Cotidiano

Macapá amplia pontos de vacinação contra Covid-19; confira públicos atendidos na segunda-feira





O imunizante estará disponível para crianças de 10 e 11 anos sem comorbidade e de 5 a 11 anos com comorbidade. A vacinação acontece por livre demanda ao público acima de 12 anos na capital.

A Prefeitura de Macapá ampliou os pontos de vacinação contra Covid-19 na capital. A partir desta segunda-feira (24) as Faculdades Estácio de Macapá (Seama) e do Amapá (Famap) passam a atender o público em geral acima de 12 anos. A primeira, segunda e terceira dose também estarão disponíveis nos drive-thru da Praça Floriano Peixoto e Zerão e nos shoppings centers.

Paralelo a isso, a imunização segue sendo ofertada para crianças, com as idades de 10 e 11 anos sem comorbidade e de 5 a 11 anos com comorbidade, exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Fazendinha, Coração, Padre Raul Matte, Leozildo, Pedrinhas, São Pedro, Rosa Moita, Raimundo Hozanan, Cidade Nova, Pacoval, Novo Horizonte, Brasil Novo, Curiaú e BR-210.

O atendimento para o público infantil será realizado no horário de 8h às 12h e das 14h às 18h. O procedimento deve ser acompanhado dos pais ou responsáveis.

Lista de comorbidades para vacinação de crianças de 5 a 11 anos
Insuficiência cardíaca; cor-pulmonante e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndrome coronariana; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosa; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; talassemia; síndrome de Down; autismo; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose hepática e HIV.

Público em geral
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) segue na imunização dos demais grupos, que é formado por adolescentes de 12 a 17 anos e o público geral acima dos 18 anos, ambos com e sem comorbidades, pessoas acima de 60 anos, imunossuprimidos e profissionais de saúde. Neste dia também será ofertada a segunda e terceira dose dos imunizantes Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac e a dose de reforço da Janssen.

Confira locais, horários e público:

Locais
Drive-thru Praça Floriano Peixoto
Drive-thru Zerão
Amapá Garden Shopping
Macapá Shopping
Villa Nova Shopping
Famap
Seama

Horário de funcionamento: Das 9h às 15h.

Público

1ª Dose
Para o público de 12 a 17 anos com Pfizer
Para o público em geral com 18 anos +

2ª Dose
De Pfizer para quem iniciou o ciclo vacinal há 21 dias
De Astrazeneca para quem iniciou o ciclo vacinal há 8 semanas
De CoronaVac para quem está no período de recebimento

3ª Dose
Para público em geral de 18 anos+
Para idosos com 60 anos +
Para pessoas imunossuprimidas
Para profissionais da Saúde

Reforço Janssen
Para quem recebeu a 1ª dose da vacina Janssen.

Documentos
Para receber o imunizante, é necessário apresentar os originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação. Para pessoas com comorbidade, é necessário também o laudo que comprove a condição.

O público que receberá a 2ª dose deve apresentar a carteira de vacinação com indicação do recebimento da 1ª dose. Já as pessoas que receberão a 3ª dose do imunizante, deverão ter a indicação da 2ª dose da vacina.

Além do imunizante contra a Covid-19, os pontos também oferecem a vacina Tríplice Viral.

 

Confira outras notícias 

- Vacinação contra Covid-19 atende crianças, adolescentes e o público em geral; confira cronograma da semana

O detalhamento da estratégia de vacinação é divulgado diariamente nos canais oficiais da Prefeitura de Macapá.

O cronograma atende crianças, adolescentes e o público em geral

A vacinação contra Covid-19 em Macapá atende crianças, adolescentes e o público em geral entre os dias 24 e 29 de janeiro, segundo o cronograma da semana, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pelas estratégias de imunização no Município.

Na segunda-feira (24), a vacina será direcionada para as crianças, com as idades de 10 e 11 anos sem comorbidade e de 5 a 11 anos com comorbidade. Paralelo a este novo grupo, a imunização contra o coronavírus segue para público geral acima de 12 anos com ou sem comorbidade.

A Prefeitura também disponibilizará a segunda dose das vacinas Astrazeneca, Pfizer e CoronaVac para o público em geral e a terceira dose para aqueles acima de 18 anos com e sem comorbidades, além das pessoas imunossuprimidas. Para aqueles que iniciaram o esquema vacinal com a Janssen, a dose de reforço será ofertada para este público.

