Esporte

Palmeiras goleia e garante melhor campanha nos grupos da Libertadores





O Palmeiras garantiu a melhor campanha da primeira fase da Copa Libertadores após golear o Deportivo Táchira (Venezuela) por 4 a 1 no Allianz Parque, em São Paulo.

Com este resultado o Verdão fechou a primeira fase da competição continental com 100% de aproveitamento (seis vitórias em seis partidas), liderando o Grupo A com 18 pontos, dez de vantagem sobre o Emelec (Equador), que também avançou para as oitavas de final.

Jogando diante de sua torcida, o Palmeiras começou pressionando, e abriu o placar aos 14 minutos, quando Gustavo Scarpa cruzou para a área, onde o goleiro Varela tentou cortar a jogada mas viu a bola passar por baixo de suas pernas.

Seis minutos depois o centroavante Rafael Navarro foi derrubado na área e o juiz assinalou pênalti. Gustavo Scarpa cobrou com categoria, deslocando o goleiro e ampliando para 2 a 0.

No início do segundo tempo, logo aos dois minutos, o Táchira ainda ensaiou uma reação, ao diminuir com o zagueiro Gutiérrez após cobrança de escanteio. Mas a noite era mesmo do Palmeiras, que aos 11 minutos marcou o terceiro com Rony, que desviou de calcanhar após cruzamento de Dudu.

A equipe de Abel Ferreira queria mais, e chegou aos 22 minutos, em novo gol em cobrança de pênalti de Gustavo Scarpa.

Com este resultado o Palmeiras quebrou o recorde de gols marcados na fase de grupos de uma edição da Libertadores no formato atual, chegando ao total de 25 e superando a marca de 21 do River Plate (Argentina) no ano de 2021.

Depois da boa apresentação pela Libertadores, o Verdão joga pelo Brasileiro, onde faz clássico com o Santos no domingo (29) na Vila Belmiro.

 

- Flamengo não convence, mas triunfa na Libertadores

Mesmo com uma atuação pouco convincente, o Flamengo derrotou o Sporting Cristal (Peru) por 2 a 1 no estádio do Maracanã, no jogo que marcou o final da sua participação na fase de grupos da atual edição da Copa Libertadores.

Após esta vitória o Rubro-Negro alcançou os 16 pontos (garantindo até o momento a segunda melhor campanha da fase inicial, atrás do Palmeiras e podendo ainda ser ultrapassado pelo River Plate, da Argentina), ficando como líder do Grupo H.

Tendo a classificação já garantida, o técnico Paulo Sousa decidiu poupar peças importantes, como o zagueiro Rodrigo Caio, o meio-campista Everton Ribeiro e o atacante Bruno Henrique, que ficaram no banco, e o uruguaio Arrascaeta, que nem foi relacionado.

Com tantas mudanças o Flamengo até criava chances, mas também oferecia oportunidades para o time peruano. Assim, o placar foi movimentado apenas aos 29 minutos da primeira etapa, quando David Luiz lançou para o chileno Isla, que dominou e finalizou por baixo do goleiro Alejandro Duarte. A bola ainda bateu no lateral Madrid, que acabou ficando com o crédito pelo gol.

O panorama da partida só mudou no decorrer da etapa final, quando o técnico Paulo Sousa colocou em campo Bruno Henrique, Rodinei e Andreas Pereira, que teve participação direta no segundo gol. Aos 28 minutos o camisa 18 cobrou falta na direção da área e o centroavante Pedro subiu muito para cabecear com categoria.

Porém, a equipe peruana ainda conseguiu descontar aos 39 minutos do segundo tempo. Após receber na esquerda, Christofer Gonzáles cortou para o meio e bateu de direita. A bola foi na direção do goleiro Hugo Souza, que falhou. Placar final, Flamengo 2, Sporting Cristal 1.

Após o compromisso pela Libertadores, o Flamengo se concentra no Brasileiro. E o próximo desafio é o clássico com o Fluminense no próximo domingo (29) no estádio do Maracanã.

 

- Bragantino perde do Nacional e dá adeus à Libertadores

Massa Bruta também não conseguiu vaga nas oitavas da Sul-Americana

O Bragantino deu adeus à Taça Libertadores após ser derrotado por 3 a 0 pelo Nacional (Uruguai) no estádio Parque Central, em Montevidéu. Com este revés o Massa Bruta terminou a primeira fase da competição, pelo Grupo C, na quarta posição com cinco pontos.

