Cotidiano

Boletim Informativo COVID-19: Amapá, 23 de dezembro de 2021





O Governo do Amapá atualizou nesta quinta-feira, 23, o boletim informativo sobre a situação do novo coronavírus no estado. Agora, são 126.459 casos confirmados, 230 em análise laboratorial e 861.258 doses de vacinas aplicadas em todos os 16 municípios do estado. Os testes também descartaram 124.361 casos suspeitos.

Novos casos

O boletim de agora traz 84 novos casos confirmados, sendo 71 em Macapá, 6 em Santana, 3 em Mazagão, 2 em Calçoene e 2 em Tartarugalzinho.

Óbitos

Há o registro de quatro óbitos no boletim de hoje, três do município de Tartarugalzinho e um de Macapá.

As vítimas são: uma mulher, de 76 anos, com histórico de hipertensão e síndrome do nó sinusal, faleceu no dia 6 de setembro de 2021; uma mulher de 52 anos, sem comorbidades declaradas, foi à óbito no dia 4 de julho de 2021; uma mulher de 39 anos, sem comorbidades declaradas, faleceu no dia 19 de junho de 2021 e uma mulher de 35 anos, também sem comorbidades declaradas, falecida no dia 26 de junho de 2021. Todos os casos estavam sob investigação epidemiológica.

Assim, o Amapá chega a 2.014 óbitos nos 16 municípios. (Macapá: 1.503 / Santana: 201/ Laranjal do Jari: 95 / Mazagão: 24 / Oiapoque: 51 / Pedra Branca do Amapari: 13 / Porto Grande: 27 / Serra do Navio: 5 / Vitória do Jari: 28 / Itaubal: 3 / Tartarugalzinho: 17 / Amapá: 13 / Ferreira Gomes: 7 / Cutias do Araguari: 7 / Calçoene: 14 / Pracuúba: 6).

Recuperados

Entre os recuperados, estão 116.276 pessoas. (Macapá 58.991/ Santana 20.564/ Laranjal do Jari 8.305/ Mazagão 2.969 / Oiapoque 6.317/ Pedra Branca 3.509/ Porto Grande 2090/ Serra do Navio 1.338/ Vitória do Jari 3909/ Itaubal 520 / Tartarugalzinho 1.800 / Amapá 1.408/ Ferreira Gomes 1.566 / Cutias do Araguari 867 / Calçoene 1.746/ Pracuúba 387).

Vacinação

O Governo do Amapá já distribuiu 1.274.601 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 861.258 doses.

Nota explicativa:

Os dados do painel do coronavírus estão desatualizados desde o dia 9 de dezembro, por conta do ataque hacker ao ConecteSUS, sistema do Ministério da Saúde que reúne os dados sobre vacinas, medicamentos e atendimentos nas unidades de atenção básica.

No Amapá, a população vacinável é de 569.316 pessoas. Deste total, até a última atualização, 89,22% receberam a primeira dose da vacina; e 62,05% foram imunizadas com a 2ª dose, 3ª dose e dose única.

Dos 126.459 casos confirmados:

  • Macapá: 62.559
  • Santana: 26.207
  • Laranjal do Jari: 8.401
  • Mazagão: 3.214
  • Oiapoque: 6444
  • Pedra Branca: 3525
  • Porto Grande: 2121
  • Serra do Navio: 1338
  • Vitória do Jari: 3939
  • Itaubal: 555
  • Tartarugalzinho: 1.973
  • Amapá: 1.425
  • Ferreira Gomes: 1570
  • Cutias do Araguari: 874
  • Calçoene: 1921
  • Pracuúba: 393

Já em relação aos casos suspeitos, os municípios declaram 749, sendo:

  • Macapá: 464
  • Santana: 103
  • Laranjal do Jari: 0
  • Mazagão: 49
  • Oiapoque: 75
  • Pedra Branca do Amapari: 0
  • Porto Grande: 40
  • Serra do Navio: 3
  • Vitória do Jari: 0
  • Itaubal: 0
  • Tartarugalzinho: 13
  • Amapá: 0
  • Ferreira Gomes: 0
  • Cutias do Araguari: 0
  • Calçoene: 2
  • Pracuúba: 0

Isolamento Hospitalar

O número de pessoas com covid-19 em isolamento hospitalar nas redes pública e privada é de 46 pacientes, sendo 39 confirmados e 7 suspeitos.

Dos casos confirmados, 33 estão no sistema público (13 em leito de UTI / 20 em leito clínico) e 6 estão na rede privada (1 em leito de UTI / 5 em leito clínico).

Os 7 casos suspeitos estão na rede particular, todos em leitos clínicos.

Com isso, o percentual de ocupação dos leitos voltados para o atendimento da covid-19 no Amapá é de 31,94 % considerando as redes pública e privada.

