Esporte

Real Madrid conquista 35º título do Espanhol a quatro rodadas do fim





O Real Madrid conquistou neste sábado (30) seu 35º título do Campeonato Espanhol, um recorde, após dois gols de Rodrygo no primeiro tempo, o que o levou a uma vitória por 4 a 0 em casa sobre o Espanyol.

A vitória também fez de seu treinador, o italiano Carlo Ancelotti, o primeiro técnico a conquistar títulos em cada uma das cinco principais ligas da Europa --Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França.

Os dois gols de Rodrygo deram ao Real uma vantagem de dois gols no intervalo, antes de Marco Asensio somar um terceiro aos 10 minutos do segundo tempo e o artilheiro do campeonato, Karim Benzema, fechar o placar a nove minutos do fim.

O capitão Benzema levantou o troféu depois de sair do banco no final do segundo tempo, quando Ancelotti descansou vários titulares por causa da partida de volta em casa contra o Manchester City na semifinal da Liga dos Campeões na quarta-feira, após a derrota por 4 a 3 na Inglaterra.

O Real tem 81 pontos com quatro jogos pela frente no campeonato. Eles estão 17 pontos à frente do segundo colocado Sevilla e 18 à frente do Barcelona. A equipe precisava apenas de um ponto contra o Espanyol para conquistar o título faltando quase um mês da temporada.

O título também marca a 24ª taça conquistada pelo lateral-esquerdo Marcelo com a camisa do Real Madrid, fazendo com que ele supere Gento como o jogador a conquistar mais títulos com o Real nos 120 anos de história do clube.

 

Confira outras notícias 

- Porto vence com gol de Evanilson e pode ser campeão português neste domingo

Dragões batem Vizela por 4 a 2 e garantem título se o Sporting não vencer o Gil Vicente na rodada

O Porto deu um passo importante para garantir o título do Campeonato Português. A equipe venceu o Vizela por 4 a 2 neste sábado, em casa, e agora torce por um tropeço do Sporting diante do Gil Vicente, no domingo, para assegurar a conquista.  

A vitória levou o Porto a 85 pontos, contra 76 do Sporting. Caso o time lisboeta empate ou perca para o Gil Vicente, não conseguirá mais alcançar o rival, já que faltarão apenas duas rodadas para o fim do torneio. De qualquer forma, o Porto precisa de apenas mais um ponto nos dois últimos jogos para se sagrar campeão sem depender de outros resultados. 

O triunfo sobre o Vizela veio com toque brasileiro. O atacante Evanilson abriu o placar aos 21 minutos, aproveitando falha do goleiro rival. Taremi, duas vezes, e Mbemba, com assistência de Pepê, completaram o placar. Alex Méndez e Nuno Moreira diminuíram para o Vizela. 

O Porto tem, ao todo, 29 títulos do Campeonato Português. A equipe está atrás apenas do Benfica, que soma 37 conquistas do torneio.

 

Russo

- Zenit vence com brilho dos brasileiros e conquista quarto título seguido na Rússia

Time de São Petersburgo vence Lokomotiv por 3 a 1 e não pode mais ser ultrapassado pelo Dínamo de Moscou. Vaga na próxima Champions ainda é incerta

O Zenit venceu o Lokomotiv por 3 a 1 neste sábado, em São Petersburgo, e garantiu o seu oitavo título do Campeonato Russo, o quarto seguido. A equipe agora está a dois do Spartak Moscou, maior campeão da liga. A vitória veio com participação brasileira: um gol de Malcom, e assistências de Claudinho e Yuri Alberto. 

A três rodadas do fim, o Zenit chegou aos 61 pontos e não pode mais ser ultrapassado pelo Dínamo de Moscou, que tem 52. O primeiro critério de desempate é o confronto direto, e o time de São Petersburgo leva vantagem com um empate por 1 a 1 e uma vitória por 4 a 1 nos dois jogos. 

Equipe de São Petersburgo venceu o Lokomotiv por 3 a 1 de virada e se sagrou campeão do Campeonato russo de 21/22. Malcom fez o segundo gol do Zenit.

Como campeão russo, o Zenit teria direito a uma vaga na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões mas, no momento, a classificação não é válida. Os times e seleções da Rússia seguem suspensas pela Fifa e pela Uefa após a invasão do exército do país na Ucrânia. A Uefa ainda não se manifestou sobre como vai preencher as vagas dos seus torneios na temporada seguinte. 

Neste sábado, Gyrano Kerk abriu o placar para o Lokomotiv, mas o Zenit virou ainda no primeiro tempo. Com passe de Yuri Alberto, Ivan Sergeev empatou. Malcom fez o segundo com assistências de Claudinho, e Andrey Mostovoy, no segundo tempo, fechou o placar: 3 a 1. 

Com a vitória por 3 a 1 contra o Lokomotiv Moscou, o Zenit garantiu o seu nono título do Campeonato Russo. Veja a festa do elenco com o troféu.

