Cotidiano

Macapá segue na oferta de vacinas contra Covid-19; confira os públicos desta sexta-feira (3)





A Prefeitura de Macapá continua na aplicação de primeira, segunda e terceira dose em diversos pontos da cidade.

A Prefeitura de Macapá segue na aplicação dos imunizantes contra Covid-19. Nesta sexta-feira (3), a vacina estará disponível nas unidades básicas de saúde, pontos de drive-thru e shoppings da cidade. Para receber uma das doses dos imunizantes, é preciso apresentar originais e cópias de um documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência e carteira de vacinação.

Além disso, quem apresenta alguma comorbidade precisa também do laudo médico que comprove a condição. E para as pessoas que vão receber a 2ª ou 3ª dose, precisa apresentar a carteira de vacinação com indicação do recebimento de doses anteriores.

Locais, horários e grupos atendidos:

Unidades Básicas de Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atendem no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. As UBSs que atendem para vacinação contra a Covid-19 são as seguintes: Brasil Novo, BR-210, Novo Horizonte, Marcelo Cândia, Álvaro Corrêa, Pedro Barro, Pedrinhas, Raimundo Hozanan, Padre Raul Matte, Leozildo Fontoura, São Pedro, Rosa Moita, Lélio Silva, Marabaixo, Cidade Nova, Pacoval e Perpétuo Socorro.

Públicos:
1ª dose: adolescentes de 12 a 17 anos, público em geral de 18 anos ou mais;
2ª dose: de Pfizer, Astrazeneca e CoronaVac para grupos correspondentes e
3ª dose: idosos de 60 anos +, pessoas imunossuprimidas, profissionais da saúde e público em geral de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades.

Pontos Extras
A Unidade Covid Santa Inês, o Macapá Shopping e o Amapá Garden Shopping também são pontos de vacinação. O horário de atendimento é das 9h às 15h e os públicos atendidos são: 1ª dose: adolescentes de 12 a 17 anos, público em geral de 18 anos ou mais; 2ª dose: de Pfizer, Astrazeneca e CoronaVac para grupos correspondentes e 3ª dose: idosos de 60 anos +, pessoas imunossuprimidas, profissionais da saúde e público em geral de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades.

Pontos de drive-thru
Os pontos de drive-thru da Praça Floriano Peixoto e do Zerão irão atender por livre demanda. Nestes locais serão aplicadas, das 9h às 13h, exclusivamente, a 1ª dose da vacina para pessoas de 18 anos ou mais, e 2ª dose de CoronaVac e Astrazeneca para os grupos correspondentes.

Intervalo entre doses

1ª e 2ª dose
O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose de Pfizer é de 21 dias, no mínimo. A D2 de Astrazeneca volta a ser aplicada oito semanas após a D1, seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde. No caso da Coronavac, o intervalo é de 30 dias, ou de acordo com a marcação no cartão do usuário.

2ª e 3ª dose
O intervalo entre a 2ª e a 3ª dose será de 5 meses para pessoas de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades, idosos e profissionais de saúde. Para pessoas imunossuprimidas o intervalo é de 28 dias entre a D2 e a D3.

 

Confira outras notícias:

- Orla Livre: projeto terá programação cultural e esportiva neste domingo

O trecho das avenidas Pedro Lazarino e Professor Zacarias Alves Araújo ficará fechado para atividades físicas e empreendedorismo.

Cultura, esporte e lazer fazem parte da programação do ‘Orla Livre’, que acontecerá pela primeira vez neste domingo (5). A atividade desenvolvida pela Prefeitura deseja incentivar a população para que ocupe e transforme um dos pontos mais visitados de Macapá em espaços culturais. A iniciativa tem como base o projeto ‘Orla Viva’, criado por meio da Lei de nº 2.493 de 2021, de autoria do vereador Bruno Santos (PSDB).

O trecho das avenidas Pedro Lazarino e Professor Zacarias Alves Araújo, na rampa do açaí, será fechado das 8h às 18h, para desenvolvimento de atividades culturais, entretenimento e empreendedorismo na orla de Macapá.

A programação inicia com um espaço aberto para atividades esportivas livres, como, por exemplo, andar de bicicleta, patins e skate. A Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel), junto com a comissão municipal de Futlama, também realizará a quarta rodada da competição de Futlama, uma prática de futebol tradicional amapaense jogado às margens do rio Amazonas.

