Economia

BC encaminha proposta de reajuste de 22% para analistas e técnicos a partir de junho





O Banco Central encaminhou, nesta quinta-feira (12), uma minuta de Medida Provisória (MP) ao Ministério da Economia para reestruturação da carreira de servidores da instituição.

CNN teve acesso ao documento que prevê reajuste salarial de 22% para analistas e técnicos do BC a partir de junho de 2022. A medida era a principal demanda da categoria, que retomou a greve geral no dia 3 de maio.

A paralisação tem afetado a publicação de diversos indicadores e relatórios macroeconômicos do BC, como o Boletim Focus, o IBC-Br (nível de atividade econômica) e as notas de estatísticas econômico-financeiras.

Outros pontos propostos pelo documento são a nova tabela salarial para funcionários celetistas reintegrados e a reestruturação da Carreira de Especialista do Banco Central, com exigência de nível superior para o ingresso no cargo de técnico e a alteração do nome do cargo de analista para auditor.

Também fica prevista a criação de uma retribuição por produtividade institucional, compatível com o regime de subsídio, cuja regulamentação será feita posteriormente pela Diretoria Colegiada do BC e a taxa de supervisão.

De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do BC (Sinal), Fábio Faiad, a greve geral será mantida até a publicação oficial da Medida Provisória.

Fonte: CNN Brasil