Cotidiano

Prefeitura inicia vacinação contra Covid-19 para crianças a partir de 7 anos sem comorbidade nesta sexta-feira (28)





Nesta sexta-feira (28), o público infantil já pode iniciar seu esquema vacinal em 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A partir desta sexta-feira (28), crianças de 7 anos já podem iniciar o ciclo de imunização contra Covid-19. Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, a Prefeitura de Macapá diminuiu a idade do público infantil. Para esse público, a ação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de 8h às 12h e das 14h às 18h.

As crianças de 5 a 11 anos que estejam no grupo de risco também pode se vacinar. Nesse caso, é exigido o acompanhamento dos pais ou responsáveis. As UBSs disponíveis são: Fazendinha, Coração, Padre Raul Matte, Leozildo, Pedrinhas, São Pedro, Rosa Moita, Raimundo Hozanan, Cidade Nova, Pacoval, Novo Horizonte, Brasil Novo, Curiaú e BR-210.

Para os cidadãos adultos com a imunização pendente, seja segunda dose ou reforço, a aplicação segue até que todos tenham o ciclo finalizado. É importante que o público esteja com documento oficial com foto, comprovante de residência, carteira de vacinação e laudo médico, caso apresente alguma doença de risco.

Lista de comorbidades para vacinação de crianças de 5 a 11 anos
Insuficiência cardíaca; cor-pulmonante e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndrome coronariana; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosa; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; talassemia; síndrome de Down; autismo; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose hepática e HIV.

Público em geral
O imunizante continua disponível para adolescentes de 12 a 17 anos e o público geral acima dos 18 anos, ambos com e sem comorbidades. Também suportem se vacinar pessoas acima de 60 anos, imunossuprimidos e profissionais de saúde.

Neste dia também será ofertada a segunda e terceira dose dos imunizantes Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac e a dose de reforço da Janssen.

Confira locais, horários e público:

Locais
Drive-thru Praça Floriano Peixoto

Drive-thru Zerão

Drive-thru Curiaú

Amapá Garden Shopping

Macapá Shopping

Villa Nova Shopping

Faculdade Estácio Famap

Faculdade Estácio Seama

Horário de funcionamento: Das 9h às 15h.

Público

1ª Dose
Para o público de 12 a 17 anos com Pfizer

Para o público em geral com 18 anos +

2ª Dose
De Pfizer para quem iniciou o ciclo vacinal há 21 dias

De Astrazeneca para quem iniciou o ciclo vacinal há 8 semanas

De CoronaVac para quem está no período de recebimento

3ª Dose
Para público em geral de 18 anos+

Para pessoas imunossuprimidas

Reforço Janssen
Para quem recebeu a 1ª dose da vacina Janssen.

Documentos
Para receber o imunizante, é necessário apresentar os originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação. Para pessoas com comorbidade, é necessário também o laudo que comprove a condição.

O público que receberá a 2ª dose deve apresentar a carteira de vacinação com indicação do recebimento da 1ª dose. Já as pessoas que receberão a 3ª dose do imunizante, deverão ter a indicação da 2ª dose da vacina.

Além do imunizante contra a Covid-19, os pontos também oferecem a vacina Tríplice Viral.

Para o público infantil a vacina estará disponível das 8h às 12h e das 14h às 18h nas seguintes Unidades Básicas de Saúde.

 

Confira outras notícias 

- Passarela da Avenida Piauí será revitalizada

Com essa obra, são contabilizados cerca de vinte quilômetros de passarelas reconstruídas em madeira e concreto.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

A Prefeitura de Macapá oficializou na tarde desta quinta-feira (27), a ordem de serviço para o início da obra de revitalização da passarela na avenida Piauí, localizada no bairro Pacoval. 

A reforma da ponte foi uma necessidade detectada durante as agendas sociais realizadas aos domingos, pelo prefeito de Macapá, Dr, Furlan. Serão reformados 367 metros em madeira. A revitalização atenderá a passarela principal mais dois braços. A previsão de entrega da obra é para trinta dias. 

