Cotidiano

Governador anuncia mais de 3 mil vagas para concursos públicos em 2022





O governador, Waldez Góes, anunciou, nesta sexta-feira, 17, o calendário de concursos do Governo do Amapá para 2022. São estimadas 3.110 vagas, todas de cadastro de reserva para 8 setores, entre eles segurança, educação e setor econômico.

O número de vagas para cada um dos certames foi calculado após análises das necessidades atuais de cada órgão. O chefe do Executivo estadual apresentou o cronograma e lembrou o trabalho desempenhado pela equipe de governo para que fosse possível a realização dos concursos.

“Com responsabilidade fiscal e jurídica, apresento esse calendário de concursos para a população amapaense. Estamos com o estado organizado, compromissos cumpridos, salários em dia, benefícios sociais pagos. Então, temos toda a retaguarda jurídica que nos dá condições de fazer esses concursos", afirmou o governador.

Segurança Pública

Para a área da segurança pública, serão 600 vagas de soldados combatentes da Polícia Militar. Também será feito o concurso do Corpo de Bombeiros, com 225 vagas, ambos com edital previsto para fevereiro de 2022. Por fim, o certame da Polícia Científica terá 76 vagas para as carreiras de perito criminal, perito odontologista, papiloscopista, técnico pericial e auxiliar técnico pericial.

Educação

Na área da educação, terá concurso para a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) com 60 vagas para professores do ensino superior. Outro certame será o Secretaria de Estado da Educação (Seed) com mais de 2 mil vagas, sendo 1.589 para professor classe c – Licenciatura Plena; 150 vagas para pedagogos; 40 vagas para tradutor e intérprete de libras; 167 vagas para cuidador.
Outras 76 vagas são para especialistas em educação, entre fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas de educação especial, biblioteconomistas, tecnólogos em informática educativa e nutricionistas.

Outros setores

Haverá, ainda, concursos para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) com 127 vagas, entre elas para assistente administrativo de trânsito, analista jurídico, contabilidade e controle, além de analista de tecnologia da informação e educador de trânsito.

Também haverá certames para a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Previdência do Estado do Amapá (Amprev), setor Econômico - que atenderá o Amapá Terras, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) - todos em processo de estudo de vagas.

 

Confira outras notícias 

- TRE Amapá realiza Sessão Judiciária e Administrativa em Oiapoque

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) finalizou o calendário de sessões em 2021, realizando em modalidade mista a 70º Sessão Judiciária e 31º Sessão Administrativa, no Fórum de Oiapoque.

Na pauta Judiciária, foi julgado in loco um recurso da 4ª Zona (Oiapoque). Por maioria, foi julgada improcedente Ação de Investigação Judicial Eleitoral envolvendo a Deputada Federal Leda Sadala e rejeitados, também por maioria, embargos de declaração opostos por Max Ney Machado de Andrade (Max da AABB). Houve um pedido de vista do Juiz Matias Pires no julgamento  de agravo regimental proposto por Ricardo Augusto Falcão.

A Sessão Administrativa contou com a participação, por videoconferência, do Doutor, professor e Desembargador Federal Carreira Alvim. O Presidente do TRE-AP, Desembargador Gilberto Pinheiro, submeteu a apreciação da corte a proposta da entrega do Colar do Mérito – de alta distinção da Justiça Eleitoral – para homenagear o Desembargador Carreira Alvim. A proposição foi aceita à unanimidade pelo Pleno.

Foi realizada também a Sessão Solene de entrega da Medalha do Mérito Eleitoral ao Juiz Leonardo Hernandez Santos Soares, membro do Tribunal Pleno na Classe dos Magistrados Federais. Em razão de ter sido removido -  a pedido, por motivos familiares - para a Sessão Judiciária do Estado do Pará, Hernandez renunciou ao Cargo de Juiz Membro do Pleno Eleitoral.

“Amei e amo o Amapá. O Amapá me fez Juiz, durante a pandemia atendi mais de 1.600 pessoas presencialmente, no ano passado, e mais de 1.700 esse ano. Durante o apagão, com o apoio do Exército Brasileiro, da Defesa Civil, e os servidores da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho distribuímos milhares de toneladas de água e comida para o estado inteiro. Agradeço a todos os juízes e a cada servidor com quem trabalhei no Amapá, do Oiapoque a Laranjal do Jari”, destacou o Juiz homenageado.

Participaram das sessões, presencialmente, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, Desembargador Gilberto Pinheiro, o vice presidente e Corregedor Regional Desembargador João Guilherme Lages Mendes e os Juízes  Augusto Leite,  Matias Pires Neto e Rivaldo Valente;

Participaram das sessões, por videoconferência, o desembargador Adão Carvalho, o Juiz Leonardo Herrnandez e a Procuradora Regional Eleitoral, Thereza Luiza Fontenelli Costa Maia.

Estiveram presentes ainda, virtualmente, a Advogada Amanda Figueiredo; o Diretor-Geral do TRE, Francisco Valentim Maia.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá