Cotidiano

Amapá é sede da Seletiva Gymnasiade 2022; confira a programação





A partir desta quinta-feira, 7, alguns dos melhores alunos-atletas de taekwondo e wrestling do Brasil irão competir no Ginásio Avertino Ramos para o Gymnasiade 2022, evento considerado os Jogos Olímpicos entre os jovens em idade escolar. Essa é a primeira vez que o Amapá vai sediar o torneio, que reunirá mais de 500 lutadores em busca de uma vaga na etapa internacional, prevista para acontecer em maio, na França.

 

A competição em solo amapaense será dividida em duas etapas. A primeira será nos dias 7 e 8 de abril, com disputas na modalidade de taekwondo. Depois, será a vez dos lutadores de wrestling, com seletivas até o dia 11.

As lutas iniciam as 9h  e seguem ao longo do dia. O Governo do Estado montou toda a estrutura para a competição e planejou um esquema para segurança dos atletas desde a saída do aeroporto aos hotéis até o Ginásio Avertino Ramos. Eles também terão apoio de profissionais de saúde. 

A Seletiva Gymnasiade é coordenada pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

Confira a programação:

Quarta-feira, 6
Chegada das delegações 
20h - Congresso técnico 

Quinta-feira, 7
8:30h - Início do 1º dia de seletiva do taekwondo
12h - Almoço 
13:30h - Competição 
19h - Cerimônia de abertura do Gymnasiade
20h30 - Jantar

Sexta-feira, 8
8:30h - Início do 2º dia de seletiva do taekwondo
12h - Almoço 
13:30h - Competição 

Sábado, 9
Despedida das delegações de taekwondo
Chegada das delegações de wrestling
20h - Congresso técnico 

Domingo, 10
8:30h - Início do 1º dia de seletiva de wrestling
12h - Almoço 
13:30h - Competição
19h - cerimônia de abertuera
20h30 - Jantar

Segunda-feira, 11
8:30h - Início do 2º dia de seletiva de wrestling
12h - Almoço 
13:30h - Competição 

Terça-feira, 12
Despedida das delegações de wrestling

 

- Seletiva Gymnasiade: confira o funcionamento do trânsito durante o período das competições

Por: Claudio Morais .

Mais de 500 atletas de todo o país participam da Seletiva Gymnasíade no Amapá, uma das maiores competições de desporto escolar do país e etapa preliminar do torneio internacional, que ocorrerá em maio na França. O evento é uma realização do Governo do Estado em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

É a primeira vez que o Amapá sedia a seletiva da competição, e para garantir a segurança e a fluidez no trânsito nos horários de competições e atividades das delegações, intervenções pontuais e em horários específicos foram definidas em vias da capital.

“É um planejamento que integra as forças de segurança e policiamento de trânsito do Estado e do município para garantir a normalidade. Todas as mudanças são pontuais e foram pensadas para causar o mínimo de impacto na rotina dos nossos habitantes e, ao mesmo tempo, garantir a agilidade no embarque e desembarque desse grande quantitativo de atletas, equipe técnica e público”, detalhou o secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), cel. Carlos Souza.

A Sejusp coordena estas atividades em um trabalho conjunto e integrado com a Polícia Militar (PM/AP), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP), Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) e a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac).

A competição será dividida em duas etapas. A primeira será no período de 7 a 8 de abril, com disputas de taekwondo , em seguida, será a vez dos lutadores de wrestling (luta olímpica), com seletivas até o dia 11. As lutas iniciam as 9h (horário de Brasília), no Ginásio Avertino Ramos e seguem ao longo do dia.

Confira o cronograma de fechamento e abertura de meia-pistas

Dias: 7, 8, 9, 10 e 11 de abril

Colégio Amapaense (Av. Iracema Carvão Nunes)

  • 6h - Isolamento do Estacionamento
  • 12h - Fechamento de meia-pista
  • 14h - Liberação de meia-pista
  • 18h - Fechamento de meia-pista
  • 20h - Liberação da via

Ginásio Avertino Ramos (Rua Cândido Mendes)

  • 6h - Isolamento do Estacionamento
  • 7h - Fechamento de meia-pista
  • 8h - Liberação de meia-pista/Isolamento de Estacionamento
  • 12h - Fechamento de meia-pista
  • 14h - Liberação da via/Isolamento de Estacionamento
  • 19h - Fechamento de meia-pista
  • 22h - Liberação da via e recolhimento dos cones

