Cotidiano

Boletim Informativo COVID-19: Amapá, 20 de março de 2022





O Governo do Amapá atualiza, neste domingo, 20, o boletim informativo sobre a situação do novo coronavírus no estado. Agora, são 160.260 casos confirmados, 714 em análise laboratorial e 1.039.907 doses de vacinas aplicadas em todos os 16 municípios do estado. Os testes também descartaram 161.041 casos suspeitos.

Novos casos
O boletim de agora traz 2 novos casos confirmados, todos em Macapá.

Óbitos
O boletim de hoje não registrou óbitos.
Assim, o Amapá permanece com 2.120 óbitos nos 16 municípios. (Macapá: 1.575 / Santana: 223/ Laranjal do Jari: 97 / Mazagão: 25 / Oiapoque: 53 / Pedra Branca do Amapari: 14 / Porto Grande: 30/ Serra do Navio: 5 / Vitória do Jari: 28 / Itaubal: 3 / Tartarugalzinho: 19 / Amapá: 13 / Ferreira Gomes: 7 / Cutias do Araguari: 7 / Calçoene: 15/ Pracuúba: 6).

Recuperados
Entre os recuperados, estão 128.954 pessoas. (Macapá 62.147/ Santana 21.365/ Laranjal do Jari 10.607/ Mazagão 3.589/ Oiapoque 7.218/ Pedra Branca 3.973/ Porto Grande 3.139 / Serra do Navio 1.823 / Vitória do Jari 4.329/ Itaubal 548/ Tartarugalzinho 2.173/ Amapá 1.834/ Ferreira Gomes 2.065/ Cutias do Araguari 1.102/ Calçoene 2.619 / Pracuúba 423).

Vacinação
O Governo do Amapá já distribuiu 1.329.717 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 1.039.907 doses.
No Amapá, a população vacinável é de 781.594 pessoas. Deste total, até a última atualização, 68,81% receberam a primeira dose da vacina e 64,30% foram imunizadas com a 2ª dose, dose única, dose de reforço e adicional.

Dos 160.260 casos confirmados:
Macapá: 82.655
Santana: 30.470
Laranjal do Jari: 10.900
Mazagão: 3.968
Oiapoque: 7.272
Pedra Branca: 3.987
Porto Grande: 3.491
Serra do Navio: 1.828
Vitória do Jari: 4.357
Itaubal: 833
Tartarugalzinho: 2.300
Amapá: 1.876
Ferreira Gomes: 2.073
Cutias do Araguari: 1.109
Calçoene: 2.634
Pracuúba: 507

Já em relação aos casos suspeitos, os municípios declaram 92, sendo:
Macapá: 33
Santana: 0
Laranjal do Jari: 0
Mazagão: 25
Oiapoque: 0
Pedra Branca: 0
Porto Grande: 22
Serra do Navio: 0
Vitória do Jari: 0
Itaubal: 7
Tartarugalzinho: 5
Amapá: 0
Ferreira Gomes: 0
Cutias do Araguari: 0
Calçoene: 0
Pracuúba: 0

Isolamento Hospitalar
O número de pessoas com covid-19 em isolamento hospitalar nas redes pública e privada é de 12 pacientes, todos casos confirmados.
No sistema público há 11 internações (5 em leito de UTI / 6 em leito clínico). Na rede particular, há 1 internação em leito de UTI.
Com isso, o percentual de ocupação dos leitos voltados para o atendimento da covid-19 no Amapá é de 6,70%, considerando as redes pública e privada.

Em isolamento familiar: 29.174?

Todos estes dados são do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL/AP) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que auxiliam o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP) – dispositivo criado pelo Governo do Amapá para gerenciar a crise de COVID-19 no estado.

Confira outras notícias 

- Nova Economia: Beneficiários do Amapá Jovem participam de seleção para o E+ Profissional

Neste domingo, 20, 2 mil beneficiários do Amapá Jovem participaram da 2ª etapa do processo de seleção para o E+ Profissional. O projeto, realizado em parceria com a CEA Equatorial, faz parte das estratégias traçadas pelo plano da Nova Economia do Amapá e qualificará, inicialmente, 600 jovens do programa em cursos de eletricista e operador de saneamento, no Serviço Nacional da Indústria (Senai).