Em Macapá, a vacinação contra a Covid-19 segue sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com o atendimento exclusivo para as crianças, e nos pontos de drive-thru e locais de grande circulação de pessoas, como shoppings e faculdades. Nestes locais a imunização será direcionada ao público em geral a partir dos 12 anos.

Estratégia
O detalhamento da estratégia de vacinação, com horários, locais e públicos, é divulgado diariamente nos canais de comunicação da Prefeitura de Macapá no Facebook, Twitter e Instagram e no site da instituição, disponível em macapa.ap.gov.br.

 

- Covid-19: Macapá conta com 70% da população vacinada

Conforme o Localiza Sus, até o momento mais de 500 mil doses foram aplicadas na capital.

Macapá conta com 70,21% da população vacinada contra a Covid-19, segundo o registro do sistema Localiza SUS desta semana, ferramenta do Ministério da Saúde que armazena dados da vacinação em todo o país. O percentual representa a aplicação de 552.678 doses da vacina, entre Astrazeneca, CoronaVac, Pfizer e Janssen. Desde o início da vacinação no país, Macapá já recebeu 787.130 doses das vacinas.

Em relação à primeira dose, a Prefeitura de Macapá já aplicou 322.321, o que representa 93% de cobertura vacinal deste público. Já com a segunda dose e dose única foram aplicadas 209.600 doses, isso significa 65.03% da cobertura vacinal deste grupo.

Os dados também apontam que foram aplicadas 6.784 doses adicionais e 13.973 de doses de reforço na população macapaense. A Prefeitura de Macapá disponibiliza diariamente os imunizantes em vários pontos da capital a fim de vacinar toda a população e, com isso, avançar no combate ao vírus.

 

- ‘Quem suja, deve ser denunciado’, diz moradora sobre limpeza no canal do Nova Esperança

 

Em pouco mais de 15 dias, Zeladoria Urbana retirou aproximadamente 28 toneladas de lixo do local.

 

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Zeladoria Urbana retirou aproximadamente 28 toneladas de lixo do local, em menos de 15 dias

“Se o lixo provoca o transbordamento dos canais durante as chuvas, quem suja deve ser denunciado”. É dessa forma que dona Eliane de Lima Garcia pretende agir daqui pra frente quando ver alguém despejando lixo e entulho no canal do bairro Nova Esperança, na zona Sul da cidade. A moradora acrescenta ainda que pessoas de outros bairros também jogam resíduos na área.

 

Em pouco mais de 15 dias de serviços no canal, a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana retirou aproximadamente 28 toneladas de lixo do local. São resíduos que na maioria das vezes provocam o entupimento das manilhas e causam os transbordamentos durante as chuvas.

 

A limpeza e o desassoreamento dos canais que cortam a cidade fazem parte do conjunto de serviços que a prefeitura está fazendo para prevenir os efeitos das chuvas mais volumosas. Durante as ações foram encontradas várias garrafas pet, sacolas, latinhas de bebidas, pneus, móveis e muitos galhos de árvores, entre outros objetos.

 

“Nós sabemos que todo esse lixo e entulho, na maioria das vezes, são os responsáveis por deixar isso aqui praticamente no fundo. Toda a população precisa parar de despejar lixo nesses locais, nós temos que preservar e evitar os transtornos”, falou Benedito Marcelo Alves de Freitas.

 

De acordo com o Secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, o setor de limpeza pública está com demanda crescente de trabalho e as equipes estão se desdobrando para atender todas as regiões do município. 

 

“O canal do Nova Esperança tem apenas 160 metros de extensão, mas nós já recolhemos uma grande quantidade de resíduos e os trabalhos não param. Se nós limpássemos e ninguém mais sujasse, muitos problemas seriam evitados durante o período invernoso”, disse o gestor.

 

Já receberam limpeza e desassoreamento os seguintes trechos: canal do Nova Esperança, avenidas 13 de setembro, Clevelandia de Sá, Clodóvio Coelho, Diógenes Silva e José da Silva Castro, além da rua Secundino Campos.

 

As equipes contam com auxílio de retro escavadeiras, pás mecanizadas, caçambas e materiais utilizados na remoção de entulhos. Os serviços devem ser concluídos até o fim da próxima semana.

 

Infração grave
Jogar lixo em via pública é considerado infração grave, de acordo com a Lei Complementar nº 054/2008 do município de Macapá em seu Artigo 44, que prevê multas de até R$ 1,5 mil, além de processos nas esferas penal (Delegacia de Meio Ambiente) e/ou judicial (Ministério Público).