Assim, o Bragantino deu adeus à Libertadores e também ficou sem a possibilidade de seguir para as oitavas da Sul-Americana, para qual seguiu o terceiro colocado da chave, o próprio Nacional, que chegou aos sete pontos.

A vitória da equipe uruguaia começou a ser construída aos oito minutos do primeiro tempo, quando Trezza aproveitou rebote dado pelo goleiro Cleiton. O segundo saiu ainda antes do intervalo, com o lateral Cândido se antecipando à defesa para aproveitar cruzamento rasteiro.

O terceiro saiu apenas aos 38 da etapa final, em cobrança de pênalti de Fagúndez.

Após a eliminação da Sul-Americana, o Massa Bruta se volta para o Brasileiro, onde mede forças com o Goiás no próximo sábado (28) no estádio da Serrinha.

 

Copa Sul-Americana

- Sul-Americana: Atlético-GO supera altitude e empata para avançar

O Atlético-GO fez história, pois, mesmo jogando no estádio Casa Blanca (Quito), arrancou empate de 1 a 1 com a LDU (Equador) e garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Com este resultado o Dragão garantiu a liderança do Grupo F com 13 pontos, ficando à frente justamente da equipe equatoriana, único time que tinha possibilidade de tirar a vaga dos brasileiros.

Apesar de ficar com a vitória final, a equipe comandada pelo técnico Jorginho viu a LDU abrir o placar aos 28 minutos do primeiro tempo, com um chute muito forte de Hoyos. Mas no intervalo o treinador colocou em campo aquele que faria o gol da classificação, Gabriel Baralhas, aos 19 minutos do segundo tempo.

Após se garantir na Sul-Americana, o Atlético-GO joga pelo Brasileiro, onde pega o Internacional na próxima segunda (30).

 

- Sul-Americana: Internacional goleia por 5 a 1 com três de Dourado

O Internacional fez o trabalho de casa e avançou para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. A vaga foi garantida após o Colorado golear o 9 de Octubre (Equador) por 5 a 1, no Beira Rio, em Porto Alegre.

Com o resultado o Colorado chegou aos 12 pontos, garantindo a primeira posição do Grupo E da competição continental.

Logo aos oito minutos a equipe brasileira abriu o placar com Rodrigo Dourado, de cabeça, após cobrança de escanteio de De Pena. Mas dois minutos depois os equatorianos igualaram tudo com Caicedo, que cabeceou após cruzamento de Mauro da Luz.

Mesmo procurando mais a vitória, o Internacional só conseguiu voltar a ficar na frente no segundo tempo. Aos três minutos Taison cruzou, a bola passou por Bruno Mendez e Dourado não perdoou. Mas a tranquilidade só veio aos 20 minutos, quando Edenilson mandou para a área adversária e Orlin Quiñónez fez contra.

Aos trinta minutos a dupla Taison e Dourado voltou a entrar em ação, com o camisa sete mandando para o volante marcar de cabeça. Sete minutos depois deu tempo para Estevão deixar o seu.

Após se garantir nas oitavas da Sul-Americana, o Colorado joga pelo Brasileiro, onde pega o Atlético-GO na segunda (30) no Beira Rio.

 

- Santos se garante nas oitavas de final da Copa Sul-Americana

O Santos se garantiu nas oitavas de final da Copa Sul-Americana após empatar em 1 a 1 com o Banfield (Argentina) na Vila Belmiro.

Com o resultado o Peixe chegou aos 11 pontos, mesma pontuação do Unión La Calera (Chile), que derrotou a Universidad Católica (Equador) por 3 a 2. Com esta combinação de resultados a equipe brasileira garantiu a vaga na próxima fase por terminar a primeira fase com um ataque mais positivo do que os equatorianos.

Na Vila Belmiro, o Santos abriu o placar aos 35 minutos do primeiro tempo com Marcos Leonado em cobrança de pênalti. Mas um pouco antes do intervalo a equipe argentina deixou tudo igual com um chute de fora da área de Domingo.

O próximo compromisso do Peixe é pelo Campeonato Brasileiro, onde faz clássico com o Palmeiras no domingo (29) na Vila Belmiro.

Fonte: Agência Brasil