Dia 12 de abril

Colégio Amapaense (Av. Iracema Carvão Nunes)

  • 6h - Isolamento do Estacionamento
  • 12h - Fechamento de meia-pista
  • 14h - Liberação de meia-pista
  • 18h - Fechamento de meia-pista
  • 21h - Liberação da via e recolhimento dos cones

 

- Waldez celebra Gymnasiade 2022 no Amapá ao receber presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar

Por: Anne Santos  

O Governador do Amapá, Waldez Góes, recebeu no Palácio do Setentrião, o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, para dar as boas-vindas antes da  seletiva nacional Gymnasiade 2022, que inicia nesta quinta-feira, 7, no Ginásio Avertino Ramos, em Macapá.

É a primeira vez que o estado recebe a competição, que é voltada para as modalidades de taekwondo e o wrestling (conhecida como luta olímpica).

Durante o encontro, Góes reafirmou o compromisso com o esporte e falou sobre o desafio de sediar a seletiva.

“É um momento histórico, em que damos boas-vindas à Confederação e a todas as delegações, em especial aos alunos que vão competir. Nos orgulhamos por ter construído essa parceria e certamente o resultado será positivo, o Amapá tem uma participação muito forte no desporto escolar, desejo um excelente evento e agradeço a confiança para realização da seletiva", afirmou o governador.

Para o presidente da CBDE, a parceria com o Amapá renderá bons resultados.

“O governador abraçou a causa do esporte educacional. O Estados fez os investimentos necessários e toda a logística estratégica para o evento. Ficamos muito felizes com essa parceria”, disse o presidente.

Além da valorização e incentivo ao esporte, o evento também aquece a economia local, pois as delegações fomentam setores como hoteleiro, alimentício e de transportes.  A competição inicia na quinta-feira, 7, e segue até o dia 11.. A competição irá abrir o calendário de jogos do Avertino Ramos, que será reinaugurado após passar por reforma. 

 

- Seletiva do Gymnasíade: Governo prepara estrutura de segurança e saúde para receber os atletas

Os primeiros 234 atletas que participarão da seletiva nacional de Gymnasíade, chegaram em solo amapaense. E para recebê-los, o Governo do Amapá preparou toda estrutura com serviços e medidas de segurança, saúde, assistência em internet, visitas culturais e a revitalização na infraestrutura do Ginásio Avertino Ramos que sediará a seletiva.

Os atletas de taekwondo - primeira modalidade da seletiva- foram recepcionados com uma apresentação calorosa de marabaixo e mensagem de boas vindas.

No decorrer da semana, as delegações poderão prestigiar diversas apresentações culturais e realizar citytour nos pontos turísticos como a Fortaleza de São José e o Marco Zero do Equador.

Confira algumas medidas e serviços de assistência preparadas pelo Governo para os atletas e técnicos durante o evento:

Segurança

O Governo atuará em conjunto com os órgãos federais, estaduais de segurança pública e de trânsito, para execução das medidas de segurança externa, incluindo a sinalização das vias de acesso, bloqueio de ruas e isolamento de áreas. Tudo isso é para garantir a proteção dos participantes durante o embarque e desembarque no local de competição, nos locais de hospedagem e nas outras atividades constantes da programação da seletiva.

Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) será responsável pelo atendimento médico aos participantes. Durante as disputas será montado no local da competição um posto médico com equipe multiprofissional, capacitada para atendimentos de urgência e emergência.

Uma ambulância de suporte avançado ficará disponível no Ginásio Avertino Ramos, caso seja necessário encaminhar algum atleta para avaliação em uma unidade hospitalar especializada. Além disso, um profissional de saúde ficará disponível para atender as delegações nos hotéis em que ficarão hospedados.

Eles também poderão contar com a rede estadual de média e alta complexidade para atender emergências, trauma ortopédicos, casos clínicos, cirúrgicas, com rede de apoio clínico laboratorial e exames de imagem. Ao todo, diariamente serão 15 profissionais entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem a disposição para atendimento dos atletas.

