Cotidiano

Unifap realiza cursos de atualização para parteiras tradicionais do Amapá





21/01/2022 - Macapá/AP - Emenda do deputado Camilo viabiliza o projeto em 6 municípios e no Arquipélago do Bailique

Emenda do deputado federal Camilo Capiberibe (PSB), no valor de R$ 278 mil, destinada a Universidade Federal do Amapá (Unifap), viabiliza a realização do Projeto de Extensão "Troca de saberes com parteiras tradicionais: Cuidando da família”.

O principal objetivo é capacitar parteiras tradicionais do Amapá para que suas práticas continuem a reduzir a mortalidade materno-infantil.

Inicialmente, as capacitações acontecerão em 7 municípios do Amapá, sendo: Amapá, Oiapoque, Calçoene, Vitória do Jari, Pracuúba, Tartarugalzinho e Arquipélago do Bailique (Macapá).

O projeto não formará novas parteiras, mas fortalecerá as boas práticas de todas aquelas que já atendem ao parto domiciliar nas suas respectivas comunidades.

A Unifap cuidará de todo o processo, que está previsto para iniciar em março deste ano. 140 parteiras serão capacitadas, sendo 20 em cada município. O número reduzido é por conta da Covid-19.

No primeiro ano do projeto, o público alvo são as parteiras mais idosas e, de acordo com a demanda, terá a abertura de novas turmas.

Parteiras tradicionais

São consideradas Parteiras Tradicionais, de acordo com dados do Ministério da Saúde, todas aquelas que prestam assistência ao parto domiciliar com base em saberes e práticas tradicionais.

Nicole Lemos
Gabinete do deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP)