Cotidiano

Projeto Atuação pela Vida: MP-AP e parceiros encerraram as atividades de 2021 com Escuta Psicológica Itinerante na UBS Álvaro Correa





O projeto "Atuação pela Vida", que tem como objetivo o cuidado permanente com a saúde mental e prevenção ao suicídio, encerrou as atividades de 2021, no sábado (11), realizando a Escuta Psicológica Itinerante na Unidade Básica de Saúde (UBS) Álvaro Correa, no bairro São Lázaro, Zona Norte de Macapá. A iniciativa é coordenada pela Promotoria de Defesa da Saúde, com o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), em parceria com o Ambulatório de Atenção à Crise Suicida da Universidade Federal do Amapá (Ambacs/Unifap) e apoio da Prefeitura de Macapá (PMM).

O promotor de Justiça titular da 1ª Promotoria da Saúde, Wueber Penafort, acompanhou a ação junto com o coordenador do Ambacs, psicólogo Washington Brandão. Este ano, a Escuta Psicológica Itinerante foi levada para locais estratégicos de Macapá, com atendimentos realizados - por 18 psicólogos voluntários - nas Unidades Básicas de Saúde do Marabaixo, Zerão e Álvaro Correa, duas vezes, bem como um dia voltado apenas para membros das forças de segurança do Estado, no Complexo Cidadão da Zona Norte do MP-AP.

Conflito familiar, isolamento, insônia, síndrome do pânico, ideação suicida, ansiedade, sensação de inutilidade, angústia, abuso sexual, esgotamento, uso abusivo de álcool, agressividade, tristeza, ansiedade, dentre outras patologias foram identificadas durante os atendimentos.

Para o coordenador do Ambacs o balanço é positivo, pela própria manutenção do projeto, e também pelas respectivas de novos planos e novas atividades que serão implementadas em 2022, quando pretendem manter o foco na formação da educação continuada e também o plantão psicológico itinerante.

“O ano de 2021 foi de muitos desafios para todos nós, e com a retomada dos plantões itinerantes pudemos ver o quanto é necessário esse tipo de atividade para promover o acesso das pessoas a um cuidado emocional e também garantir a entrada na rede de atenção psicológica Estadual e Municipal, quando for o caso, também na rede de atenção especial. Muito obrigado ao Ministério Público e todos os parceiros e aos psicólogos do Ambacs que abraçaram a ideia de fazer esse tipo de atendimento de maneira voluntária”, agradeceu Washington Brandão.

As pessoas atendidas, todos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), foram direcionados para os serviços psicológicos da Prefeitura de Macapá. Situações de ideação suicida foram acolhidas pelo AMBACS. Outros casos foram direcionados ao Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (Capsi) e CAPS AD (Álcool e outras drogas).

“A nossa forma de atuação, junto com a colega promotora da Saúde, Fábia Nilci, tem dado resultado muito positivo para a sociedade. É um trabalho de formiguinha que estamos realizando, levando o atendimento até os centros de saúde do bairro, demonstrando o modo especial com que buscamos alcançar esse público. Encerramos hoje as atividades muito agradecidos por todos que estão trabalhando e atuando nesse projeto. Este resultado só é possível graças a união dos esforços dos nossos servidores, membros e nossos parceiros, FEAP, Ambcs e os psicólogos voluntários do município. Buscamos aqui a valorização da vida e principalmente a busca da felicidade”, manifestou o promotor de Justiça Wueber Penafort.

Mais sobre o projeto

O projeto é coordenado pela Promotoria de Defesa da Saúde, com apoio da Procuradoria-Geral de Justiça, e vem sendo realizado, desde 2019, por meio de parcerias, com atuação durante todo o ano no fortalecimento de medidas voltadas para a saúde mental. Tem como foco orientar e combater os fatores de risco, que colaboram diretamente no aumento dos casos, bem como desenvolvendo ações voltadas para a valorização da vida.

Atualmente, a conscientização deve ser redobrada, considerando que as estatísticas apontam um agravamento na saúde mental da população devido à pandemia do novo coronavírus. A campanha ajuda a disseminar informações para combater o ato que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de acordo com as últimas estimativas, é uma das principais causas de morte em todo o mundo.

Fonte: MP-AP - Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá - Gerente de Comunicação – Tanha Silva - Núcleo de Imprensa - Texto: Gilvana Santos -Fotos: Addan Vieira

 

MP-AP e Senac encerram curso de Operador de Computador para jovens do município de Cutias

 

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) e o Sistema Fecomércio (AP), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), realizaram, na última sexta-feira (10), a cerimônia de encerramento do curso de Operador de Computador para 24 alunos, com carga horária de 196horas/aula, pela modalidade de gratuidade, para jovens do município de Cutias.

 

A capacitação iniciou no dia 05 de outubro e no dia 16 de dezembro de 2021, estará completa a jornada de carga horária.