Em isolamento familiar: 8.130

Todos estes dados são do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL/AP) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que auxiliam o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP) – dispositivo criado pelo Governo do Amapá para gerenciar a crise de COVID-19 no estado.

 

Confira outras notícias 

- Estiagem: baixa do nível de água nos poços leva a racionamento nos Macapaba 1 e 2

Por: Camila Ramos 

Para amenizar os impactos da baixa nos níveis de água dos poços de captação que fornecem água para os habitacionais Macapaba 1 e 2, a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) iniciará na sexta-feira, 24, uma programação de racionamento na distribuição do produto, possibilitando que o líquido chegue com mais pressão às torneiras dos moradores em horário agendados.

As medidas foram comunicadas às lideranças comunitárias durante reunião nesta quinta-feira, 23, no prédio da Companhia, com a presença da Defesa Civil.

Na ocasião, foi possível explicar que após cada período de bombeamento de água, é necessário que se aguarde a recuperação do nível dos poços para nova extração.

Os horários de distribuição de água serão de 7h às 9h e das 19h às 21h. Um carro-pipa também fará distribuição de água às 11h e às 16h.

Outra medida adotada até o fim do período de estiagem é a instalação de caixas d’água distribuídas em pontos estratégicos, para abastecimento da comunidade.

De acordo com o diretor Operacional da Caesa, João Paulo Monteiro, além da estiagem, outro fator agravante da baixa dos níveis de água é a quantidade de poços que tem sido perfurados na região.

“É importante frisar que a comunidade não ficará sem água, porém com essa escassez, temos menos água para distribuir, por isso teremos que trabalhar em forma de revezamento para equacionar a demanda e a capacidade de extração de água dos poços”, justificou o gestor.

 

- Estado Forte Povo Seguro: Segurança Pública estadual e federal intensificam combate ao crime organizado

Por: Jamylle Nogueira 

Dando continuidade às medidas de proteção do programa Estado Forte, Povo Seguro, o Governo do Amapá firmou nesta quinta-feira, 23, um termo de cooperação técnica entre segurança pública estadual e federal, com a criação da força-tarefa de segurança que irá combater organizações criminosas e garantirá mais proteção para a sociedade.

As ações da força-tarefa iniciarão no dia 01 de janeiro. O termo de cooperação terá duração de um ano e neste período serão realizadas investigações e operações, inclusive nos rios do Amapá.

O governador do Estado, Waldez Góes, enfatizou que a cooperação técnica será uma grande ação, pois a força-tarefa envolve uma equipe de profissionais preparados, além de tecnologias que irão intensificar, de forma significativa, o combate ao crime.

“Essa iniciativa é fruto de várias parcerias que firmamos com essas instituições em prol da segurança da população. Buscamos cada vez mais investimentos para esse setor e, atualmente, nosso estado é referência nacional na digitalização dos sistemas de comunicação e entre outros”, afirmou o chefe do executivo.

A força-tarefa está integrada por profissionais da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com a Polícia Militar, Polícia Civil e Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), além da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

O superintendente da Polícia Federal no Amapá, Anderson Bichara, destacou que além de atuar diretamente nas operações, a PF também irá ceder o espaço onde os profissionais ficarão locados.

“Essa cooperação é um grande avanço, pois todos nós precisamos estar integrados. Cada polícia já tem suas funções atribuídas e a união desses conhecimentos permitirá que a gente atue de forma eficiente no combate da criminalidade, em nível estadual e nacional”, pontua o superintendente.

A força-tarefa não tem hierarquia, todas as decisões serão compartilhadas. A meta é identificar chefes de facções, as rotas do tráfico de drogas, as redes de distribuição de produtos ilegais, rastrear e interceptar a lavagem de dinheiro, circulação de armas, assaltos e furtos encomendados.

“Com essa união nossa expectativa é desarticular todas as sete facções criminosas já formadas em nosso estado e evitar que esse tipo de organização se propague. A cooperação é uma iniciativa que já ocorre em outros estados da federação e tem mostrado bons resultados. Logo, no Amapá não pode ser diferente”, concluiu o secretário da Sejusp, Carlos Souza.

Estado Forte Povo Seguro

O Governo do Amapá realiza o maior investimento na Segurança Pública por meio do programa "Estado Forte, Povo Seguro”, com aplicação de recursos que ultrapassam R$ 250 milhões, fruto da parceria com a Bancada Federal e contrapartidas do Tesouro Estadual, que permitem a entrega de novos prédios, armamentos, viaturas, ambulâncias, caminhões de combate ao fogo, mobílias, sistema de rádio de comunicação, novo parque tecnológico, realização de concursos públicos, entre outras.

 

- Governo do Amapá equipa três hospitais com aparelhos para exames de endoscopia e colonoscopia

O Governo do Amapá investiu mais de R$ 2 milhões em recursos do Tesouro Estadual, na compra de 4 aparelhos para exames de endoscopia e colonoscopia, que irão fortalecer a assistência prestada à população.

