atacante Igor Paixão, fez o giro na área e deixou tudo igual: 2x2.

O próximo adversário do Coritiba será o Flamengo, no Mané Garrincha, em Brasília, no sábado que vem (16), às 19h (horário de Brasília). No dia seguinte, às 11h, o Juventude recebe o Goiás no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). As partidas são válidas pela 17ª rodada do Brasileiro.

 

- Palmeiras e Fortaleza empatam em jogo finalizado por falta de luz

 

Em um jogo morno, onde as defesas levaram a melhor sobre os ataques, Fortaleza e Palmeiras empataram sem gols na noite deste domingo (10), em Fortaleza. Assim, o time paulista perdeu a oportunidade de abrir três pontos para o vice-líder. Com 30 pontos, o time segue na ponta do Campeonato Brasileiro, mas vê o Corinthians logo atrás com 29. Já o Fortaleza vê seu calvário aumentar. Com o empate, soma apenas um ponto, chega aos 11 pontos, mas continua na lanterna do torneio.

 

O melhor momento da partida aconteceu aos 44 minutos do segundo tempo, quando caiu a energia do Castelão, e a torcida dos donos da casa fez uma linda festa com as luzes dos telefones celulares. Segundo os responsáveis pelo estádio, houve um apagão geral que deixou toda a região da Arena Castelão às escuras. Após a espera protocolar de 30 minutos, o árbitro Wilton Pereira Sampaio resolveu encerrar a partida em Fortaleza. Por conta disso, o Palmeiras se apressou em voltar a São Paulo e os jogadores não concederam entrevistas pós-jogo. 

 

Na súmula, o Wilton Pereira Sampaio relatou a confusão que culminou com o encerramento do jogo em Fortaleza. "Aos 44 minutos e 14 segundos do segundo tempo de jogo, a partida foi paralisada em razão de falta de iluminação adequada no estádio. Conforme previsto no Regulamento Geral das Competições da CBF, foi aguardado o prazo de 30 minutos para restabelecimento da iluminação. Durante esse período, seguindo orientações do comandante do policiamento, foi solicitado que ambas as equipes aguardassem o tempo previsto em seus vestiários por questões de segurança. Após encerrado o prazo de 30 minutos, fomos informados pelo sr. Rogério Nogueira Pinheiro (Sec. de Esporte e Juventude do Estado do Ceará), e responsável pela administração da Arena Castelão, que houve uma sobrecarga elétrica e consequente queda da subestação 01 da Arena Castelão, não havendo previsão de retorno, conforme documento em anexo. Dessa forma, foi comunicado aos responsáveis das equipes, sr Marcelo Paz (presidente da equipe Fortaleza E.C.) e o sr Anderson Barros (diretor de futebol da equipe S.E. Palmeiras ), que a partida foi suspensa em definitivo."

 

Fortaleza e Palmeiras entraram em campo pressionados, mas de maneiras distintas. Enquanto o Verdão tinha como missão se isolar na liderança do Campeonato Brasileiro, o Tricolor cearense luta pela sobrevivência na Série A, já que permanece na zona de rebaixamento.

 

Precisando da vitória, os donos da casa começaram a partida mais concentrados e até balançaram a rede de Weverton, mas o gol de Zé Welison foi anulado. Após consulta ao VAR, o árbitro Wilton Pereira de Sampaio viu toque de mão de Matheus Vargas no início da jogada e deu falta para o time visitante.

 

Agora os dois times voltam as atenções para a Copa do Brasil, onde ambos têm clássicos pela frente. O Fortaleza tem uma vantagem confortável contra o Ceará no jogo da próxima quarta-feira (13), já que venceu o rival por 2 a 0 no jogo de ida. No dia seguinte, o Palmeiras recebe o São Paulo no Allianz Parque, onde terá de reverter o resultado da primeira partida, quando perdeu por 1 a 0. Pelo Brasileiro, o Palmeiras joga com o Cuiabá em São Paulo, enquanto o Fortaleza viaja para enfrentar o Atlético-GO.

 

- São Paulo supera 12 desfalques, anula Atlético-MG e empata no Mineirão

A missão do São Paulo na noite deste domingo não era nada fácil, afinal o desafio era enfrentar o Atlético-MG, no Mineirão. Mesmo com 12 desfalques, o Tricolor anulou o Galo, que entrou em campo mirando a liderança do Campeonato Brasileiro. Com uma linha de cinco jogadores na defesa, o São Paulo praticamente não concedeu oportunidades de gol para o Atlético, e segurou o empate em 0 a 0.

Pela classificação, o resultado não foi bom para nenhum dos lados, mas pelas circunstâncias, é um ponto que o São Paulo tem de comemorar, já que apenas três equipes conseguiram tirar pontos do Galo no Mineirão entre 2021 e 2022.

 

- Santos vence Atlético-GO no primeiro jogo pós-Bustos, mas repete problemas

Comandado pelo técnico interino Marcelo Fernandes, após a demissão do técnico Fabián Bustos, o Santos venceu o Atlético-GO por 1 a 0, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol foi marcado pelo garoto Lucas Barbosa.

Essa foi a primeira partida do peixe sem o comandante argentino. A equipe não teve um desempenho superior ao de partidas anteriores, mas aproveitou a chance que teve para voltar a vencer. Com isso, o Peixe chega a 22 pontos e entra na parte de cima da tabela do Brasileirão. Já o Dragão permanece com 17 pontos e segue nas últimas posições do torneio.

Vale destacar que Giovanni, ídolo do clube paulista, estreou como auxiliar técnico e estava no banco do Peixe. Ele foi contratado para cumprir essa função em dois jogos, sendo o segundo o confronto de Copa do Brasil contra o Corinthians, que acontece na próxima quarta-feira (13) e é válido pelas volta das oitavas de final.

 

- Cuiabá bate Botafogo por 2 a 0 e respira longe da zona de rebaixamento

O Cuiabá venceu o Botafogo por 2 a 0 na noite deste domingo (10) na Arena Pantanal, pela 16ª rodada do Brasileirão. Alesson e André Luiz marcaram os gols da partida.

O resultado faz o Dourado deixar a zona de rebaixamento da competição e agora soma 19 pontos, na 14ª colocação. O Glorioso, por sua vez, fica estacionado na 10ª posição da tabela, com 21 somados.

 

Fonte: UOL - Agência Brasil