Esta etapa consiste na realização de provas de português e matemática, em uma plataforma online. Em Macapá, os candidatos participaram do certame na Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares com o suporte de monitores do Amapá Jovem, servidores da Secretaria de Juventude e instrutores da Equatorial, que auxiliaram os jovens no acesso à plataforma.

O Secretário Extraordinário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé, explica que foram mais de 3 mil jovens inscritos em todo o estado. Desses, 2 mil foram classificados para esta etapa.

“Serão 600 jovens selecionados a partir dessa prova para serem qualificados no Senai. É mais uma oportunidade que o Governo do Estado oferta para os beneficiários do Amapá Jovem. Estamos qualificando esse jovem e gerando condições de empregabilidade”, afirmou o gestor.

Até 2030, com o plano da Nova Economia do Amapá, muitos empregos e oportunidades serão gerados a partir das concessões realizadas pelo Governo do Estado.

Entre os jovens que participam do processo, está o bolsista Marlúcio dos Santos, de 18 anos, do pólo Minha Gente, zona norte de Macapá. Para ele, que mora com a mãe e mais quatro irmãos, o E+ Profissional é uma oportunidade de conseguir um emprego para ajudar na renda familiar e conseguir o nível superior.

“Apenas o meu irmão trabalha, quando fiquei sabendo dessa oportunidade, me inscrevi e me preparei, pois vejo a chance de me qualificar, conseguir um emprego e ter condições não só de ajudar minha família, mas também de pagar a minha faculdade de psicologia, que é o meu sonho”, disse o candidato.

Além da qualificação, o programa também oferece vale-transporte para que os beneficiários possam se deslocar até as aulas. O programa também oferta a Carteira Nacional de Habilitação gratuitamente, dando mais condições de empregabilidade para os participantes.

Antes do início das provas, o presidente da CEA Equatorial, Augusto Dantas, explicou para os candidatos as etapas do E+ Profissional.

“É um programa inédito, selecionaremos 600 jovens que serão treinados para as duas atuações, saneamento e energia e nos ajudarão a transformar a realidade dos dois serviços Amapá, que são importantes para o desenvolvimento”, disse o presidente.

A jovem Patrícia Santos, 27 anos, está otimista com o processo e na expectativa pelo resultado. Aos 27 anos de idade, nunca conseguiu um emprego de carteira assinada.

“Esse pode ser o meu 1º emprego formal. Vou obter novos conhecimentos com o curso e me dedicar para conseguir ingressar no mercado de trabalho”, vislumbra a jovem.

As provas foram aplicadas durante todo o domingo. Após essa etapa, os jovens classificados passarão por avaliação médica, a partir do dia 23 de março. A previsão é que as aulas iniciem em abril e aqueles jovens que se destacarem nos cursos, serão contratados pela CEA Equatorial.

 

-  1º Festival de Esportes Urbanos agita domingo com apresentações de cinco modalidades

Manobras radicais, adrenalina, gingado e até acrobacias. Quem visitou o 1º Festival de Esportes Urbanos do Amapá, neste domingo, 20, em frente ao Mercado Central, conheceu um pouco de modalidades que foram parar nas Olimpíadas, como é o caso do breakdance e do skate.

Promovido pelo Governo do Estado, o evento preencheu a tarde de domingo com cinco esportes - breakdance, skate, capoeira, stand-up paddle e BMX - que desafiam o sedentarismo e atraem cada vez mais público, para praticar ou para torcer.

“Nosso foco é fomentar o esporte, seja ele qual for, do tradicional ao não convencional. Queremos mostrar que em todo lugar é possível praticá-los e por isso a ideia de trazer o evento para a frente do Mercado Central. Quem sabe não plantamos a semente da prática esportiva em quem passar pelo festival”, incentiva o secretário do Desporto e Lazer, Rudiney Cunha.

A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), organizadora do festival, levou toda a estrutura, com pistas e obstáculos para as manobras de skate e BMX, espaços para as batalhas de breaking, capoeira, além de tenda para a exposição de materiais de stand up paddle.

Dentro do Festival de Esportes Urbanos também aconteceu a última etapa do Campeonato Amapaense de Skate, uma oportunidade de democratizar ainda mais a modalidade entre os amapaenses.

