Cotidiano

Dia Mundial do Autismo: Governo realiza uma semana especial alusiva à data





No próximo sábado, 2 de abril, comemora-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e para destacar a importância desta data, o Governo do Amapá preparou uma série de programações especiais, como ações saúde, cidadania, homenagens, atividades recreativas, rodas de conversas e entre outras, que alertam a sociedade para a importância do assunto.

A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, serve para combater preconceitos e alertar a população sobre a condição neuroatípica, por conta da diversidade de espectros autistas, que refletem em dificuldades de linguagem, comunicação, interação e comportamento social. A OMS afirma que o autismo afeta uma a cada 160 crianças no mundo.

Confira a programação coordenada por alguns órgãos governamentais:

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa):

Nesta sexta-feira, 1, o Núcleo de Avaliação do Neurodesenvolvimento (Nande) inicia sua programação referente à campanha Abril Azul, mês de visibilidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento é destinado aos pais e responsáveis de pacientes diagnosticados com TEA.

Durante a programação, que também será realizada nos dias 4 e 5, os pais e pacientes diagnosticados terão momentos como: acolhimento emocional pós-diagnóstico com a psicóloga, oficina sobre desenvolvimento da fala e linguagem com a fonoaudióloga e orientação com terapeuta ocupacional sobre como desenvolver estímulos sensoriais em casa.

O encerramento acontecerá dia 7 de abril, no auditório do Hospital das Clínicas Alberto Lima, com uma palestra sobre o benefício de prestação continuada, prestado pelo INSS e previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – Lei 8.742.

Centro de Reabilitação do Estado do Amapá (CREAP):

Para comemorar o Abril Azul, o Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) irá realizar na sexta-feira, 1, às 19h, o acender das luzes, em que durante todo o mês, a unidade ficará iluminada com luzes azuis para chamar a atenção para o tema.

Já na segunda-feira, 4, o Creap realizará uma programação com entrega de aparelhos auditivos para as crianças com TEA, que realizam acompanhamento na unidade, além da adesivação de carros de pais e responsáveis dos pacientes para identificação de vaga especial.

O Super Fácil também estará presente, realizando cadastro para emissão de carteira de identidade das crianças, para a Carteira da Pessoa com TEA, que permite que autistas de qualquer idade tenham direito à meia-entrada em cinemas, teatro, jogos de futebol, shows, entre outros eventos culturais e esportivos.

Também será concedido o “Cordão de Girassol”, identificação que busca oferecer mais assistência e segurança às pessoas com deficiências ocultas, como o autismo, para que recebam atendimento humanizado e prioritário em órgãos públicos ou estabelecimentos privados, como bancos e farmácias.

Secretaria de Estado da Educação (Seed):

A partir de sexta-feira, o Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues, iniciará sua programação homenageando a data com ato simbólico de ‘acender das luzes’, o prédio será iluminado de azul, cor que simboliza o autismo.

No dia 4, haverá uma live nas redes sociais da instituição com o intuito de debater o tema e despertar a sociedade para a importância da data. Nos dias 5 e 6, haverá uma roda de conversa com especialistas e pais das crianças com TEA, e no dia 8, a programação encerrará com o circuito psicomotor, que será preparado por profissionais de educação física.

 

Confira outras notícias 

Governo do Estado homenageia doador de sangue fidelizado há 44 anos ao Hemoap

Por: Karla Santos 

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) homenageou nesta quinta-feira, 31, o senhor Claudovil Barroso de Almeida, de 70 anos. Ele realizou regularmente, desde 1978, por volta de 200 doações de sangue.

A cada três meses, desde que tinha 18 anos de idade, Claudovil doou sangue para ajudar o próximo. Em junho de 2021, ele recebeu o certificado de pós-diamante, destinado aos doadores com mais de 50 contribuições. A última doação realizada foi neste mês de março.