Assistência à internet

No Ginásio foi instalada uma estrutura de internet necessária para as transmissões ao vivo das seletivas, que ocorrerá através do canal oficial do youtube da Confederação Brasileiras de Desporto Escolar (CBDE): (77) CBDE Brasil - YouTube. Além disso, será disponibilizado acesso para os participantes e no local de competição terá uma equipe de manutenção de informática e internet.

Acompanhamento

Além da organização feita pela CBDE, que será responsável pelo translado e hospedagem das delegações, uma equipe com 15 monitores e bolsistas do programa Amapá Jovem irão acompanhar e direcionar os atletas para cumprir toda agenda durante o dia, entre credenciamentos, refeições e competições.

Seletivas

O Amapá vai receber, pela primeira vez, a seletiva nacional dos Jogos Escolares Mundiais – Gymnasiade 2022, nas modalidades de taekwondo e wrestling (conhecido como luta olímpica), que acontecerá no período de 6 a 12 de abril, no Ginásio Avertino Ramos, em Macapá.

O Governo do Estado montou toda a estrutura para a competição e conta com o apoio da Confederação Brasileiras de Desporto Escolar (CBDE) no translado e hospedagem para as delegações.
Ao todo, 539 atletas dos 26 estados e do Distrito Federal estarão na capital amapaense. As primeiras delegações chegaram em Macapá em 6 de abril.

O Gymnasiade será realizado em duas etapas. As disputas começam com o taekwondo, no período de 6 a 9 de abril. Depois, será a vez dos lutadores de wrestling brigarem por um lugar ao pódio até o dia 12. A seletiva vai definir os atletas que representarão o país no mês de maio, na França, na fase internacional, que é considerada os Jogos Olímpicos para esportistas em idade escolar.

 

- Governo do Amapá recepciona atletas da Gymnasiade ao som de marabaixo

Ao som do batuque e no balanço das saias rodadas do marabaixo, atletas de vários estados do país desembarcaram no Aeroporto Internacional de Macapá, para a seletiva Gymnasiade 2022, realizada pela primeira vez no Amapá.

O grupo “Movimento Jovem de Afrodescendentes do Amapá” fez as honras da casa, mostrando para os visitantes um pouco da principal expressão cultural do estado. As delegações também receberam kits com mapa e informativos que contam um pouco da história e dos pontos turísticos amapaenses.

Os atletas chegaram para participar das seletivas de taekwondo e wrestling, que ocorrem de 7 a 11 de abril. As primeiras lutas serão na quinta-feira, 7, a partir das 8h, no Ginásio Avertino Ramos. A cerimônia de abertura será às 19h, com a presença de representantes de cada estado.

“Gostei muito da recepção. Nunca tinha participado de um evento com uma recepção tão gostosa como essa. Espero me divertir muito aqui na Gymnasiade”, disse empolgado o atleta Fabrício dos Santos, de 17 anos. Ele faz parte da delegação de taekwondo de São Paulo.

O receptivo é parte da estrutura organizada pelo Governo do Amapá, para os mais de 500 atletas que vão participar das competições. Sendo que 234 alunos-atletas já chegaram em Macapá para disputar a modalidade de taekwondo. O restante desembarcará na capital amapaense apenas no dia 9 de abril, para a modalidade de wrestling.

“Nós amamos essa recepção. Já deu para perceber que o povo daqui é caloroso. Tenho certeza que no Amapá acontecerão coisas incríveis e conheceremos pessoas incríveis”, ressaltou a taekwondista Kellen Coutinho, de Tocantins.

A animação na recepção também chamou a atenção dos atletas maranhenses João Carlos e Larissa Silva. Apesar da viagem longa e cansativa, a dupla chegou focada na Gymnasiade.

“Viemos para cá com o objetivo de conquistarmos medalhas e sem dúvidas, essa recepção só nos deu energia para competimos amanhã”, ressaltou Larissa.

 

Gymnasiade 2022

Esta será a primeira vez que o Amapá recebe a seletiva do Gymnasiade. Ao todo, mais de 500 atletas vão disputar as modalidades de taekwondo e wrestling. Os campeões garantem vaga para a fase internacional da competição, que acontecerá no mês de maio, na Normandia, França.

O Governo do Amapá preparou toda a estrutura, além de organizar, junto com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) o translado e hospedagem das delegações que chegaram. A competição vai abrir o calendário de jogos do Ginásio Avertino Ramos, que foi recentemente reformado.

 

Fonte: Portal Governo do Amapá