Cotidiano

Governo do Amapá cancela eventos públicos e privados de Carnaval e reduz lotação de estabelecimentos





Medidas anunciadas buscam conter avanço de casos da Covid-19 no estado. 

Foi anunciado pelo governo estadual o cancelamento dos eventos públicos e privados do carnaval 2022 no Amapá. A medida, que era debatida pelas autoridades há pelo menos uma semana, faz parte do novo decreto que define regras para o combate à Covid-19 no estado. 

Estiveram presentes na reunião de divulgação do decreto prefeitos e titulares da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). O encontro aconteceu no Palácio do Setentrião. 

Segundo o governador Waldez Góes (PDT), o Executivo também estabeleceu no documento a diminuição do percentual de pessoas permitidas em eventos públicos, que atualmente é de 50%. O novo percentual não foi informado. 

"O governo também vai nesse decreto diminuir o número de pessoas por eventos públicos, aumentar o espaçamento e a retaguarda ainda maior em vigilância em saúde. Isso servindo já como indicativo para que os privados comecem também a se observar na realização das suas atividades", disse.  

O governo estadual já vinha estudando a suspensão da programação carnavalesca, em razão do aumento no número de casos de Covid-19 observado em relatório do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp) neste início do ano. 

"Durante essa semana nós observamos com um critério bem rigoroso o comportamento da pandemia, fizemos o alinhamento e portanto está decidido no decreto do governo a suspensão dos eventos carnavalescos tanto público quanto privado. Isso se dá ao aumento da taxa de transmissão. Nós estávamos com 1.00 e pulamos para 1.05 no ritmo de transmissão e nesses dois últimos dias já acumula um novo crescimento", explicou Góes. 

"Isso é um sinal de alerta muito grande porque os casos móveis cresceram mais de 230% e isso repercute diretamente nos outros indicadores de busca por atendimento em UBSs, de leitos clínicos, de leitos de UTI", completou o governador. 

Entre os principais eventos carnavalescos no calendário amapaense estão A Banda, um dos maiores blocos de rua da região Norte, os desfiles das escolas de samba no sambódromo e o carnaval de blocos em Macapá e Santana. 

O governador ainda lembrou que muitos dos pacientes com Covid-19 que precisam de tratamento intensivo não completaram o esquema vacinal e falou sobre a importância da imunização. 

"É importante lembrar que a grande maioria dessas pessoas que estão necessitando de tratamento intensivo não tomaram vacina, quando muito uma dose. Isso demonstra claramente que é a vacina que protege, sobretudo o agravamento da Covid-19", orientou. 

Nesta segunda-feira, o Amapá contabilizou mais 590 casos conhecidos de contaminados pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas. Até o momento, esse foi o maior registro no estado de casos conhecidos da doença em um único dia neste ano. 

Atualmente, o estado tem 2.031 óbitos e a 129.580 infectados desde o início da pandemia. Os recuperados somam 116.734 pessoas (90,08%).

Fonte: g1 Amapá - Paulo Pennafort e Victor Vidigal