Cotidiano

Macapá segue na aplicação da vacina contra Covid-19; acompanhe o cronograma





Do dia 10 a 15 de janeiro, a equipe da Prefeitura de Macapá estará em diversos pontos da capital aplicando a vacina.

Com quase um ano do início da aplicação do imunizante contra a Covid-19, a Prefeitura de Macapá segue na oferta em diversos pontos da capital. Nesta semana, que corresponde ao dia 10 a 15 de janeiro, as equipes estarão em ações de vacinação por livre demanda.

O imunizante é direcionado ao público geral acima de 12 anos com e sem comorbidades. Além disso, será ofertado a segunda e terceira dose de AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac. As vacinas contra a Covid-19 estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), drive-thru e pontos extras.

Os locais e horários da vacinação serão divulgados diariamente nos canais da Prefeitura no Facebook, Twitter, Instragram e no site da instituição.

 

Confira outras notícias 

- UBS Leozildo Fontoura ganhará novo bloco para atender especialidades

A unidade de saúde terá cinco novos consultórios médicos, sala pra amamentação, sala de vacina, recepção, banheiros femininos e masculinos e uma nova área externa com paisagismo.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura 

A Prefeitura de Macapá segue com os investimentos em atenção básica e saúde coletiva para 2022. Para ampliar a oferta de atendimentos de saúde especializados, a UBS Leozildo Fontoura, no bairro Zerão, ganhará um novo bloco. A previsão de entrega do novo prédio é em 60 dias.

Com a nova construção, a UBS passará a ter mais consultórios que irão atender especialidades de educador físico, fisioterapia, nutricionista, psicologia e fonoaudiologia. Além disso, a UBS é base para as equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) da área que promove ações preventivas e educativas, assim o espaço terá sala adequada para amamentação, sala de vacina, recepção, banheiros femininos e masculinos e uma nova área externa com paisagismo.

A ampliação é executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e é custeada como emenda enviada pelo então parlamentar João Alberto Capiberibe, no valor de R$ 350 mil mais contrapartida municipal. O prédio principal da unidade foi reformado há 2 anos e oferece consultas médicas, farmácia e sala de curativos.

Reforma Infraero 2

A UBS Infraero 2 será beneficiada com reforma de toda estrutura. A unidade estava fechada e voltará a receber a população. O espaço será otimizado gerando uma nova distribuição dos consultórios, ampliando os serviços de saúde. A unidade terá na sua nova sua estrutura sala de tratamento contra malária, cinco consultórios banheiros com acessibilidade, sala de vacinação, triagem, administração, recepção, same, farmácia e copa.

Os consultórios médicos e os outros ambientes como sala de curativo, vacina, administrativo, farmácia e os banheiros serão reformados. A unidade terá novas instalações hidráulicas e elétricas, novo telhado, portas, janelas. A obra é executada pela Semob e os recursos utilizados foram destinados pela deputada federal Leda Sadala no valor de R$ 843 mil, mais contrapartida municipal.

“Essas duas obras são diferentes das últimas construções, são de alvenaria e demoram um pouco mais para serem finalizadas. Mas seguem o mesmo padrão de trabalho e qualidade que temos entregue em todas as obras da saúde”, disse o subsecretário de Obras Ivy Vasconcelos.

 

- Prefeitura realiza solenidade de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde

Os conselheiros titulares e suplentes foram eleitos por meio do processo eleitoral realizado no mês de dezembro de 2021.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde  

Nesta sexta-feira (7), a Prefeitura de Macapá empossou os novos membros do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2022/2023. A cerimônia foi realizada na sala de reuniões do gabinete da prefeitura. 

Os conselheiros titulares e suplentes foram eleitos por meio do processo eleitoral realizado no mês de dezembro de 2021. O Conselho Municipal de Saúde (CMS) é formado por 32 membros, sendo 8 representantes do segmento usuário e seus suplentes; 4 representantes do segmento trabalhador e seus suplentes; e 4 representantes do segmento gestor e seus suplentes.

“Essa é uma gestão de compromisso com o povo. Hoje, estamos dando posse aos novos conselheiros e ressaltando à importância do trabalho de cada um”, disse a prefeita em exercício, Mônica Penha.

O Conselho Municipal de Saúde tem entre suas finalidades acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde em diferentes áreas, encaminhando demandas da população ao poder público. Além de definir estratégias e fiscalizar a execução, realizar análise orçamentária e financeira.

Eleição
A eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde aconteceu em dezembro de 2021. O pleito foi organizado por meio de comissão eleitoral, presidida por componentes da Semsa e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB ) Amapá. 

“Todo pleito foi conduzido com maestria o resultado é a renovação de 70% do Conselho. A nossa palavra de ordem é compromisso, pois avançamos muito em relação aos trabalhadores e aos usuários, foram cerca de 28 encontros até chegarmos ao resultado final da eleição”, explicou a conselheira municipal de saúde, Nádia Couto.