Será um aparelho para o Hospital de Emergência (HE), outro para o da Criança e do Adolescente (HCA) e dois para o Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), que além de atender casos de urgência e emergência de pacientes internados, também é responsável pela demanda ambulatorial da rede estadual.

Os equipamentos são capazes de realizar exames de endoscopia e colonoscopia, além disso, possuem tecnologia líder de mercado proporcionando imagens nítidas, assegurando diagnósticos rápidos e precisos.

A endoscopia é um exame capaz de analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado). É um exame importante para o diagnóstico de diversas doenças, como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago.

Já a colonoscopia é um procedimento que usa técnica semelhante a da endoscopia, através da imagem, e tem como objetivo analisar principalmente o intestino grosso e o íleo terminal. É indicada para identificar lesões, pequenos sangramentos e pólipos localizados na parede intestinal. Além disso, ela é capaz de diagnosticar tumores colorretais e pode impedir que a doença cause danos mais sérios, se identificada precocemente.

Os aparelhos foram entregues nas unidades, passaram por testes e as equipes que irão manusear os aparelhos já passaram por capacitação. As unidades estão passando por adequações estruturais para a rápida ativação do serviço.

Investimento

O Governo do Estado tem investido no fortalecimento da rede de apoio e diagnóstico, em maio deste ano foi ativado o serviço de tomografia computadorizada no HE e Hcal para dar maior comodidade e rapidez no diagnóstico dos pacientes atendidos nas unidades.

Com a tecnologia, em até 15 minutos as imagens ficam disponíveis de forma virtual para avaliação dos médicos. O laudo é expedido pelo médico responsável em um período que varia entre 24h e 48h, dependendo do caso.

 

Variante Ômicron: com caso confirmado na Guiana, Governo do Amapá abre tratativas para reativar contenção na fronteira

 

Por: Nathanael Zahlouth 

 

O Governo do Amapá, nesta quarta-feira, 23, recebeu informações da Agência Regional de Saúde (ARS) da Guiana Francesa, de um caso confirmado da nova variante da covid-19 (Ômicron) no território ultramarino francês.

Por se tratar de uma região que faz fronteira com o Amapá, no município do Oiapoque, o governador Waldez Góes determinou que as equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) entrem em tratativas com a prefeitura do município fronteiriço, para ativar ações de contenção da entrada desta nova variante.

Estão previstas ações de barreira sanitária na fronteira, testagem em massa da população, intensificação da vacinação contra a covid-19 e busca ativa de casos, com coletas de amostras para realização de RT-PCR e sequenciamento genético, em busca de possíveis casos da variante.

O Estado também reforçará o município fronteiriço enviando insumos, como testes rápidos de antígeno, vacinas, equipes clínicas, vacinadores e agentes de saúde para realizarem barreiras sanitárias.

Estar com a vacinação contra a covid-19, em dia, é o melhor meio para vencer a pandemia, assim como, para proteger a sua vida e a de seus familiares e amigos.

 

- Waldez e Davi tratam liberação de recursos com BNDES para Plano Rodoviário Estadual

 

Por: Anne Santos 

 

O Governador do Amapá, Waldez Góes, e o senador Davi Alcolumbre reuniram com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), nesta quarta-feira, 23, por videoconferência, para tratar sobre liberação de recursos. O objetivo é continuar o Plano Rodoviário Estadual para integrar as cidades.

Após o encontro remoto, a estimativa é de que os recursos comecem a ser liberados em janeiro de 2022.

“Estamos dando encaminhamentos para retomada da liberação d recursos do Plano Rodoviário que é prioridade para a gente”, afirmou Góes.

O plano prevê obras como a construção pontes em concreto armado nas rodovias estaduais AP-070 e AP-110, que estão em execução e integrarão os municípios de Itaubal do Pirirm, Cutias do Araguari e os distritos de Macapá.

O investimento necessário é de R$ 156 milhões, desses, R$ 58 milhões são oriundos de articulação do senador Davi Alcolumbre, junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

“Estamos trabalhando para solucionar procedimentos burocráticos do Plano Rodoviário e assim, concluirmos a construção das nossas estradas”, disse Alcolumbre.

Na ocasião, o diretor de crédito do BNDES, Bruno Aranhas, reforçou o empenho em seguir a parceria com o Governo do Amapá.

“Reforçamos a parceria do BNDES com o Governo do Amapá levando benefícios para a população amapaense. O Time BNDES está engajado neste trabalho”, disse o diretor.

Além do Plano Rodoviário, também foram discutidos investimentos referentes à concessão florestal, resíduos sólidos, projeto Fortaleza, Tesouro Verde e da empresa pública Serviços de Inclusão Digital, Energias Alternativas e Saneamento (Ideas).

Fonte: Portal Governo do Amapá