Na parte cultural, a Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) proporcionará uma aula de zumba, com o dançarino e professor de dança Marcio Black. Além de um momento musical, com o cantor e músico Francisco Vaz, conhecido pelo seu repertório cover e autoral.

O carnaval chegará mais cedo, com o show da bateria da Escola de Samba Piratas Estilizados, aquecendo o coração dos macapaenses com muito samba no pé.

O diretor-presidente da Fumcult, Olavo Almeida, destaca a necessidade da atenção para as medidas sanitárias contra a covid-19, durante toda a programação. “Convidamos os munícipes para prestigiar o primeiro domingo de Orla Livre. Vale ressaltar que a alegria vem junto com a responsabilidade, então não esqueça a máscara de proteção”.

Confira as atrações:

8h – Início quarta rodada de Futlama
8h às 11h – Espaço livre para atividades esportivas
14h – Atração Musical com DJ
15h – Abertura oficial
16h – Zumba
17h – Atração Musical com Francisco Vaz
17h30 – Show com bateria da Escola de Samba Piratas Estilizados
18h – Encerramento

 

- Inscrições abertas para mesa de debate sobre o combate à violência de gênero dentro do ambiente escolar

Evento ocorrerá no dia 6 de dezembro e é direcionado a gestores escolares, pedagogos, professores e universitários da área de pedagogia e licenciatura.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação 

Estão abertas as inscrições para o evento ‘Desconstruir para combater: a violência de gênero e o papel da escola’, uma mesa de debates elaborada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres (SEPM), do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento acontecerá na segunda-feira (6), de 8h às 12h, no auditório Macapá do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), localizado na avenida Ernestino Borges, 740, bairro Julião Ramos.

O encontro reunirá autoridades da Educação e da defesa das mulheres e meninas. O município de Macapá será representado pelo secretário municipal de Educação, Edielson Silva. Os gestores das escolas municipais, bem como seus pedagogos e professores estão sendo orientados pela Semed para participarem do encontro. Universitários da área de pedagogia e licenciatura também podem participar. As vagas são limitadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até esta sexta-feira (3), através do link: https://bit.ly/3p2AFai

O objetivo da mesa de debates é ratificar a importância da educação para a prevenção e o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas. O evento faz parte da programação dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.

A Prefeitura de Macapá tem trabalhado desde o começo deste ano para levar debates como esse para dentro das escolas. Recentemente a Semed compôs um grupo de trabalho para elaboração do Plano Municipal de Direitos Humanos (PMEDH). A versão preliminar do plano foi aberta ao público para o processo de consulta pública, encerrado nesta última terça-feira, 30 de novembro.

“A participação dos servidores das escolas é muito importante, principalmente neste momento em que estamos prestes a enviar ao Conselho Municipal de Educação o plano em sua versão final, como uma proposta importante que insere dentro das salas de aulas estas questões de defesa das mulheres, entre outras pautas”, explicou Edielson Silva.

A programação terá certificação com carga horária de 4 horas e os certificados serão disponibilizados em até 30 dias após o evento, através da plataforma de inscrição.

Confira a programação
8h – Abertura da mesa de debates

9h – Composição da mesa com:

Edielson Silva – Mestre em estudos de fronteiras e secretário municipal de Educação;

Renata Apóstolo – pedagoga especialista em tecnologia da Educação e secretária de Políticas para as Mulheres;

Antônio Carlos Sardinha – professor Dr. da Universidade Federal do Amapá (Unifap), coordenador do Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas;

Débora Martins – pedagoga atuante na área ribeirinha do município de Itaubal;

Tião Simpatia – membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, idealizador do projeto ‘Mulher de Lei’ e ativista social em defesa da mulher.

10h – Apresentação teatral

10h30 – Momento de perguntas do público para a mesa

11h30 – Considerações finais da mesa

12h – Lanche

16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres
Iniciada por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, é uma campanha anual e internacional que, no Brasil, abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro. É uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para o engajamento na prevenção e eliminação da violência contra as mulheres e meninas.

 

- Macapá recebe decoração e luzes natalinas

A Secretaria Municipal de Iluminação Pública iniciou a instalação dos serviços de decoração e luzes natalinas na cidade.