Novos conselheiros e suplentes empossados 

SEGMENTO USUÁRIO 

Associação Grupo Teatral Marco Zero – AGRUTAMZE
Titular: Florentina Ferreira Araújo
Suplente: Daniel Rocha da Silva

Associação de Mulheres do Bairro Renascer – AMBRE
Titular: Luciana dos Santos
Suplente: Maria Socorro Pelaes Damasceno

Instituto de Formação Profissional – INSTITUTO LILÁS
Titular: Leila Viana do Carmo
Suplente: Raimunda Edna da Silva

Associação dos Moradores do Retiro Ramal das Mulheres – ASMORRAM
Titular: Nádia Costa da Silva Souto
Suplente: Maria Jaciane da Silva Menezes

Sindicato Rural de Macapá – SINRURAL
Titular: Liliane Ramos Taborda
Suplente: Maria Assunção Giusti de Almeida

Fórum Permanente em Defesa dos Direitos da Mulher – FOPEMAP
Titular: Mary Terezinha Salles
Suplente: Marinalva Menezes de Souza Silva

Instituto de Educação, Cultura e Ação Social – IAC
Titular: Sisaque Alício de Souza Cardoso
Suplente: Samuel Alício de Souza Cardoso

Câmara de Arbitragem, Mediação e Conciliação do Amapá – CAMCAP
Titular: Gamaliel Alício de Souza Cardoso
Suplente: Tereza de Jesus Ribeiro Inpólito

SEGMENTO TRABALHADOR

Conselho Regional de Enfermagem – COREN
Titular. Emilia Nazaré Menezes Ribeiro Dimentel
Suplente: Maria Assunção Giusti de Almeida

Conselho Regional de Farmácia – CRF
Titular: Mário Cardoso Rodrigues
Suplente: Dalette Ferreira Lima Costa

Sindicato dos Técnicos Auxiliares em Saúde Bucal do Estado do Amapá – SINTASB 
Titular: Josinilda Vieira da Silva Pimentel
Suplente: Elza Lopes dos Santos

Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12ª Região
Titular: Wesdensbergton Weslley Monteiro Queiroz
Suplente: Lena Carla da Silva Morais Madeira

SEGMENTO GESTOR/PRESTADOR

GAB/SEMSA
Titular: Karlene Aguiar Lamberg
Suplente: Carlos Bruno dos Santos Vaz

CAB/SEMSA
Titular: Alexandre da Silva Barbosa
Suplente: Cláudio José da Costa Júnior

COM/SEMSA
Titular: Patrícia Kelly Côrte Santos
Suplente: Célia Maria Silva Côrte

CVS/SEMSA
Titular: Deuzane da Silva Rocha
Suplente: Camila Góis de Oliveira

 

 

- ‘O basquete e o tênis de mesa me fizeram despertar para a vida’, disse paratleta após criação do Comitê Paradesportivo de Macapá

 

O Comitê Paralímpico e Paradesportivo Municipal foi criado em setembro de 2021.

 

Por Bruno Monteiro - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Kleverton Barbosa é paratleta do basquete em cadeira de rodas desde 2009 e do tênis de mesa desde 2017 e contou que conheceu os esportes graças a reportagens de TV. “A criação do Comitê Paralímpico e Paradesportivo Municipal foi uma ideia brilhante, pois dá visibilidade ao paradesporto e centraliza nossas demandas e dificuldades. A Comel é acessível e sensível à causa do esporte. Para mim, a parceria com a prefeitura é muito boa!”, contou.

 

A Prefeitura tem apoiado a prática de esportes por pessoas por algum tipo de deficiência, seja motora, auditiva, visual ou física. O Comitê Paralímpico e Paradesportivo Municipal foi criado em setembro de 2021. Para o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, a iniciativa permite incentivar, principalmente, o esporte na base escolar.

 

O primeiro festival paraolímpico ocorreu na Praça do Barão, no dia 18 de setembro, e os paratletas jogaram goalball, futebol de amputados e basquete cadeirante. No final, todos receberam medalhas de participação. Alguns desses competidores, como Wilton Barros, do futebol de amputados, e Cleison Afonso, do goalball, contaram como comeram no esporte.

 

Realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, no dia 4 de dezembro o evento foi voltado para crianças e adolescentes e apoiado pela Prefeitura de Macapá, através das coordenadorias municipais de Esporte e Lazer e da Pessoa com Deficiência e Idoso e secretarias municipais de Direitos Humanos e de Educação. Mais de quarenta crianças e adolescentes participaram, além da presença de Pablo Souza, medalhista paraolímpico que representou o Amapá em São Paulo.

 

Leonam Pinheiro também é jogador de basquete em cadeira de rodas e tênis de mesa e revelou que pratica ambos esportes há mais de cinco anos e que já viajou para São Luís, Fortaleza e Belém para disputar campeonatos. “O basquete e o tênis de mesa me fizeram despertar para a vida, pois achava que ela tinha acabado. Foi onde me destaquei e aprendi muito. Esporte é vida, é saúde, é educação. É tudo! Achei a iniciativa muito importante porque, antes, o paradesporto não tinha nenhum apoio do poder público e agora temos. Vamos ter mais visibilidade”, finalizou Leonam.

 

“O Comitê Paralímpico e Paradesportivo Municipal foi criado como ferramenta de fortalecimento e fomento de esporte em Macapá. Vamos fazer o 2º Festival Paralímpico esse ano, que vai entrar para o calendário de eventos municipais. Dar visibilidade ao paradesporto através de competições é a forma que temos de apoiar os paradesportistas”, explicou Cleudo Trindade, coordenador da Comel.

 

 

Fonte: Prefeitura de Macapá