Cotidiano

Governador empossa 29 novos analistas na Secretaria de Meio Ambiente





Nesta terça-feira, 29, o governador, Waldez Góes, empossou 29 novos servidores que atuarão na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Os profissionais de nível superior - como biólogos, agrônomos e engenheiros de diversas áreas- assumirão os cargos temporários de analistas durante um ano.

Cerca de mil candidatos se inscreveram para participar do Processo Seletivo Simplificado de contratação temporária, lançado em dezembro de 2021.

Durante a solenidade, Góes destacou que os novos profissionais irão contribuir significativamente para o fortalecimento das agendas estratégicas, principalmente das novas concessões feitas pelo Governo do Amapá, que trarão maior desenvolvimento socioeconômico para o estado.

Um exemplo dessas estratégias é a concessão da Floresta Nacional do Amapá, que teve início em setembro de 2021, com assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre o Serviço Florestal Brasileiro e a Sema com objetivo de manter o uso sustentável da área de 265 mil hectares distribuídos pelo interior do estado. 

“Os novos analistas vão atuar no planejamento e execução das nossas políticas públicas ambientais. Eles vão reforçar o trabalho da Sema nas políticas de desenvolvimento econômico do Amapá com base na responsabilidade ambiental e na bioeconomia. Seguiremos investindo em pessoal e tecnologia para fortalecer ainda mais o setor ambiental e econômico do nosso estado”, disse Waldez.

O novo servidor Pedro Ramos Neto exercerá o cargo de especialista em geoprocessamento. Para ele, este é um momento muito significativo para o setor ambiental.

“Sinto-me grato em fazer parte de uma equipe multidisciplinar, repleta de profissionais capacitados, que, com certeza, irão continuar desenvolvendo o estado, nas áreas econômicas do setor ambiental”, declarou Pedro.

A secretária da pasta, Joseane Ferreira, frisou que esse é um momento que permitirá o avanço do desenvolvimento de novas políticas públicas ambientais.

“Os novos profissionais fazem parte da terceira etapa do projeto da Sema 4.0, que, atualmente, conta com investimentos na infraestrutura e sistemas, além de uma equipe dedicada que trabalha incansavelmente em benefício da população”, destacou a gestora.

As vagas para o cargo de analista de Engenharia De Minas não foram preenchidas. Para preenchê-las, será realizada uma nova convocação ainda esta semana, conforme divulgado no certame.

 

 

Confira outras notícias 

- Hemoap: campanha de doação de sangue busca mobilizar servidores públicos do Estado

Para ajudar a reforçar o estoque de sangue, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) lança, nesta segunda-feira, 17, a campanha “Servidor público em defesa da vida”, que segue até o dia 31 de janeiro.

O foco da campanha é mobilizar os servidores públicos do estado a ingressarem como doadores voluntários e fidelizados do hemocentro.

“O nosso chamado é para que aqueles servidores que se enquadram nos critérios de doação de sangue compareçam à instituição para nos ajudar a fortalecer a nossa rede de doadores e o nosso estoque de sangue”, reforçou a chefe do Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap (SCOS), Elmira Melo.

O Hemoap é responsável por abastecer todas as unidades hospitalares públicas e particulares do Amapá e, atualmente, está com estoque crítico para todas as tipagens sanguíneas.

Critérios para doar sangue:

  • Pesar acima de 50 kg;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 30 dias;
  • Não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias;
  • É importante estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação. Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.

Por: Karla Santos 

- Governo do Amapá entrega consultório especializado de atendimento a pacientes com fibromialgia

Assistência será realizada por uma equipe multidisciplinar do Centro de Referência em Práticas Interativas e Complementares em Saúde (Cerpis).

Estruturado para oferecer um atendimento multidisciplinar com foco na redução da dor de pacientes com fibromialgia, o Governo do Amapá inaugurou, na segunda-feira, 17, o “consultório da dor”, situado no Centro de Referência em Práticas Interativas e Complementares em Saúde (Cerpis).

O consultório é mais uma medida de assistência aos pacientes fibromiálgicos do Amapá. Em dezembro de 2021, o Governo passou a entregar as carteirinhas de atendimento prioritário para pacientes com fibromialgia, fruto da Lei nº 2.562/21 sancionada pelo governador Waldez Góes em 7 de junho de 2021 e de autoria do deputado estadual Jack JK.  

“Estamos atuando na promoção da qualidade de vida das pessoas com fibromialgia. A inauguração do consultório representa mais avanço no cuidado com quem convive com esta síndrome dolorosa”, reforçou o secretário de saúde Juan Mendes.

De acordo com médico especialista em dor, Felix Rocha, a fibromialgia é uma doença reumatológica crônica que precisa de atenção em diversos âmbitos para que seja bem elaborada.

“Quem convive com a síndrome sofre com sintomas como dores musculares persistentes em variadas partes do corpo, fadiga constante, alterações no sono, no funcionamento intestinal e na cognição – falta de memória e concentração – e possíveis quadros de depressão e ansiedade, por isso é indispensável o atendimento multifocal biopsicossocial”, completou.

No Cerpis, o atendimento disponibilizado será realizado por uma equipe composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta e psicólogo. Atualmente o centro atende cerca de 300 pessoas com diagnóstico fechado para fibromialgia.

O Cerpis fica localizado na Av. FAB, nº 849, bairro central de Macapá. Para receber o atendimento, o interessado precisa apresentar RG, cartão do SUS e laudo médico para fibromialgia.

Por: Karla Santos 

 

- Amapá Cacau: Governo do Estado repassará mudas a produtores para plantio em fevereiro

Técnicos do Governo do Estado continuam trabalhando para manter as germinações e crescimento de aproximadamente 100 mil mudas de cacau que estão em um viveiro rústico no município de Porto Grande.

Os cuidados e ações para o crescimento das mudas iniciaram no mês de novembro de 2021. As ações visam incentivar o início da cadeia cacaueira no Amapá, através do Programa Amapá Cacau.

Com o andamento dos trabalhos e a acompanhando a programação do Amapá Cacau, as mudas deverão ser repassadas aos cerca de 100 produtores, dos municípios de Pedra Branca do Amapari, Ferreira Gomes e Porto Grande, até o final de janeiro e início de fevereiro, e já poderão ser plantas em terra preparada e sombreada. Atualmente os pés de cacau estão em sacos de germinação.

“Existe um empenho muito grande de nossos técnicos e a comunidade em manter as mudas em um bom condicionamento e crescimento eficaz para que as mesmas cheguem ao produtor de forma saudável para uma futura produção de cacau e seus derivados”, destacou o gestor da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Amapá (SDR), Janner Gazel.

Na semana passada o governador Waldez Góes, visitou o viveiro junto com o senador Lucas Barreto e o deputado estadual Jesus Pontes.

Sementes

Em novembro do ano passado o Amapá recebeu cerca de 100 mil sementes que fazem parte de um Termo de Cooperação Técnica assinado em agosto de 2021 entre SDR, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac/PA) e pela Federação de Agricultura e Agropecuária do Pará (Faepa), que norteia das diretrizes do Programa Amapá Cacau.

O termo ainda prevê neste primeiro semestre que o Amapá receba mais 400 mil sementes, ou seja, o acordo tem uma perspectiva de repassar o Estado 500 mil sementes, provenientes do estado do Pará, que é o maior produtor de cacau do Brasil.

Por: Weverton Façanha 

Fonte: Portal Governo do Amapá