 

- Mais de um quilômetro de vias começam a receber pavimentação no bairro Ipê

Serviço faz parte do pacote de obras de mobilidade da Prefeitura de Macapá.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana 

Rua Acapu é uma das quatro vias que receberá a pavimentação

Lidiane Vinhas, de 33 anos, mora na rua Acapu no bairro Ipê, zona norte da capital, há 12 anos. Ela faz questão de acompanhar o andamento dos serviços de pavimentação. Ela diz que os transtornos como barulho são compreensíveis, já que o resultado será um benefício para comunidade. A via faz parte do pacote de obras de mobilidade da Prefeitura de Macapá.

“As máquinas fazem barulho, mas eu prefiro o barulho do que a nossa rua como estava antes. Aqui era muito feio e quando chovia, ficava água empossada. Antes, às cinco horas da tarde, a gente até ouvia o barulho dos sapos, agora está ficando lindo”, finalizou.

A rua da Lidiane é uma das beneficiadas com pavimentação no bairro Ipê. Nesse pacote também são contempladas as ruas Eucalipto, Andiroba e Camaru. As quatro vias somam mais de um quilômetro de extensão. 

Antônio Silva, de 55 anos, conta que a pavimentação traz melhorias como a segurança e a valorização do imóvel.

“Essa rua nunca foi asfaltada, era só lama e buraco. Para sair para trabalhar era complicado para passar com a bicicleta. A nossa casa alagava e sujava toda a frente. Agora vai ser diferente”, disse o comerciante.

As obras de mobilidade das ruas do bairro Ipê são parte do convênio com a Secretaria de Desenvolvimento das Cidades do Governo do Estado, que atende cerca de 20 bairros de Macapá. O investimento em pavimentação e recapeamento é de R$ 15 milhões. Ao todo, 42 vias vão receber os serviços, totalizando 30 quilômetros em áreas urbanas.

“Temos trabalhando dentro da capacidade de execução da secretaria e agora com o cuidado redobrado por causa das chuvas, que atrasa algumas etapas da pavimentação. Seguimos avançando na drenagem e monitorando e mapeando as próximas ruas”, explica o secretário municipal de Obras, Cássio Cruz. 

 

- Prefeito visita obras e ouve demandas da população em bairros da zona norte e sul de Macapá

 

Agenda de domingo passou pelos bairros Araxá, Nova Esperança, Laguinho, Jardim Felicidade e Infraero I.

 

Por Viviane Monteiro - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Agenda é realizada aos domingos pela equipe da Prefeitura / Foto: Júnior Dantas

Neste domingo (23), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, e comitiva do secretariado municipal realizam a tradicional visita aos bairros da capital. A iniciativa tem como objetivo atender as demandas da população e fiscalizar as obras em andamento. Durante a agenda, foram visitados os bairros Araxá e Nova Esperança, na zona sul, Laguinho, Jardim e Infraero I, na zona norte.

 

No bairro do Araxá, o prefeito ouviu a comunidade da avenida Dez e passarelas ao redor. As demandas foram solicitadas pelo morador Irlan Dias, que reside no local há mais de 25 anos.

 

“Chamamos o prefeito para verificar a nossa situação. Estamos solicitando asfaltamento para uma parte da rua Setentrional, Dez e Sétima, que costumam ficar intrafegáveis no inverno, além da revitalização das passarelas aqui no Araxá, para dar mais mobilidade aos idosos que moram aqui”, apela o auxiliar de serviços gerais, Irlan Dias.

 

Ainda na zona sul, o chefe do executivo municipal fiscalizou a obra de pavimentação da rua Roberto Ferreira da Silva, que será concluída com sinalização e arborização no meio-fio.

 

Seguindo a agenda, a próxima parada foi em mais uma obra em fase de conclusão, no bairro Laguinho. “Aqui teremos um novo corredor de trânsito, saindo da rua General Rondon, Mãe Luzia, José Serafim e chegando na rua São Paulo, unindo centro e zona norte de forma mais acessível”, explica o prefeito.

 

Na zona norte, obras de drenagem estão em andamento no bairro Jardim, na rua Pedro Wanderley Fernandes, e no bairro Infraero I, na rua Brigadeiro Faria Lima. Após a instalação das manilhas e bocas de lobo para drenagem das águas pluviais, as ruas receberão terraplanagem, asfaltamento e sinalização.

 

 

Fonte: Prefeitura de Macapá