“A reforma da ponte da Avenida Piauí foi um pedido feito durante as nossas visitas aos domingo pela capital. Essas informações servem para a construção dos projetos e para trazer melhorias para comunidade. Isso é uma das inovações da nossa gestão, que vai trazer mobilidade para quem tem a ponte como única via”, ressalta o prefeito. 

Com mais essa obra, a Prefeitura de Macapá contabiliza cerca de vinte quilômetros de passarelas reconstruídas em madeira e concreto. 

“Vamos trabalhar para que todas as emendas sejam executadas. Os recursos que vamos utilizar nessa obra serão divididos para atender também outras duas passarelas e uma quadra de basquete”, explica o secretário municipal de Obras, Cássio Cruz. 

Recursos
A obra será executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e está orçada em R$ 328 mil, mais contrapartida municipal. Os recursos foram enviados pelo então deputado federal Luiz Carlos, que atualmente exerce a função de secretário estadual de Desenvolvimento das Cidades.

“É um momento de comemorar quando uma emenda é executada e convertida em benfeitoria para a comunidade. A execução de uma obra não é só a materialidade física, ela também gera emprego e movimento social. A passarela vai atender uma população que precisa de mobilidade e segurança.”, disse o secretário Luiz Carlos.

 

- Prefeitura de Macapá inicia limpeza e desobstrução do canal do bairro Perpétuo Socorro

Zeladoria Urbana estima que serão retiradas aproximadamente 2 toneladas de material do local.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

A Prefeitura de Macapá iniciou nesta quinta-feira (27), os serviços de roçagem mecanizada, capina manual, remoção de lixeiras e retirada de entulhos e vegetação do leito das áreas de entorno do canal do bairro Perpétuo Socorro, na região central da capital. A ação integra o Plano de Contingência de Inverno do município e vem para minimizar os impactos dos pontos de transbordamento no período de chuvas.

Os trabalhos são executados pelas equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana e devem ser concluídos até o dia 3 de fevereiro. O órgão estima que serão retiradas aproximadamente 2 toneladas de lixo do local. 

Restos de animais, lixo doméstico, mato, carcaças e outros objetos jogados no local são os maiores causadores dos transbordamentos durante as fortes chuvas.

O titular da Zeladoria Urbana, Jean Patrick Farias, explica que a colaboração da população é fundamental da redução dos impactos das chuvas nas áreas suscetíveis a alagamentos, como a do Canal do Perpétuo Socorro.

“A Prefeitura tem conhecimento dos problemas que são ocasionados pela chuva. Mas precisamos da ajuda de todos, porque o lixo jogado nas ruas e calçadas é o principal responsável pelo entupimento das bocas de lobo, o que dificulta a passagem das águas. Com isso, muita gente acaba prejudicada com ruas e canais alagados”, destacou o gestor.

Denúncias
A população pode fazer a denunciar do descarte incorreto de lixo em vias públicas, nas bordas ou nos leitos dos canais, mato alto e formação de lixeiras, pelo número (96) 99970-1078.

 

- Semtradi entrega termo que garante utilização segura de boxes do Shopping Popular

Permissão é válida por dois anos, podendo ser renovado; 50 empreendedores foram beneficiados.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação

Empreendedores que atuam no Shopping Popular da capital começaram a receber as autorizações para o uso do espaço. Com o documento, entregue pela Prefeitura de Macapá, eles têm a segurança de trabalhar dentro da legalidade, acessando garantias e deveres no espaço.

A Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), que coordena os trabalhadores, oficializou a entrega do Termo de Permissão de Uso de Bem Público para 23 empreendedores na quarta-feira (26), e deve beneficiar outros 27 até sexta-feira. O termo é válido por dois anos, e pode ser renovado.

“Com essa autorização, os empreendedores poderão utilizar os espaços para geração de renda para suas famílias, além de fazer com que eles cresçam cada vez mais”, reforça o titular da Semtradi, Augusto Félix.

