Cotidiano

Confira os públicos atendidos com a vacinação contra covid-19 nesta segunda-feira (6)





A ação é direcionada para aplicação da primeira, segunda e terceira dose.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Prefeitura prossegue na ação de imunização contra a covid-19 em Macapá, com oferta da 1ª, 2ª e 3ª dose. Nesta segunda-feira (6), os imunizantes estarão disponíveis em unidades básicas de saúde, drive-thru e shoppings da cidade. Para receber o imunizante, é necessário apresentar os originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação.

Além disso, o ponto de vacinação da Praça Floriano Peixoto passa a oferecer a Pfizer, para todos os públicos.

Locais, horários e grupos atendidos:

Unidades Básicas de Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que atendem para vacinação contra a Covid-19 são as seguintes: Brasil Novo, BR-210, Novo Horizonte, Marcelo Cândia, Álvaro Corrêa, Pedro Barro, Pedrinhas, Raimundo Hozanan, Padre Raul Matte, Leozildo Fontoura, São Pedro, Rosa Moita, Lélio Silva, Marabaixo, Cidade Nova, Pacoval e Perpétuo Socorro.

O imunizante fica disponível das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Públicos:
1ª dose: adolescentes de 12 a 17 anos, público em geral de 18 anos ou mais;
2ª dose de Pfizer para quem iniciou o ciclo vacinal há 21 dias, no mínimo
2ª dose de Astrazeneca para quem iniciou o ciclo vacinal há 8 semanas
2ª dose de CoronaVac para quem está no período de recebimento
3ª dose: idosos de 60 anos +, pessoas imunossuprimidas, profissionais da saúde e público em geral de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades.

Pontos Extras
A Unidade Covid Santa Inês, o Macapá Shopping e o Amapá Garden Shopping também são pontos de vacinação. O horário de atendimento é das 9h às 15h e os públicos atendidos são: 1ª dose: adolescentes de 12 a 17 anos, público em geral de 18 anos ou mais; 2ª dose: de Pfizer, Astrazeneca e CoronaVac para grupos correspondentes e 3ª dose: idosos de 60 anos +, pessoas imunossuprimidas, profissionais da saúde e público em geral de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades.

Pontos de drive-thru
O ponto de drive-thru da Praça Floriano atende por livre demanda das 9h às 13h. No local, são ofertadas a 1ª dose: adolescentes de 12 a 17 anos, público em geral de 18 anos ou mais; 2ª dose: de Pfizer, Astrazeneca e CoronaVac para grupos correspondentes e 3ª dose: idosos de 60 anos +, pessoas imunossuprimidas, profissionais da saúde e público em geral de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades.

O drive do Zerão atende também por livre demanda, das 9h às 13h, exclusivamente, com a aplicação da 1ª dose da vacina para pessoas de 18 anos ou mais, e 2ª dose de CoronaVac e Astrazeneca para os grupos correspondentes.

Intervalo entre doses

1ª e 2ª dose
O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose de Pfizer é de 21 dias, no mínimo. A D2 de Astrazeneca volta a ser aplicada oito semanas após a D1, seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde. No caso da Coronavac, o intervalo é de 30 dias, ou de acordo com a marcação no cartão do usuário.

2ª e 3ª dose
O intervalo entre a 2ª e a 3ª dose será de 5 meses para pessoas de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades, idosos e profissionais de saúde. Para pessoas imunossuprimidas o intervalo é de 28 dias entre a D2 e a D3.

Documentação
Para receber uma das doses dos imunizantes, é preciso apresentar originais e cópias de um documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência e carteira de vacinação. Quem apresenta alguma comorbidade precisa também do laudo médico que comprove a condição.

Para quem vai receber a 2ª ou 3ª dose, precisa apresentar a carteira de vacinação com indicação do recebimento de doses anteriores.

 

Confira outras notícias:

- Mutirão de limpeza no conjunto São José recolhe cerca de 10 toneladas de lixo

Resíduos incluem entulhos, pneus, galhos de árvores e lixo domiciliar.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, realizou o mutirão de limpeza no conjunto São José, zona sul da cidade. Nos dias 3 e 4 de dezembro, a ação recolheu cerca de 10 toneladas de resíduos que incluem entulhos, pneus, galhos de árvores e lixo domiciliar.

Nessa primeira etapa, o projeto “Mutirão de Limpeza nos Residenciais de Macapá” prevê a limpeza de dois blocos com os serviços de capina manual e mecanizada, varrição e pintura de meio-fio às sextas-feiras e sábados. As ações seguem o planejamento de trabalhos com base nas necessidades identificadas pelas equipes da Zeladoria Urbana.

“Nos fins de semana, as atividades ocorrem especificamente nos residenciais e praças. Deixar a cidade limpa e organizada é uma obrigação do poder público. Por isso, entendemos que este programa deve ser permanente. São dezenas de serviços realizados e esperamos contar com a população, no sentido de preservar os locais limpos”, disse o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick.

Acompanhe o cronograma nos residenciais
03 e 04 de dezembro – Residencial São José
10 e 11 de dezembro – Residencial Jardim Açucena
17 e 18 de dezembro – Residencial Macapaba

Zeladoria nas Praças
As equipes da Prefeitura também atuam nas áreas de convivência de Macapá. Neste fim de semana, foi a vez da praça do bairro Laurindo Banha receber os serviços de capina manual e mecanizada, varrição, pintura de meio-fio e poda de árvores. A ação faz parte do projeto “Zeladoria nas Praças”, iniciado no fim de novembro, na zona oeste da cidade.

Os serviços foram estendidos ainda para ruas e avenidas do bairro, que precisavam de manutenção, além do Campo do Pedregulho, área de lazer da comunidade.

Confira o cronograma de limpeza
03 e 04 de dezembro – Praça Laurindo Banha (Campo do Pedregulho)
10 e 11 de dezembro – Complexo do Araxá
17 e 18 de dezembro – Praça da Bandeira.

Denuncie quem suja
Ajude a manter a cidade mais limpa denunciando as pessoas que jogam lixo em via pública. As denúncias podem ser feitas pelo número (96) 9 9970.1078. O descarte irregular de lixo em vias públicas pode resultar em multa, com valores entre R$ 500 e R$ 2 mil e o infrator pode responder por crime ambiental. Se utilizar veículo para o descarte irregular, o transporte pode ser apreendido e levado para a delegacia.

A infração também pode ser denunciada no prédio da secretaria, localizado na Avenida Maria Quitéria, 317, bairro do Trem, zona sul de Macapá.

Fonte: Prefeitura de Macapá