“Eu comecei a doar sangue para ajudar o filho da vizinha que sofria com hemofilia e, desde então, eu não parei mais. Enxergo o meu comprometimento com a doação de sangue como a missão de vida, dada por Deus. Espero que a juventude siga o meu exemplo”, disse o doador.

A cerimônia realizada teve o intuito de agradecer e ressaltar a importância do ato de amor e de responsabilidade social que é a de doar sangue. O Hemoap entregou uma placa de agradecimento pelos anos de compromisso que o doador teve com a missão de salvar vidas.

Para o secretário de saúde, Juan Mendes, exemplos como o do senhor Claudovil deixam um legado para a sociedade e endossam o sentimento de solidariedade e amor ao próximo.

“É uma história muito bonita e inspiradora. Torcemos para que seja um incentivo para que muitas outras pessoas possam ajudar a salvar tantas vidas”, completou.

A bolsista do Amapá Jovem, Eliana Leão, 17 anos, doou sangue pela 1° vez em fevereiro deste ano, na última edição do Juventude Sangue Bom. Ela enxerga o seu Claudovil como um exemplo a ser seguido.

“É uma história muito bonita de amor ao próximo e que me motiva muito a seguir pelo mesmo caminho. Já doei sangue e o sentimento é de gratidão e de dever cumprido. Com certeza seguirei nesse caminho para ajudar cada vez mais”, disse a jovem.

 

SVS-AP e Incra firmam parceria para ações de saúde em assentamentos do Amapá

Por: Rafaela Bittencourt 

Foi assinado nesta quinta-feira, 31, um Termo de Cooperação Técnica entre a Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS-AP) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O documento trata sobre ações de vigilância em saúde oferecidas pelo Governo do Estado, que deverão atender até 56 assentamentos do estado do Amapá.

A assinatura foi realizada na SVS, com a presença do superintendente do órgão, Dorinaldo Malafaia, e do superintendente do Incra, Fábio Muniz. O termo prevê ações de combate à malária, instalação de mosquiteiros, detecção de casos suspeitos, busca ativa e de vacinação de crianças, adultos e idosos contra a doença e também contra outras, como a covid-19.

Inicialmente serão atendidos 10 assentamentos: Lourenço, Carnot, Pancada do Camaipí, Bom Jesus, Governador Janary, Matão do Piaçacá, Nova Canaã, Cedro, Munguba e Pedra Branca.

As ações já chegaram a algumas comunidades, como o caso do assentamento Bom Jesus e comunidade Cedro, que estão sendo mapeadas para integrarem um calendário de atividades nas regiões.

“Nós entendemos a dificuldade que o morador de um assentamento tem de completar o ciclo de vacina com a sua segunda dose, por exemplo. Hoje temos uma campanha nacional de recuperação do calendário vacinal, então essa iniciativa faz com que a gente chegue diretamente ao assentado, principalmente às crianças, que ficam expostas a diversas doenças nessas regiões, e não é apenas à covid-19, são diversas doenças como malária, sarampo, poliomielite, entre outras”, explicou o superintendente, Dorinaldo Malafaia.

De acordo com o Incra, são 56 assentamentos existentes no Amapá, sendo 40 criados pelo próprio órgão e 16 pelo Estado. A ideia é que as equipes da SVS integrem as ações já desenvolvidas pelo Instituto nesses espaços e contribuam com as ações de vigilância em saúde.

“Essa é uma parceria fundamental, já que muitos municípios não têm como abranger os assentamentos, por exemplo, uma cidade como Tartarugalzinho, onde existem sete assentamentos, é difícil de atender a todos, são comunidades da floresta, ribeirinhas, pessoas que não têm como se deslocar para uma unidade de saúde na cidade”, explicou o superintendente do Incra, Fábio Muniz.

O termo cooperativo tem vigência de dois anos, podendo ser prorrogado pelos órgãos. Inicialmente, as equipes irão trabalhar com o mapeamento das áreas junto ao Incra para estabelecer o cronograma de atividades nos locais.

Fonte: Portal Governo do Amapá