Claudinho fez 21 jogos na liga até o momento, com oito gols e três assistências em sua primeira temporada no clube. Malcom realizou 22 partidas, balançou as redes oito vezes também e anotou marcou 8 gols e deu seis assistências. 

O ex-Inter Yuri Alberto, que chegou ao time no início deste ano, tem quatro gols e dois passes para gol em sete jogos no campeonato. O volante Wendel e o lateral-esquerdo Douglas Santos também foram titulares no jogo do título. 

 

Bundesliga

- Haaland faz três, mas Dortmund leva virada no fim, e campeão Bayern perde para o Mainz

Time amarelo vencia Bochum por 3 a 2 até os 35 do segundo tempo, mas acaba derrotado. Lewandowski deixa o seu, mas bávaros caem por 3 a 1 fora de casa

O campeão e o vice-líder da Bundesliga entraram em campo neste sábado pela 32ª rodada e foram derrotados. Em um jogo de duas viradas incríveis e com três gols de Haaland, o Borussia Dortmund perdeu para o Bochum por 4 a 3, em casa. O Bayern de Munique também teve gol do seu artilheiro, Lewandowski, mas caiu por 3 a 1 para o Mainz.

 

- Mainz vence campeão Bayern por 3 x 1

O campeão alemão Bayern de Munique sofreu uma derrota por 3 x 1 para o Mainz 05 neste sábado, após uma apresentação inofensiva, apenas uma semana depois de assegurar o décimo título seguido no campeonato alemão. 

O Mainz superou a equipe visitante no jogo inteiro, e atingiu a trave duas vezes nos primeiros 11 minutos. 

Os donos da casa poderiam até ter goleado, já que o Bayern não estava apto a jogar para valer, após vencer a única taça da temporada na semana passada. 

O técnico do Bayern, Julian Nagelsmann, prometeu "seriedade máxima" antes do jogo, mas viu seus jogadores sem brilho ou senso de urgência após um início forte do Mainz. 

"Não foi algo que gostei. O Mainz fez bem. Teve muitas chances e mereceu ganhar. Teve muita energia, e nós não", disse Nagelsmann a jornalistas. 

 

Premier League 

- Gabriel Jesus e Fernandinho marcam, City goleia o Leeds e segue na liderança

Atacante faz mais um gol na temporada e volante se torna o brasileiro com o maior número de jogos no Campeonato Inglês

O Manchester City goleou o Leeds por 4 a 0 neste sábado, fora de casa, e se manteve na liderança do Campeonato Inglês. Os gols do primeiro colocado da Premier League foram de: Rodri, aos 12 minutos do primeiro tempo; Aké e Gabriel Jesus, aos oito e 32 minutos do segundo tempo, respectivamente; e Fernandinho, nos acréscimos. O City tem 83 pontos, um a mais do que o Liverpool, faltando quatro rodadas para o fim da competição.

 

- Liverpool mantém pressão sobre City com vitória contra Newcastle

Um gol do meio-campista Naby Keita no primeiro tempo ajudou o Liverpool a garantir uma vitória por 1 a 0 fora de casa contra o Newcastle United neste sábado (30), e a equipe de Jürgen Klopp manteve vivas suas esperanças de conquistar o título da Premier League e, provisoriamente, ficou no topo da tabela.

A vitória colocou o Liverpool dois pontos à frente do atual campeão Manchester City, que pode recuperar o primeiro lugar com uma vitória diante do Leeds United mais tarde neste sábado (30). O Newcastle é o nono colocado com 43 pontos.

"É a mais difícil das circunstâncias. Uma equipe em forma, uma multidão à espera de sucesso adequado há tempos", disse Klopp. "Nosso pessoal foi excepcional e o Newcastle tem obviamente uma multidão realmente apaixonada. Vencer aqui é especial."

O Liverpool abriu o placar aos 19 minutos através de Keita, quando ele inteligentemente driblou Martin Dubravka para marcar após jogada com Diogo Jota.

O gol foi recebido com protestos furiosos pelos jogadores do Newcastle, que acharam que James Milner havia cometido falta em Fabian Schar na jogada, mas o VAR validou o gol.

O Liverpool, possivelmente com um olho na partida de ida da semifinal da Liga dos Campeões contra o Villarreal na terça-feira, começou sem Mohamed Salah, Fabinho e Trent Alexander-Arnold, mas as ausências raramente foram sentidas.

"Chegar aqui com cinco mudanças e construir praticamente uma nova configuração é realmente difícil, por isso o desempenho foi absolutamente excepcional. Eu adorei. Nós controlamos o jogo de tantas maneiras", acrescentou Klopp

O Liverpool teve uma enxurrada de chances após o intervalo, mas não conseguiu vencer Dubravka para ampliar.

Fonte: GE - UOL - Agência Brasil