 

A qualificação contou com o apoio do Senac, que disponibilizou o instrutor e a carreta Móvel de Informática e Gestão; o MP-AP responsável pelo o transporte do equipamento e a hospedagem do instrutor; a Prefeitura de Cutias que garante a segurança dos instrumentos contidos na carreta, arca com as despesas de energia elétrica, internet e limpeza do ambiente de curso.

 

O diretor comercial do Senac, José Iguarassu, que representou o superintendente da Fecomercio, Eliezer Viterbino, pontuou que o Acordo de Cooperação entre as instituições tem garantido a plena utilização da unidade móvel, com aproveitamento de quase 100% das vagas ofertadas, além de permitir o deslocamento da carreta para todos os municípios do Amapá.

 

O assessor técnico do MP-AP, José Villas Boas, representando a procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, explanou sobre a importância da aplicação do curso para a comunidade.

 

“Esta parceria se justifica pela responsabilidade social da instituição e pelo atendimento ao seu planejamento estratégico estabelecido, qual seja, “Promover ações educativas para o exercício da cidadania”

 

O prefeito de Cutias, professor Raimundo Amanajás, parceiro na execução do evento, agradeceu ao MP-AP e Sistema Fecomércio pela oferta do curso aos jovens de Cutias, destacando a importância para a comunidade carente de oportunidades como essa, e que estará à disposição para novas parcerias.

 

Participaram da cerimônia de encerramento o presidente da Câmara Municipal, vereador Frank Rocha; a secretária municipal de assistência social, Alana Amanajás, a diretora de ensino do Senac Carla Helianei e o professor do Senac Rodrigo Nunes.

 

Ainda na ocasião, a Prefeitura Municipal de Cutias entregou uma placa de agradecimento à titular da Promotoria de Ferreira Gomes, promotora de Justiça Samile Alcolumbre, pela parceria junto ao município pela realização do curso.

 

Os convenentes já estão em tratativas para mais uma jornada de cursos para 2022, atendendo aos municípios de Oiapoque e Laranjal do Jari, além dos residenciais Macapaba e Açucena, em Macapá.

 

Fonte: MP-AP - Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá - Gerente de Comunicação – Tanha Silva - Núcleo de Imprensa

 

- Promoção por merecimento: Conselho Superior do MP-AP empossa promotora Marília de Oliveira como titular da 2ª Promotoria de Oiapoque

Na 362ª Reunião, o Conselho Superior do Ministério Público do Amapá (CSMP/MP-AP) empossou nesta segunda-feira (13), para a entrância inicial pelo critério de merecimento, a promotora de Justiça Marilia Augusto de Oliveira Plaza, como titular da 2ª Promotoria de Justiça do município de Oiapoque. A sessão, ocorrida de forma híbrida, foi presidida pela procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, com participação do corregedor-geral, Jair Quintas, e dos conselheiros, procuradores de Justiça Nicolau Crispino (virtualmente), Joel Chagas e Estela Sá, sendo secretariada pelo promotor de Justiça Vinicius Carvalho.

Com a posse, a promotora, com quatro anos de carreira ministerial, deixa de ser substituta. Os conselheiros destacaram a atuação da empossada, reafirmando as qualidades e colocando-se à disposição para orientar no que for preciso. Os procuradores de Justiça foram unânimes sobre o alto nível do trabalho da Dra. Marília e ressaltaram que ela sempre foi disciplinada e empenhada, com todos os requisitos necessários para trabalhar pelo município transfronteiriço e defender os direitos coletivos da sociedade de Oiapoque.

“É um privilégio titularizar em uma promotoria, com 4 anos de atuação. Estou aqui graças a muitas pessoas, agradeço a todos que colaboram diariamente com esse sucesso", ressaltou a promotora de Justiça empossada.

A PGJ do MP-AP destacou a posse de Marília Plaza como membro da instituição, em 2017, por meio de concurso público, tendo sido delegada de polícia e defensora pública, destacando a experiência e competência para a execução de suas atividades.

“Estou muito feliz pela promoção da Dra. Marília, pois ela já trabalhou em outros órgãos do sistema de Justiça com visão aprimorada e holística.  Ela sempre se mostrou uma promotora de Justiça vocacionada e provou sua capacidade técnica ao longo de sua trajetória. Meus parabéns por mais esse passo na carreira ministerial. O Ministério Público do Estado estará sempre à disposição, proporcionando as melhores condições de trabalho e capacitação”, parabenizou Ivana Cei, desejando sucesso ao novo desafio profissional.

A posse contou ainda com a presença da procuradora de Justiça Judith Teles, coordenadora-geral dos Centros de Apoio Operacional do MP-AP.

Fonte: MP-AP - Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá - Gerente de Comunicação – Tanha Silva - Núcleo de Imprensa - Texto: Elton Tavares