Cotidiano

Deputado Camilo recebe denúncia de supostas irregularidades na saúde do Estado do Amapá





03/03/2022 - Macapá/AP - O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB), esteve reunido com o Sindicato de Rede do Serviço de Urgência e Emergência do Estado do Amapá, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SINDUEAP).

 

O sindicato é composto de enfermeiros e técnicos de enfermagem e estão em busca de apoio para investigar supostas escalas fantasmas e recebimento de plantões não cumpridos na Secretária de Saúde do Estado do Amapá (SESA). Além da acumulação de cargos e plantões de forma irregular.

 

A acumulação irregular de cargos em contratos administrativos, burla a lei federal 8745/93 que dispõe sobre a contratação temporária, fazendo com que haja um inchaço na folha de pagamento.

 

Outra queixa do sindicato é a falta de concursos públicos para a saúde do Estado, já são 10 anos sem um novo certame, apenas com contratações temporárias. Inviabilizando negociações salariais e causando a precarização dos serviços à população.

 

De acordo com dados do portal da transparência do Estado, a remuneração dos contratos temporários é 30% superior a remuneração dos cargos efetivos, na SESA.

 

"As denúncias feitas pelo sindicato são muito graves e nosso mandato vai encaminhar para o Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Estado e todas as autoridades que têm o dever de fiscalizar. Não podemos aceitar nenhum tipo de desvio de recurso, especialmente da saúde," defende o deputado Camilo.

 

Nicole Lemos

Gabinete do deputado federal Camilo Capiberibe (PSB)