Para o empreendedor Ariandersom da Silva, a entrega do termo é uma forma de garantia da sua segurança e dos produtos que comercializa no Shopping Popular. 

“Esse momento me trás muita alegria e tranquilidade, agora terei a segurança de que meus materiais não serão mais recolhidos”, destaca.

Já Paulo Sérgio Rodrigues, que também atua no espaço, classifica o recebimento como termo a garantia de que seu empreendimento estará apto a funcionar de maneira regular.

‘Esse local é minha segunda casa, é de onde tiro o sustento da minha família e receber o termo me dá a certeza de que meu trabalho vai continuar com formalidade e totalmente regularizado’, conta o empreendedor.

 

- Escolas municipais recepcionam pais para conclusão de matrículas do ensino infantil

 

Prazo para solicitar vagas encerrou nesta quinta-feira (27).

 

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

Escolas municipais receberam pais e responsáveis para matrículas do ensino infantil | Foto: Lázaro Gaya 

O dia amanheceu e os pais de crianças da educação infantil já estavam a postos para realizar, nesta quinta-feira (27), a matrícula para o ano letivo de 2022 nas escolas do município. O prazo para solicitar vaga para as turmas do 1º e 2º período da pré-escola encerrou nesta quinta, e alguns tiveram dificuldades para concluir o processo.

 

Muitos deles, aflitos, buscavam informações. O cancelamento da pré-matrícula e a alteração do nível de ensino foram algumas das perguntas mais frequentes direcionadas aos secretários escolares e à equipe de suporte da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

 

O site disponibilizado no início da semana para a pré-matrícula é de responsabilidade do governo do estado, e apresentou instabilidade no servidor, o que provocou uma séries de problemas no cadastro. 

 

“Nenhum estudante que foi prejudicado com o problema no sistema do site, ficará de fora da sala de aula”, garantiu o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes. O gestor percorreu várias escolas para acompanhar a matrícula das crianças e aproveitou para recepcionar os pais.

 

Elisângela Alves, mãe de uma menina de 4 anos, garantiu vaga no 1º período na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vera Lúcia Pinon, bem pertinho da casa onde mora, no Brasil Novo, zona norte da cidade.

 

“Recebemos um atendimento maravilhoso, não tenho palavras para agradecer a Prefeitura de Macapá. Nos deixa até surpresas essa forma como a população é tratada hoje. Tomei café até com o secretário de Educação”, contou, empolgada.

Valciane Silva, mãe do pequeno Caio, de 5 anos, estava emocionada por conseguir vaga | Foto: Lázaro Gaya 

A equipe da Semed também visitou a Escola Municipal de Ensino Infantil Janice Palmeirim, no bairro Fazendinha. Lá estava a Valciane Silva, mãe do pequeno Caio, de 5 anos. Emocionada por conseguir vaga para o filho, ela segurava a foto 3×4 dele, enquanto contava como foi difícil o período da pandemia para ele.

 

“Por conta da pandemia ele não conseguiu fazer o 1º período. Agora com 5 anos eu entrei no sistema para solicitar vaga pro 2º. Eu estava muito preocupada, pois a pré-matrícula dele estava incorreta, mas vi o empenho da Semed e da escola em ajudar e agora eu saio daqui realizada”, comemorou.

 

Acompanhamento de perto

 

A equipe da Semed tem visitado as escolas e dialogado com os pais para saber de que modo a prefeitura pode atuar para resolver de forma breve e sem transtornos, as dificuldades encontradas no processo de matrícula.

 

“É uma determinação do prefeito Dr. Furlan que a gente sempre ouça a população e procure resolver os problemas. E para nós da Semed é um orgulho muito grande trabalhar para que as crianças tenham acesso à educação. Lugar de criança é na escola”, reforçou o secretário Rodrigo Gomes.

 

Fonte: Prefeitura de Macapá