Cotidiano

Profissionais da saúde recebem capacitação para início da imunização pediátrica contra Covid-19





Em Macapá, a estimativa é atender cerca de 70 mil crianças, seguindo o cronograma de vacinação da Prefeitura de Macapá.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Macapá realizou a capacitação de enfermeiros e técnicos de saúde do município que irão atuar na vacinação contra a Covid-19 do público infantil. Inicialmente serão destinados 8 pontos exclusivos para imunização deste público. A estimativa é atender cerca de 70 mil crianças, seguindo o cronograma de vacinação da prefeitura.

A imunização de crianças de 5 a 11 anos foi incluída no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 por meio de nota técnica do Ministério da Saúde.

O imunizante estará disponível exclusivamente nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que têm um espaço para armazenamento dos frascos de forma correta e orientação de pais ou responsáveis que irão acompanhar as crianças.

“O esquema vacinal compreende duas doses com intervalo de oito semanas, a vacinação será feita exclusivamente com imunizante da Pfizer pediátrica. Nossas equipes estão treinadas para orientar os familiares sobre as possíveis reações da vacina”, explicou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira.

Pfizer pediátrica

O imunizante possui frasco diferenciado, na cor laranja. Enquanto o frasco da cor roxa está destinado a pessoas maiores de 12 anos. O tempo de conservação também é diferente, os frascos da versão pediátrica podem ficar até 10 semanas armazenados a uma temperatura de 2ºC a 8ºC. Após aberta a vacina pediátrica dura 12 horas, enquanto a adulta 6 horas.

Para crianças a dosagem significa um terço do imunizante para adultos, 0,2 ml sendo 10 microgramas por dose.

“Como é um público peculiar e a vacina vem com uma dosagem diferente, uma formulação diferente, é necessário esclarecer essas informações para as equipes que irão trabalhar com as nossas crianças”, explicou o conferente e enfermeiro da Central de Imunização, Nelson Freitas.

 

- Comunicado: sábado (15) não haverá divulgação do vacinômetro

O sistema Localiza SUS apresenta instabilidade desde dezembro de 2021. Por isso, os dados não estão atualizados. 

A Prefeitura de Macapá informa que, neste sábado (15), não haverá divulgação do Vacinômetro com as informações atualizadas da vacinação contra Covid-19. O sistema Localiza SUS, plataforma responsável apresentar por armazenar dados sobre vacinação em todo o país, está apresentando instabilidade e os dados desta semana não foram atualizados.

 

Confira outras notícias 

- Auxílio Brasil: Macapá tem 9.819 novos beneficiários do programa; confira a lista

Para mais informações, cidadãos devem checar o app oficial do Auxílio Brasil

Por Vithória Barreto - Secretaria Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) divulga a nova listagem de cidadãos residentes no município de Macapá que estão aptos a participarem do programa Auxílio Brasil. De acordo com o Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec), são 9.819 beneficiários aprovados a receberem os valores do programa que substituiu o Bolsa Família. O número soma-se às 33.518 famílias que já recebiam o auxílio na capital amapaense, conforme dados da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc).

Confira a lista

Beneficiários

Os contemplados são famílias com renda de até R$ 210 per capita e que estão regularmente cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, que é o banco de dados que garante o acesso do cidadão a todo e qualquer programa social de nível federal, estadual e municipal. Desde 2019 o Governo Federal não realizava novas concessões do benefício para o município de Macapá.

O cidadão deve ficar atento ao calendário de pagamento, que é direcionado pelo Número de Identificação Social (NIS) e já inicia no próximo dia 18 de janeiro. O número final do NIS indica a data em que o saque poderá ser feito pelo titular.

App Auxílio Brasil e Caixa Tem

Através do aplicativo Auxílio Brasil, o cidadão poderá checar todas as informações sobre o benefício. O app está disponível em todas as plataformas digitais.

Especialmente para os novos beneficiários que não têm cartão físico, através do app Caixa Tem também é possível fazer diversas transações bancárias e realizar o saque sem cartão.

 

- Ministério da Saúde credencia Centro de Especialidades Odontológicas do município para recebimento de custeio

Os centros credenciados pelo Ministério da Saúde recebem recursos de implantação para construção, ampliação, reforma e aquisição de equipamentos odontológicos

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde 

O Ministério da Saúde credenciou o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Município de Macapá para recebimento do incentivo financeiro de custeio mensal de serviços necessários para os cuidados com a saúde bucal de média complexidade, através do Programa Brasil Sorridente. O credenciamento foi divulgado por meio da portaria GS/MS N° 44, de 12 de janeiro de 2022. O CEO fica localizado dentro do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), tem como objetivo facilitar o acesso da população gratuitamente aos serviços de média e alta complexidade no diagnóstico e assistência à saúde bucal, com excelência de qualidade, além de promover a inclusão social, visto que garante tratamento de alto custo.

Existem três tipos de centros de especialidades e cada um deles recebe um valor de incentivo para implantação e custeio. O CEO do Município de Macapá é classificado como tipo 3. O valor mensal destinado ao Centro de Especialidades Odontológicas é de R$ 19.250,00.

“Este credenciamento, junto ao Ministério da Saúde, é muito importante porque a partir de agora nós teremos recursos para oferecer à população de Macapá novos serviços no CEO. O credenciamento é uma porta que se abre para outras solicitações, dando possibilidade a requerer junto ao Brasil Sorridente recursos para suprir novas demandas”, comenta a diretora do Centro de Especialidades Odontológicas, Daiby Bezerra.

Brasil Sorridente

O Brasil Sorridente busca garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros. Sua principal atuação é na qualificação das ações e serviços oferecidos, reunindo ações em saúde bucal com ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre as principais linhas de ação do Brasil Sorridente, estão a ampliação e qualificação da atenção especializada, especialmente com a implantação e custeio de Centros de Especialidades Odontológicas.

CEO

O Centro de Especialidades Odontológicas presta atendimento de média complexidade nas áreas de odontopediatria, ortodontia, ortodontia funcional dos maxilares, endodontia, bucomaxilofacial, periodontia, próteses dentárias, além de clínica geral. Para serem atendidos, os usuários precisam ser encaminhados através das unidades básicas de saúde, onde deve acontecer o primeiro atendimento aos pacientes.

Fonte: Prefeitura de Macapá