Cotidiano

Boletim Informativo COVID-19: Amapá, 4 de abril de 2022





O Governo do Amapá atualiza, nesta segunda-feira, 4, o boletim informativo sobre a situação do novo coronavírus no estado. Agora são 1603.49 casos confirmados, 3 amostras em análise laboratorial e 1.068.183 doses de vacinas aplicadas em todos os 16 municípios do estado. Os testes também descartaram 163.052 casos suspeitos.

Novos casos

O boletim de hoje registra 2 novos casos, sendo 1 em Macapá e 1 em Serra do Navio.

Óbitos

O boletim de hoje não registra de óbitos. 
Assim, o Amapá permanece com 2.126 óbitos nos 16 municípios. (Macapá: 1.580 / Santana: 223/ Laranjal do Jari: 97 / Mazagão: 26 / Oiapoque: 53 / Pedra Branca do Amapari: 14 / Porto Grande: 30/ Serra do Navio: 5 / Vitória do Jari: 28 / Itaubal: 3 / Tartarugalzinho: 19 / Amapá: 13 / Ferreira Gomes: 7 / Cutias do Araguari: 7 / Calçoene: 15/ Pracuúba: 6).

Recuperados

Entre os recuperados, estão 129.915 pessoas. (Macapá 62.167/ Santana 21.587 / Laranjal do Jari 10.803/ Mazagão 3.852/ Oiapoque 7.218/ Pedra Branca 3.973/ Porto Grande 3.330/ Serra do Navio 1.823 / Vitória do Jari 4.329/ Itaubal 548/ Tartarugalzinho 2.173/ Amapá 1.863/ Ferreira Gomes 2.066 / Cutias do Araguari 1.102/ Calçoene 2.62/ Pracuúba 460).

Vacinação

O Governo do Amapá já distribuiu 1.329.717 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 1.068.183 doses.

No Amapá, a população vacinável é de 781.594 pessoas. Deste total, até a última atualização, 69,77% receberam a primeira dose da vacina e 67,69% foram imunizadas com a 2ª dose, dose única, dose de reforço e adicional.

Dos 160.349 casos confirmados:

Macapá: 82.699
Santana: 30.476
Laranjal do Jari: 10.900
Mazagão: 4.000
Oiapoque: 7.272
Pedra Branca: 3.987
Porto Grande: 3.491
Serra do Navio: 1.829
Vitória do Jari: 4.359
Itaubal: 834
Tartarugalzinho: 2.300
Amapá: 1.876
Ferreira Gomes: 2.073
Cutias do Araguari: 1.109
Calçoene: 2.637
Pracuúba: 507

Já em relação aos casos suspeitos, os municípios declaram 93, sendo:

Macapá: 42
Santana: 0
Laranjal do Jari: 0
Mazagão: 24Oiapoque: 0
Pedra Branca: 0
Porto Grande: 21
Serra do Navio: 1 
Vitória do Jari: 0
Itaubal: 0
Tartarugalzinho: 5
Amapá: 0
Ferreira Gomes: 0
Cutias do Araguari: 0
Calçoene: 0
Pracuúba: 0

Isolamento Hospitalar

O número de pessoas com covid-19 em isolamento hospitalar nas redes pública e privada é de 7 pacientes, sendo 2 casos suspeitos e 5 confirmados.
No sistema público, há 5 internações confirmadas (2 em leito de UTI / 3 em leito clínico). Na rede particular, há 2 casos suspeitos, todos em leitos clínicos.
Com isso, o percentual de ocupação dos leitos voltados para o atendimento da covid-19 no Amapá é de 3,91%, considerando as redes pública e privada.

Em isolamento familiar: 28.301

Todos estes dados são do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL/AP) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que auxiliam o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP) – dispositivo criado pelo Governo do Amapá para gerenciar a crise de COVID-19 no estado.

 

Confira outras notícias 

- Governo do Amapá inicia avaliação permanente de alunos da rede pública 2022

Por: João Marcos Chaves 

O Governo do Estado inicia nesta segunda-feira, 4, a aplicação das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá (Sispaeap), para alunos do 2° ano do ensino fundamental de escolas estaduais. O processo segue até o dia 14 deste mês.

A meta é avaliar mais de 12 mil estudantes nos 16 municípios. As provas contêm 40 questões objetivas de língua portuguesa, interpretação de texto e matemática.

Para o Coordenador de Educação Básica e Profissional da Seed, Ryan Muller, através dos resultados obtidos pode se pensar formas de auxiliar a aprendizagem dos amapaenses.

“Com a avaliação é possível mensurar os avanços e desafios que teremos que enfrentar. E assim, alinhar estratégias pedagógicas que ajudem no desenvolvimento do estudante, principalmente, daqueles que estão em fase de alfabetização”, disse Muller.

Cada escola organizará seu próprio cronograma de aplicação, mantendo os protocolos de biossegurança para evitar o contágio da Covid-19.

O Sispaeap é uma ação estratégica do Programa Criança Alfabetizada - implantado pelo Governo em 2019 - que tem o objetivo de mensurar os índices educacionais do estado e é coordenada pela Secretaria da Educação (Seed).

Além da mensuração dos pontos estratégicos, o Sispaeap também garante uma premiação de até R$80 mil para as 20 escolas que conseguirem atingir os melhores resultados. E para as mesmas receberem todo o valor, devem auxiliar as 20 instituições com os índices mais baixos, a melhorarem seu posicionamento no ranking.