“Isso aqui [o Campeonato de Skate] é uma conquista. É um privilégio poder praticar o nosso esporte em frente a Fortaleza de São José. O skate é um esporte como qualquer outro, que exige dedicação extrema, então merecemos ser valorizados”, ressaltou o presidente da Associação Skate do Amapá, Geovane Pontes, de 38 anos.

O projeto “Capoeira Arte que Encantou o Mundo”, desenvolvido com moradores do bairro Novo Buritizal, participou do festival levando toda a ginga da dança e fazendo demonstrações de vários passos.

“É um belo evento realizado pela Sedel e Governo do Estado. É uma oportunidade importante para a capoeira e as outras modalidades serem vistas na sociedade”, disse o responsável pelo projeto, Alan Souza da Costa, mais conhecido como Meia-Noite.

A turma do BMX fez uma apresentação especial durante o evento.

“É muito bom ver o nosso esporte sendo valorizado. O BMX e o skate são ferramentas que tiram os praticantes das drogas e da vulnerabilidade social. Eu sou do município de Santana e vim de lá só para acompanhar o festival”, disse o atleta de BMX, Eduardo Santana.

Do mais experiente ao curioso, o público que acompanhou as demonstrações das cinco modalidades, aprovou o incentivo a novos esportes, especialmente, aqueles que podem ser praticados em áreas urbanas.

"Modalidades como o slackline e o parkour, que não entraram nessa edição do festival, estão previstas em outros projetos da Sedel. O calendário de eventos esportivos de 2022 não para e vem mais novidades", garantiu o secretário.

 

- Equinócio das Águas foi marcado por atividades culturais, de saúde, de aventura e entregas

Neste domingo, 20, o Governo do Amapá promoveu a programação do Equinócio das Águas 2022 no monumento Marco Zero do Equador, fenômeno que marca a mudança de estações nos hemisférios Norte e Sul.

O evento contou com atividades culturais; vacinação contra a covid-19 e sarampo; prática de rapel no obelisco; pista de corda e a entrega do ônibus da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que coordena o evento.

Empreendedores e ambulantes tiveram a oportunidade de comercializar seus produtos. A escritora Jacqueline Pharlam, aproveitou o momento para fazer a exposição do seu livro, intitulado Cicloturismo e Desenvolvimento Regional.

“Meu livro fala sobre o potencial do cicloturismo com o conceito do ecoturismo, na conservação das áreas, monumentos históricos e gerar renda para a população por meio do turismo de base comunitária. Encontrei a oportunidade perfeita de exposição nesse evento e já estou com poucas unidades”, comemorou Jacqueline.

Além dos turistas locais que sempre prestigiam o fenômeno, o Marco Zero também foi ponto de encontro para pessoas que nem imaginavam da existência do Equinócio, como é o caso da professora Renata Silva de São Paulo, que está em Macapá à trabalho.

“Me apropriar e conhecer um pouco a cultura e da mudança de estação na linha do equador foi uma experiência única”, revelou a paulista.

Veículo para roteiros turísticos

Na ocasião, a Setur fez a entrega de um ônibus. Uma ferramenta que vai contribuir para o desenvolvimento do turismo amapaense, oportunizando turismo pedagógico, social, visitas técnicas e fortalecendo as ações do órgão, em parceria com o trade turístico.

“Além de trabalharmos o fomento com as agências de turismo, com o veículo, vamos dar início às atividades do programa Educação para o Turismo (EducaTur) com roteiros turísticos para os alunos da rede pública de ensino. O calendário desse serviço para as escolas será conduzido pela Secretaria de Educação (Seed)”, explicou o diretor de planejamento de Turismo da Setur, Sandro Borges. 

O veículo também poderá ser utilizado pelos meios de comunicação, como a imprensa e influenciadores digitais, em produções específicas de divulgação do turismo amapaense.

Equinócio

O Equinócio ocorre duas vezes ao ano, a primeira em março, conhecida como Equinócio das Águas e outra em setembro, chamada de Equinócio da Primavera. O fenômeno marca a troca das estações e o dia fica com a mesma duração da noite.

O Equinócio pode ser visto no Monumento Marco Zero, que ocorre quando o sol se posiciona no obelisco e projeta a sombra no hemisfério norte e sul ao mesmo tempo.

Fonte: Portal Governo do Amapá