Cotidiano

Boletim Informativo COVID-19: Amapá, 12 de março de 2022





O Governo do Amapá atualiza neste sábado, 12, o boletim informativo sobre a situação do novo coronavírus no estado. Agora, são 160.205 casos confirmados, 692 em análise laboratorial e 1.018.636 doses de vacinas aplicadas em todos os 16 municípios do estado. Os testes também descartaram 159.710 casos suspeitos.

Novos casos

O boletim de agora traz 3 novos casos confirmados, todos em Macapá.

Óbitos

Não há registro de óbitos no boletim de hoje.

Assim, o Amapá permanece com 2.118 óbitos nos 16 municípios. (Macapá: 1.574 / Santana: 223/ Laranjal do Jari: 97 / Mazagão: 24 / Oiapoque: 53 / Pedra Branca do Amapari: 14 / Porto Grande: 30/ Serra do Navio: 5 / Vitória do Jari: 28 / Itaubal: 3 / Tartarugalzinho: 19 / Amapá: 13 / Ferreira Gomes: 7 / Cutias do Araguari: 7 / Calçoene: 15/ Pracuúba: 6).

Recuperados

Entre os recuperados, estão 126.999 pessoas. (Macapá 60.956/ Santana 21.347/ Laranjal do Jari 10.607/ Mazagão 3.498 / Oiapoque 7.195/ Pedra Branca 3.973/ Porto Grande 2.983/ Serra do Navio 1.821 / Vitória do Jari 4.329/ Itaubal 548/ Tartarugalzinho 2.173/ Amapá 1.834/ Ferreira Gomes 2.065/ Cutias do Araguari 1.072 / Calçoene 2.191 / Pracuúba 407).

Vacinação

O Governo do Amapá já distribuiu 1.329.717 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 1.018.636 doses.

No Amapá, a população vacinável é de 781.594 pessoas. Deste total, até a última atualização, 68,27% receberam a primeira dose da vacina e 62,69% foram imunizadas com a 2ª dose, dose única, dose de reforço e adicional.

Dos 160.205 casos confirmados:

  • Macapá: 82.626
  • Santana: 30.468
  • Laranjal do Jari: 10.900
  • Mazagão: 3.944
  • Oiapoque: 7.272
  • Pedra Branca: 3.987
  • Porto Grande: 3.491
  • Serra do Navio: 1.828
  • Vitória do Jari: 4.357
  • Itaubal: 833
  • Tartarugalzinho: 2.300
  • Amapá: 1.876
  • Ferreira Gomes: 2.073
  • Cutias do Araguari: 1.109
  • Calçoene: 2.634
  • Pracuúba: 507

Já em relação aos casos suspeitos, os municípios declaram 517, sendo:

  • Macapá: 465
  • Santana: 0
  • Laranjal do Jari: 0
  • Mazagão: 25
  • Oiapoque: 0
  • Pedra Branca: 0
  • Porto Grande: 9
  • Serra do Navio: 6
  • Vitória do Jari: 0
  • Itaubal: 7
  • Tartarugalzinho: 5
  • Amapá: 0
  • Ferreira Gomes: 0
  • Cutias do Araguari: 0
  • Calçoene: 0
  • Pracuúba: 0

Isolamento Hospitalar

O número de pessoas com covid-19 em isolamento hospitalar nas redes pública e privada é de 19 pacientes, todos casos confirmados.

No sistema público há 17 internações (7 em leito de UTI / 10 em leito clínico). Na rede particular, estão internadas 2 pessoas, ambas em leito clínico.

Com isso, o percentual de ocupação dos leitos voltados para o atendimento da covid-19 no Amapá é de 10,6%, considerando as redes pública e privada.

Em isolamento familiar: 31.071

Todos estes dados são do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL/AP) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que auxiliam o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP) – dispositivo criado pelo Governo do Amapá para gerenciar a crise de COVID-19 no estado.

 

Confira outras notícias 

- Doa Mulher: campanha do Hemoap quer ampliar número de doadoras de sangue 

Por: Karla Santos  

Durante o mês das mulheres, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) intensifica a campanha Doa Mulher, criada em 1999 para aumentar o percentual de doadoras voluntárias de sangue.

O público feminino representa, atualmente, 38% dos 2.806 doadores aptos que passaram pelo Hemoap desde o início de 2022. Com objetivo de aumentar esse percentual para 41%, o Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap (SCOS) intensificou a estratégia.

Através de levantamento sobre as doadoras voluntárias que estão em tempo hábil e sorologicamente aptas para doar, a equipe do Hemoap as aciona via ligação telefônica, SMS, redes sociais, aplicativo WhatsApp e mídias locais”, disse a chefe do SCOS, Elmira Melo.

A ação Doa Mulher conta com o incentivo do Ministério da Saúde e funciona durante o ano inteiro, nas últimas quintas e sextas-feiras de cada mês, mas devido ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, houve a ampliação do programa para o mês inteiro.

Eu sempre quis doar sangue, mas após a minha filha precisar de transfusão de sangue durante internação no Hospital da Criança e do Adolescente, a vontade intensificou. Quando ela crescer e tiver idade suficiente para ser doadora, com certeza irei incentivar a doação de sangue, para que ela também ajuda a salvar vidas”, disse a fisioterapeuta Carla almeida, de 26 anos.

No processo de captação, são retirados aproximadamente 450 ml de sangue, que são repostos pelo organismo durante as 72 horas posteriores ao procedimento. O intervalo de tempo para doação de sangue é de 90 dias para mulheres, o que as permite doar sangue 3 vezes por ano.