Mês de dezembro iniciou e com ele também os preparativos paras as festas natalinas. A Prefeitura de Macapá começou os preparativos em comemoração à data. A Secretaria Municipal de Iluminação Pública (Semip) iniciou os serviços de instalação das decorações e luzes em diversos pontos da cidade.

O trabalho começou na orla de Macapá pelo trecho que vai da Avenida Pedro Lazarino até o Complexo do Araxá. A instalação também será feita na sede da Prefeitura de Macapá, Rotatória do Garden, Céu das Artes do bairro Infraero e nas praças Pet, Floriano Peixoto, Cabralzinho e Rodovia do Curiaú.

“Com o intuito de deixar a nossa cidade mais bonita e acolhedora para as festas de fim de ano, estamos trabalhando em locais públicos e frequentados pela população, como praças e rotatórias. A iluminação será ligada ainda no início de dezembro”, afirma o secretário da Semip, José Elia de Souza Rigamonti.

Programação de natal

Além da decoração e luzes na cidade, a Prefeitura também está organizando uma programação que inclui a Cantata Natalina e apresentação de shows de artistas locais. O evento será realizado no dia 17 de dezembro às 18h em frente ao Mercado Central.

 

- Equipe do Bioparque faz visita técnica ao Centro de Reabilitação ZooUnama

 

O local é referência no resgate, reabilitação e soltura de peixes-boi.

 

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A equipe técnica do Bioparque da Amazônia inicia nesta quarta-feira (1) uma agenda de visitas institucionais ao centro de reabilitação e manutenção de animais resgatados, do Zoológico da Universidade da Amazônia (ZooUnama), localizado em Santarém. A iniciativa deseja buscar uma cooperação com a instituição, tida como referência em manejo.

 

Com a visita, a equipe pretende conhecer novas técnicas de manejo, melhorando a estabilização dos peixes-boi que moram no Bioparque. Os animais foram resgatados em situações adversas no Amapá por órgãos ambientais e recebem cuidados nutricionais e de saúde no parque.

 

“Em reunião com a reitoria da Unama, articulamos uma possível cooperação técnica. Se tudo ocorrer bem, o parque terá um aperfeiçoamento nos cuidados dos mamíferos aquáticos. Já realizamos um trabalho de estabilização dos peixes-boi, junto com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, mas nossa intenção é que estes animais retornem ao seu habitat natural”, comenta o diretor-presidente do Bioparque, José Aranha Neto.

 

A agenda se estende até sexta-feira (3). Na oportunidade, a equipe fará visitas às instalações do centro de reabilitação de peixe-boi, para entender todos os procedimentos técnicos no que tange os cuidados desses mamíferos aquáticos, para servir como modelo de implantação no parque.

 

- Tradicional feira da Rua Paraná terá boxes individuais e nova iluminação

A obra é um pedido da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular. A previsão é que a nova feira seja entregue ainda no início de dezembro.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

A revitalização da feira da Rua Paraná, no bairro Santa Rita, entra em sua etapa final. Agora são fabricados os balcões de concreto que serão instalados dentro dos boxes individuais. A obra é resultado de um pedido da secretária municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), Raissa Furlan, que acompanhou todo o processo junto aos feirantes. A previsão é que a nova feira seja entregue ainda no início de dezembro.

“Nossa secretaria está diretamente ligada à população e a reforma da feira da Paraná era pra nós uma demanda imediata. Nós ouvimos os pedidos dos feirantes e junto com as outras pastas municipais vamos conseguir atender e proporcionar mais benefícios e um local adequado”, disse Raissa. 

O novo projeto foi elaborado e executado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob) e custeado com recurso do tesouro municipal. Serão dez novos boxes individuais com uma estrutura metálica, revestimento em madeira tratada, bancada em concreto, telhado, piso e iluminação em led. O local foi pensado para proporcionar um ambiente organizado e digno para os trabalhadores.

“Por anos os feirantes trabalharam juntos em um espaço que não ofertava condições adequadas e hoje temos a oportunidade de revitalizar e melhorar essas condições de trabalho. Vamos continuar nossa missão dando atenção necessária e construindo espaços públicos que incentivem nossa economia municipal”, disse o subsecretário municipal de Obras Públicas, Ivy Vasconcelos. 

 

Fonte: Prefeitura de Macapá