Cotidiano

SESI e SENAI Amapá lançam seleção de estagiários





O SESI e o SENAI Amapá estão com processo seletivo aberto para contratação de estagiários para as Unidades de Macapá, Santana e Vale do Jari. Os interessados em participar têm o período de 7 a 11 de março para enviar currículo, seguindo as orientações previstas no edital publicado no site www.ap.senai.br ou www.ap.sesi.org.br.


As vagas são destinadas para estudantes que estejam cursando, a partir do 3º semestre, Administração, Contabilidade, Design e/ou Publicidade e Propaganda (Comunicação), Pedagogia e Educação Física. Os estagiários receberão uma bolsa auxílio correspondente a 70% do salário mínimo vigente no momento da contratação.

A seleção contará com etapas de caráter eliminatório, e inicia com a análise curricular, seguida de avaliação de conhecimentos de Português e Informática, comprovação documental, dinâmica de grupo e entrevista. O processo terá validade de 12 meses a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Mais detalhes em: https://bit.ly/3MgM6WN
 
 
Curso do SENAI estimula empreendedorismo de alunas em Macapá
 
Aprovadas em um dos processos seletivos realizados pelo SENAI Amapá, para oferta de qualificação profissional, as alunas Flávia Silva e Nadyele Santos aplicam as técnicas ensinadas no curso de Padeiro e Confeiteiro em seus empreendimentos. As aulas acontecem na Unidade Móvel de Panificação da instituição e são voltadas para jovens entre 18 e 24 anos. 

Nadyele Santos fabrica bolos por encomenda e explica que a sua paixão pela gastronomia foi despertada com a ajuda da avó, que lhe ensinou receitas tradicionais. Já na cozinha industrial do SENAI a aluna e empreendedora fala sobre o sucesso garantido com a ajuda do curso.

“Sem dúvidas o curso me fez aprimorar as técnicas de confeitaria, e isso tem me proporcionado mais segurança na hora de preparar uma encomenda de bolo confeitado para o cliente. E essa profissionalização do meu trabalho também gera reconhecimento no meu negócio, porque estou recebendo muitos elogios da clientela”, declara Nadyele.

Já Flávia Silva, empreendedora do ramo de biscoitos decorados, conta que começou a fazer os quitutes ainda no Ensino Médio técnico, pois sua formação foi na área de alimentos. “Ainda na escola tive contato com a cozinha e me apaixonei, e para complementar a renda, comecei a fazer os doces e deu certo”, explica. 

“Então quando eu soube da oferta aqui no SENAI, corri para me escrever, porque a instituição tem o suporte teórico e prático que preciso. Aqui eu vou ter um certificado de qualificação profissional na área de panificação que é válido no Brasil todo e isso vai me ajudar bastante nos negócios”, conclui Flávia.

A instrutora da área, Débora Nascimento, reforça que o itinerário de ensino é voltado para o mercado de trabalho e estimula o empreendedorismo nos estudantes. “O nosso foco é treinar e preparar esses jovens para já terminar o curso e ingressar em uma vaga de emprego. Além disso, nos módulos práticos são ensinadas técnicas de higienização, manipulação e preparo de massas para pães e bolos”, detalha. 

“O setor de alimentos e gastronomia é crescente no estado. Por conta disso, o SENAI Amapá sempre está atento às demandas do mercado de trabalho, para realizar a oferta de cursos voltados para a indústria”, completa a instrutora.

Qualificação Profissional 

A qualificação profissional é destinada às pessoas que buscam a formação e desenvolvimento de competências de um determinado perfil profissional definido no mercado de trabalho ou que tenham a necessidade de se qualificar.

O SENAI Amapá oferta cursos gratuitos e pagos nas áreas relacionadas à indústria com o objetivo de preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho.

 

Edital do SENAI Amapá prevê oferta de mais de 160 vagas em cursos gratuitos

Edital aberto pelo SENAI Amapá prevê a oferta de 161 vagas em cursos gratuitos presenciais. As opções de Qualificação Profissional são para as Unidades de Macapá e Santana. Os candidatos que desejarem participar do processo seletivo devem se inscrever exclusivamente pela internet, até 4 de março, por meio do site da instituição.

As capacitações estão distribuídas da seguinte maneira:

Em Macapá:

Eletricista Industrial – 18 vagas

Mecânico de Manutenção de Refrigeração e Climatização – 24 vagas

Programador de Full Stack – 7 vagas

Instalador Hidráulico – 30 vagas

 

Em Santana:

Controlador Programador de Produção Logística – 26 vagas

Operador e Mantenedor de Computadores – 26 vagas

Instalador Hidráulico – 30 vagas

 Além de ser direcionado a candidatos de baixa renda, o edital estabelece outros requisitos, como idade mínima e escolaridade, que variam de acordo com a opção do curso (confira no edital). O processo tem uma única etapa classificatória, em que os alunos serão selecionados conforme ordem de inscrição, realizada na plataforma SENAI.

O candidato aprovado deverá realizar a matrícula na unidade de oferta de sua pretensão de curso, no período de 7 a 11 de março. As aulas serão ministradas no turno da tarde e terão início em 14 de março.

Informações – Dúvidas sobre o processo seletivo poderão ser sanadas pelo endereço de e-mail escolasenai@ap.senai.br ou pelo WhatsApp (96) 98406-1825.

Fonte: SESI - SENAI AP