Cotidiano

Imunização desacelera e menos de 70% tem ciclo completo





A média de pessoas que completam diariamente o 1º ciclo vacinal (2ª dose ou dose única) contra a covid no Brasil caiu de 1,1 milhão em setembro de 2021 para 158 mil na 3ª feira (11.jan.2022). No total, 67,9% dos brasileiros têm o 1º ciclo completo. No ritmo atual, o país leva mais 1 mês para chegar a marca de 70%.

A desaceleração se dá no momento em que a maior parte das pessoas aptas a tomar a vacina já se imunizou. Os dados indicam que 81,4% do público que poderia se vacinar (145 milhões dos 213 milhões de brasileiros) já tomou as duas doses ou a dose única. Ou seja, com algumas exceções, quem podia e quis se vacinar, já o fez.

Quem mantém a taxa de imunizados subindo, ainda que em ritmo lento, são os adolescentes. Aqueles que têm de 12 a 17 anos começaram a ser vacinados só em setembro. O grupo ainda está terminando de completar o esquema vacinal. 

O ritmo de imunização brasileira deve voltar a subir com a vacinação de crianças a partir de 5 anos.

Segundo o cronograma anunciado pelo Ministério da Saúde, a Pfizer deve entregar as primeiras vacinas pediátricas na 5ª feira (13.jan). O 1º lote terá 1.248.000 doses. Em 14 de janeiro, as primeiras crianças devem começar a ser vacinadas em São Paulo, onde as doses serão entregues pela farmacêutica.

Como mostrou o PoderData, 71% dos brasileiros vacinariam um filho contra covid. A baixa resistência à vacinação deve impulsionar a campanha e o percentual da população completamente vacinada contra o coronavírus no Brasil.

O aumento no percentual de pessoas com o 1º ciclo e completo e com o reforço vacinal é importante para conter a variante ômicron, que faz os casos dispararem no país. A média móvel de casos no país chegou a 43.660 na 3ª feira (11.jan), alta de 734% em relação a duas semanas atrás.

Com o recente aumento de casos pela variante e a redução do prazo para a aplicação do reforço, o número de pessoas que recebem a dose extra diariamente aumentou. A alta foi de 87% desde o início do ano, chegando a 472 mil aplicações diárias.

RECUSA VACINAL

É também pela baixa resistência da população brasileira à vacinação que o país está à frente dos Estados Unidos no percentual de pessoas vacinadas.

A campanha norte-americana permanece estagnada em 62,6% com o 1º ciclo completo. Os Estados Unidos começaram a vacinação 1 mês antes do Brasil. E os norte-americanos já vacinam as crianças a partir de 5 anos desde 3 de novembro.

Com as dificuldades em atrair a população para a imunização, os norte-americanos registraram recorde de novos casos diários na 2ª feira (10.jan): 1,48 milhão. Também tiveram recorde de hospitalizações: 132.646 hospitalizados com covid –o recorde anterior era de janeiro de 2021.

A UE (União Europeia) também segue a tendência de redução no ritmo. Mas, diferentemente dos EUA, o bloco ainda está à frente do Brasil, com 69,93% da população com o 1º ciclo de imunização completo.

Alguns países da UE ainda se destacam com a vacinação acima de 80%, como Portugal (89,9%) e Espanha (81,5%).

Fonte: Poder360