O estoque do hemocentro está crítico para as tipagens O-, A- e B+, mas o instituto reforça a importância do comparecimento para doação espontânea de qualquer tipo sanguíneo.

Para doar sangue, é necessário pesar mais de 50 kg, ter idade entre 16 e 69 anos e apresentar boas condições de saúde. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis e maiores de 70 anos só podem doar se houver histórico de assiduidade.

O Hemoap fica na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. O funcionamento é pela manhã, entre 7h30 e 12h30. As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou solicitadas através de agendamento via WhatsApp: (96) 98811-0200.

 

- Governo do Amapá realiza qualificação profissional para mototaxistas credenciados em Santana

O Governo do Amapá certificou 40 mototaxistas do município de Santana nesta sexta-feira, 11, com a atualização de técnicas de condução que buscam trazer mais segurança para as pessoas que usufruem desse serviço de locomoção.

O curso iniciou na última quarta-feira, 9. Durante a semana, os profissionais puderam fazer curso de formação e atualizações sobre a legislação de trânsito, direção, relações interpessoais, qualidade na higiene e no atendimento, gestão de negócios, entre outros.

A iniciativa foi coordenada pelo Departamento de Trânsito do Amapá (Detran/AP), o curso tem a carga horária de 30 horas e a reciclagem, que deve ser feita a cada 5 anos, de acordo com as disposições contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e na resolução 789/2020, tem a carga horária de 10h.

O mototaxista Adelson Uchoa, 53 anos, é credenciado em Santana há 5 anos e estava realizando a atualização de suas técnicas. Ele revelou que ama exercer sua profissão e pretende sempre aprimorar seus conhecimentos.

“Além de aulas teóricas, também aprendi sobre a importância da união da categoria, técnica de higiene com capacete, uniforme limpo e moto, que são essenciais para prestar um serviço de qualidade e transportar os passageiros com segurança”, afirmou Adelson.

De acordo com o diretor-presidente do Detran, Inácio Maciel, a capacitação forma aquelas pessoas que ainda não têm o curso, para que possam preencher todos os requisitos e exercerem a profissão de acordo com a legislação.

“Além das teorias e normas, o curso orienta esses profissionais com relação ao comportamento, postura, comunicação e entre outros, que faz a capacitação ser bem completa, afinal de contas é uma profissão de atendimento direto ao público e precisa ser prestado por pessoas responsáveis, com serviços de qualidade”, destacou o gestor.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre Governo e STTRANS, para profissionais credenciados. O Detran também realiza capacitações em todos os municípios com cursos específicos da área de trânsito como: vistoriador, instrutor, examinador, além da formação e atualização de condutores de transporte escolar e mototaxistas.

Em 2021, essa capacitação foi levada para os mototaxistas de municípios como Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Tartarugalzinho. Este ano, inicialmente, o Detran pretende capacitar 1.600 mototaxistas em Santana e Macapá, além de expandir para os demais municípios.

Para se tornar mototaxista, é necessário ter 21 anos completos, possuir habilitação por pelo menos 2 anos na categoria, ser aprovado em curso especializado nos termos da regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e estar vestido com colete de segurança, dotado de dispositivos retrorrefletivos.

 

- Com nova Central de Regulação, Amapá vai oferecer mais controle e rapidez para atender usuários do SUS 

O Governo do Amapá inaugura a Central de Regulação Ademar Rodrigues dos Anjos na segunda-feira, 14. Localizado no bairro Pacoval, em Macapá, o novo prédio vai proporcionar atendimentos com maior agilidade e transparência para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e órgãos de controle no acompanhamento das filas de espera, disponibilização de vagas e andamento dos processos.

Com uma nova dinâmica para o funcionamento da Coordenadoria de Regulação, Controle e Avaliação (CRCA) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o local será responsável por demandas como gerenciamento de leitos clínicos, oncológicos e de terapia intensiva; e a  inclusão, junto ao Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), de consultas ambulatoriais e exames de alta complexidade disponíveis nas agendas de cada médico especialista ou de clínicas credenciadas.

O Governo do Amapá investiu em um parque tecnológico estruturado com um sistema informatizado para a Central. Com isso, a CRCA já conseguiu incluir na regulação de serviços o controle sobre a transferência de pacientes para leitos de UTI - que antes era realizado entre os hospitais - além do agendamento das sessões de hemodiálise de pacientes nefrológicos e de cirurgias oncológicas. 

O novo espaço também permitirá que a Sesa possa dimensionar de forma mais clara as principais demandas assistenciais dos pacientes e das áreas em que é necessário fortalecer investimentos. O objetivo, agora, é expandir a regulação para exames de média complexidade, como ultrassonografias e endoscopias, e cirurgias não oncológicas.

O Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD), responsável por fornecer passagens e ajuda de custos para pacientes em outros estados, também terá a sua sede administrativa no complexo, assim como a Central Estadual de Transplantes de Órgãos que está passando por um processo de implantação para entrar em funcionamento.

A Central concentrará atendimentos administrativos, por isso solicitações para agendamento de consultas e exames seguem sendo feitos nos locais indicados pelas prefeituras municipais.

O local funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana, com médicos e enfermeiros reguladores, que atenderão toda a demanda regulatória do Estado.

Homenagem

A Central recebeu o nome de Dr. Ademar Rodrigues do Anjos em homenagem ao antigo coordenador do SAMU, que faleceu em 2020 enquanto lutava na linha de frente de enfrentamento à covid-19. 

Fonte: Portal Governo do Amapá