Cotidiano

Prefeito de Macapá anuncia pagamento do Piso Salarial Nacional para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias





Os profissionais receberão o valor de R$ 1.550 com base na tabela nacional. Serão 934 agentes contemplados.

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social 

Um dia de comemoração aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias. Nesta terça-feira, 21, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou o projeto de Lei que regulamenta o pagamento do piso salarial para esses profissionais, com base na tabela nacional. 

“O reconhecimento passa pela valorização do salário. Por isso, em um ano de gestão, estamos aqui anunciando o piso salarial para esses profissionais, que estão diariamente indo de casa em casa cuidar da gente”, ressalta o chefe do executivo municipal.

A partir da assinatura, são contemplados 283 agentes de endemias e 651 agentes comunitários de saúde. A previsão é que a partir de janeiro, os profissionais recebam o valor de R$ 1.550. Além disso, eles também vão receber o valor retroativo de três meses (outubro, novembro e dezembro). 

“Desde o início do ano tivemos várias negociações com o Ministério da Saúde. Esse momento só foi possível ser concretizado por meio da Secretaria Nacional de Assistência Básica de Saúde, que incluiu os servidores no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde”, complementa Dr. Furlan.

Representando o Ministério da Saúde, esteve presente na ocasião o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara.

“Fizemos questão de vir aqui em Macapá assinar a portaria que inclui os agentes no Conselho Nacional de Estabelecimento de Saúde. O reconhecimento garante que eles recebam o piso salarial”, disse Raphael Câmara.

O presidente do Sindicato Municipal de Agentes de Saúde, Jo Pereira, contou que o pagamento do piso salarial é uma luta de 11 anos.

“Hoje é a realização de um sonho para a nossa categoria. Uma luta de muitos anos, pois somos profissionais que trabalham dia a dia levando saúde para a nossa população. Merecíamos esse reconhecimento. A partir do pagamento do piso, seremos profissionais mais motivados em dar o melhor do nosso trabalho”, destaca o presidente. 

Também estiveram presentes no evento a secretária de Saúde, Karlene Lamberg, o superintendente estadual do Ministério da Saúde do Amapá, Roberto Bauer, e o deputado estadual pelo Amapá, Jory Oeiras.

Fonte: Prefeitura de Macapá