Os resultados da Sispaep também são utilizados como critérios para redefinir a distribuição da cota-parte do ICMS, pois, afetam diretamente os recursos que o Estado repassa para os municípios.

 

- “Estou levando muitas lembranças do Amapá”, diz casal de turistas ao visitar loja do Artesão

Por: Kelly Pantoja 

De passagem pelo Estado do Amapá, o casal Ismar Moreira e Francelma Borges ficou encantado com a diversidade e qualidade das peças artesanais expostas na loja da Casa do Artesão, no Monumento Marco Zero do Equador, em Macapá.

O espaço foi reaberto neste sábado, 2, pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), depois de mais de um ano fechado por conta da pandemia.

“Estive aqui no Amapá em 2009 e 2010 e comprei algumas peças artesanais. Moramos em Brasília e agora, de volta a Macapá, novamente estou levando muitas lembranças para presentear amigos e deixar o ambiente de casa mais agradável”, comentou o aposentado Ismar Moreira.

O Yago Parente e a namorada Karina Lopes são de Belém (PA). Os engenheiros ambientais aproveitaram o sábado para conhecer o monumento e deram uma passadinha na loja da Casa do Artesão. Eles compraram chaveiros, vasos em cerâmica mineralizada e outros objetos.

“Muito boa a iniciativa de vender artesanato aqui. Espero retornar outras vezes e comprar mais peças”, disse.

Com mais de 3 mil peças em madeira, cerâmica, sementes, cipó e manualidades, a loja funciona de terça a domingo, de 8h às 18h.

O público também pode comprar artesanato na loja da Casa do Artesão, no Museu Sacaca, que voltou a funcionar desde o dia 19 de março deste ano.

 

- Abril Azul: Governo entrega Cordão de Girassol e aparelhos auditivos para crianças e adolescentes

 

O Governo do Estado iniciou, nesta segunda-feira, 4, a entrega do Cordão de Girassol e de aparelhos auditivos para crianças e adolescentes durante ação de cidadania em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado em 2 de abril, e ao ‘Abril Azul’, mês de visibilidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

 

O “Cordão de Girassol” é uma identificação que busca oferecer mais assistência e segurança às pessoas com deficiências ocultas, como o autismo, para que recebam atendimento humanizado e prioritário em órgãos públicos ou estabelecimentos privados, como bancos e farmácias.

 

Coordenada pelo Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), a ação incluiu atividades de pintura, massinha de modelar e brincadeiras recreativas para as crianças e adolescentes atendidas pela instituição. 

 

O Superfácil esteve presente realizando cadastro para emissão de carteira de identidade das crianças, para a Carteira da Pessoa com TEA, que permite que autistas de qualquer idade tenham direito à meia-entrada em cinemas, teatro, jogos de futebol, shows, entre outros eventos culturais e esportivos. 

 

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) ofertou o exame para determinar a tipagem sanguínea dos pacientes, informação necessária para expedir a Carteira de Pessoa com TEA.

 

Mais Cidadania

 

A dona de casa Silmara Pelaes, mãe de Nicolas, de 8 anos, aproveitou a oportunidade para tirar a Carteira de Pessoa com TEA e o Cordão de Girassol. Ela conta que o diagnóstico de autismo veio apenas esse ano para o pequeno, o que trouxe alívio na busca por respostas. Atualmente ele faz terapia com a fonoaudióloga no Creap.

 

“Cada pessoa tem a sua característica especial, mas o cordão veio para ajudar bastante, pois mostra para as outras pessoas uma característica do Nicolas. É uma dádiva ser mãe de autista, aprendi muito sendo mãe dele, quero que as pessoas procurem se informar melhor sobre o autismo para que o diagnóstico do Nicolas não seja só no papel, mas que a sociedade aprenda e discuta sobre o assunto”, disse Silmara. 

 

Na programação, o Governo entregou 14 aparelhos auditivos para crianças que estavam cadastradas no Creap. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Ministério da Saúde (MS) por meio do Programa de Conservação Auditiva. Os equipamentos são moldados e ajustados de acordo com a necessidade do paciente e com as atividades que ele executa no seu dia a dia.

 

A universitária Jaqueline Soares, 27 anos, levou o filho Pedro, 9 anos, para receber os aparelhos. A criança possui diagnóstico de perda auditiva desde os 15 dias de vida e esta é a segunda vez que ganha os aparelhos no Creap.

 

“O aparelho auditivo melhora tudo para ele, é uma ajuda tanto para gente, como pais, e dele, para o seu bem-estar e desenvolvimento, é imprescindível para a escola, para a compreensão dele em sala de aula, e até mesmo no convívio em casa”, destacou.

 

A diretora do Creap, Aline Ribeiro, explicou que a ação foi feita para descentralizar os serviços de cidadania além de ofertar uma oportunidade de socialização para as crianças.

 

“Como centro de referência no atendimento terapêutico acompanhamos essas crianças e sabemos a importância que esses momentos têm para elas, de inclusão na sociedade. Foi uma ação para a família, para que as crianças pudessem brincar e os pais possam ser ouvidos pelos nossos profissionais e realizar essa troca de experiências que é tão importante”, ressaltou.

 

Atualmente, o espaço tem 122 pacientes com TEA e oferta atendimentos em terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, assistência social para crianças e adolescentes autistas. Para requerer atendimento no Creap, os pais ou responsáveis podem ir até a unidade às sexta-feiras das 8h30 às 12h tendo em mãos o laudo médico comprovando o TEA, encaminhamento médico, documento de identidade da criança, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e telefone para contato.

 

Fonte: Portal Governo do Amapá